15044
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Oralidade

Plano de aula - Planejamento da exposição oral

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Planejamento da exposição oral

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Louise Arosa Prol Otero

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).

Introdução
Nesta aula, os alunos irão Planejar uma Exposição Oral. Para tanto, peça (por áudio ou por escrito) que se organizem em duplas e escolham o tema que querem apresentar. Delimite que as Exposições poderão ter, no máximo, 5 minutos, e avise que eles deverão gravar um vídeo dessa Exposição, a ser compartilhado nos canais de comunicação da escola. Peça que escolham um tema dentro do campo científico e que lhes interesse, podendo ser, por exemplo, sobre o Coronavírus e/ou seus inúmeros subtemas: possíveis vacinas, o que é pandemia, o que é quarentena, saúde mental, imunidade, diferenças entre vírus e bactéria, para citar alguns exemplos. Estabeleça um prazo para que decidam os temas e, na medida em que forem definindo, alimente as duplas com ideias e sugestões de sites confiáveis e interessantes. Se possível, solicite o apoio e a parceria do professor de Ciências.

Caso haja possibilidade, você pode organizar, junto com os demais professores e a Coordenação Pedagógica, um Seminário ou uma Feira de Ciências a ser realizada através do Zoom ou do Google Meet, com horários das apresentações determinados para cada turma e com a presença dos familiares nesse encontro online. Isso faria com que as aprendizagens dos alunos sobre Exposição Oral fossem mais proveitosas, pois se aproximariam mais do contexto de produção do Gênero.

Desenvolvimento
Depois de ter as definições dos temas, envie as perguntas-guia do slide de Introdução e dos slides de Desenvolvimento do Plano para que escrevam, então, o Planejamento. Peça que salvem em um Google Doc e compartilhem na pasta do Google Drive específica para esta atividade, colocando o nome da dupla no título. Determine um prazo e auxilie seus alunos pelos canais de comunicação já consolidados por vocês. Após o término do prazo, envie um novo áudio às duplas dizendo que cada dupla deverá avaliar o Planejamento de outra (organize para que ninguém fique de fora desse processo) utilizando as questões que estão no slide de Fechamento deste Plano. Combine um prazo para essa avaliação, que também deve ser compartilhada via Google Drive.

Fechamento
Depois de todos terem avaliado os planos dos colegas, faça uma compilação do que os alunos julgam ser importante modificar nos Planejamentos de uma Exposição Oral de seus pares e envie via WhatsApp ou e-mail. Caso seja necessário, solicite a reescrita dos Planejamentos que precisam de muitas alterações. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom usando o passo a passo do slide de Fechamento do Plano.

Convite às famílias
Convide as famílias a auxiliar na escolha do assunto a ser Planejado para a futura Exposição Oral a ser realizada pelos alunos, dando suporte para que consigam encontrar algo que seja interessante para todos.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_06SQA11

(EF67LP24) Tomar nota de aulas, apresentações orais, entrevistas (ao vivo, áudio, TV, vídeo), identificando e hierarquizando as informações principais, tendo em vista apoiar o estudo e a produção de sínteses e reflexões pessoais ou outros objetivos em questão.

(EF69LP38) Organizar os dados e informações pesquisados em painéis ou slides de apresentação, levando em conta o contexto de produção, o tempo disponível, as características do gênero apresentação oral, a multissemiose, as mídias e tecnologias que serão utilizadas, ensaiar a apresentação, considerando também elementos paralinguísticos e cinésicos e proceder à exposição oral de resultados de estudos e pesquisas, no tempo determinado, a partir do planejamento e da definição de diferentes formas de uso da fala – memorizada, com apoio da leitura ou fala espontânea.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas