15044
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Oralidade

Plano de aula - Planejamento da exposição oral

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Planejamento da exposição oral

Plano 11 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Louise Arosa Prol Otero

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima-primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero anotação/exposição oral no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Para contextualizar o ensino da exposição oral como gênero textual que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa, esta sequência de 15 planos de aula pode ser usada no desenvolvimento de um projeto de pesquisa e divulgação científica. Nestas aulas, sugerimos textos da área de Arqueologia, mas você poderá modificar o tema, escolhendo novos textos.

Materiais necessários:

Computador, projetor de slides, câmeras de vídeo portáteis ou celulares para gravação de exposições orais.

Antes desta aula, os alunos deverão ter concluído um projeto de pesquisa científica para divulgar em uma exposição oral. Organize, professor, seminários ou uma feira de ciências com suas turma.

Este módulo de oralidade apresenta uma síntese de conteúdos trabalhados nos módulos de análise linguística. Por isso, professor, sugerimos que você trabalhe com os planos de aula 4, 5 e 6, que trata da estrutura composicional do gênero exposição oral; e os planos 7, 8 e 9, que trata da confecção de slides ou cartazes como material de leitura para o público.

Informações sobre o gênero:

A exposição oral é um gênero textual público que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa. Quanto à estrutura composicional do gênero, a exposição oral é um texto monologado, apresentado por um orador para uma plateia, com o objetivo de transmitir informações, descrever e explicar um tema ou pesquisa, sobre o qual o orador é um especialista. Quanto ao estilo, a exposição oral é formal e organiza-se a partir da seleção de informações e organização de idéias principais e secundárias. A exposição pode ser organizada em uma fase de abertura, introdução ao tema, apresentação do plano da exposição, desenvolvimento, conclusão e encerramento da exposição oral.

Dificuldades antecipadas:

Os estudantes poderão apresentar dificuldades em produzir um roteiro para adequar a exposição oral à estrutura composicional do gênero (abertura, introdução ao tema, encadeamento de temas e subtemas, síntese final, fechamento da exposição oral), além de planejar movimentos e gestos do orador em aspectos cinésicos e paralinguísticos de uma exposição oral.

Referências sobre o assunto:

MELO, C. V. M.; CAVALCANTE, M. C. B. Superando os obstáculos de avaliar a oralidade IN MARCURSCHI, B.; SUASSUNA L. (orgs). Avaliação em língua portuguesa : contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica , 2007.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

MARCUSCHI, L. A. (2001) Da fala para a escrita- atividades de retextualização. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez.

Linguagens e códigos ”Práticas e gêneros orais na escola”. Disponível em:

<https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoCoordenadores/GCVC_LiCo_2011_2012/GCVCLico_v2_Tema3.pdf> Acesso em 29 de agosto de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente aos alunos o tema da aula. Explique a eles que ao planejar uma exposição oral, vocês também estarão definindo os critérios de avaliação da exposição oral que vai ser planejada. Observe, professor, que esta aula deverá anteceder a realização de uma exposição oral. O planejamento definido com os alunos poderá ser retomado no dia da exposição como uma ficha de avaliação das exposições.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em grupos para uma aula de planejamento de uma exposição oral sobre temas pesquisados pela turma.
  • Planeje com a turma a realização de um seminário ou feira de ciências para apresentar os resultados de um projeto de pesquisa científica. Explique aos alunos que, depois de concluir um trabalho de pesquisa, é comum apresentá-lo ao público em um seminário ou feira de ciências.
  • Conte para os alunos, ou planeje junto com eles, como será o evento para a realização das exposições orais. Converse com os alunos sobre como será realizada a exposição. Planeje em conjunto o evento e lugar em que a exposição será realizada (pode ser em um seminário na sala de aula ou em uma feira de ciência para várias turmas da escola). Estabeleça previamente um limite de tempo para a realização da exposição. Sugerimos de 4 a 6 minutos por exposição. Comentem quem será o público e como isso é importante para planejar a forma de apresentar a pesquisa. Por exemplo, se o público é formado apenas pelos colegas de classe, todos se conhecem e estão inseridos no projeto de pesquisa, portanto, não será preciso que o orador se apresente formalmente. Defina com a turma se será ou não necessário que o expositor se apresente formalmente perante o público.
  • Pergunte aos alunos: O que o público ouvinte sabe sobre o tema da sua exposição oral? Permita que os alunos conversem sobre essa questões. Explique aos alunos que essas características da exposição oral são importantes para o planejamento da exposição.
  • Use este plano de aula para preparar seminários e apresentações de projetos de pesquisa científica. Nesta aula, os alunos já devem ter concluído todo o projeto de pesquisa e deverão planejar as apresentações com base em textos lidos, anotados e escritos em aulas anteriores.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Use 15 minutos nesta parte da aula.
  • Explique aos alunos que eles deverão fazer o planejamento do roteiro que servirá de apoio ao orador durante a exposição. Este roteiro não deverá ser lido durante a exposição. Trata-se de um planejamento da estrutura do texto oral. Isso significa que a exposição oral deverá ser planejada desde a abertura até o encerramento, considerando o contexto de produção, a saber: o tema, o lugar, a duração, o público.
  • Permita que os alunos façam o roteiro em grupos. Circule entre os estudantes para resolver dúvidas e motivar os alunos a melhorar seu planejamento. Você, professor, poderá retomar a estrutura composicional do gênero exposição oral apresentada nos planos 4, 5 e 6 desta sequência.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Use os 15 minutos restantes para que os alunos ensaiem a fala com base no roteiro da exposição oral.
  • Faça as perguntas do slide para incentivar os alunos a refletir sobre aspectos importantes do modo de falar e da movimentação do orador durante uma exposição oral.
  • Permita que os alunos usem câmeras e celulares para gravar os ensaios da exposição oral. Eles podem gravar uma pessoa do grupo e assistir entre eles, usando as perguntas do slide para avaliar o desempenho do orador em cada gravação. Permita que os alunos experimentem oradores diferentes e modos de falar e de fazer a exposição oral antes antes da exposição para o público do evento.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça que os alunos façam os acertos finais do planejamento da exposição oral, usando as perguntas do slide como critério de avaliação da tarefa realizada nesta aula.
  • Explique aos alunos que o contexto de produção da exposição oral foram descritos na introdução desta aula: o evento em que a exposição será realizada, lugar de realização do evento, a duração de cada uma das exposições, o público que vai assistir à exposição.
  • Oriente os alunos que estão com dificuldades em alguma das etapas da elaboração da exposição oral. Faça os últimos combinados com a turma a respeito da avaliação das exposições durante o evento de divulgação das pesquisas científicas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima-primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero anotação/exposição oral no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Para contextualizar o ensino da exposição oral como gênero textual que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa, esta sequência de 15 planos de aula pode ser usada no desenvolvimento de um projeto de pesquisa e divulgação científica. Nestas aulas, sugerimos textos da área de Arqueologia, mas você poderá modificar o tema, escolhendo novos textos.

Materiais necessários:

Computador, projetor de slides, câmeras de vídeo portáteis ou celulares para gravação de exposições orais.

Antes desta aula, os alunos deverão ter concluído um projeto de pesquisa científica para divulgar em uma exposição oral. Organize, professor, seminários ou uma feira de ciências com suas turma.

Este módulo de oralidade apresenta uma síntese de conteúdos trabalhados nos módulos de análise linguística. Por isso, professor, sugerimos que você trabalhe com os planos de aula 4, 5 e 6, que trata da estrutura composicional do gênero exposição oral; e os planos 7, 8 e 9, que trata da confecção de slides ou cartazes como material de leitura para o público.

Informações sobre o gênero:

A exposição oral é um gênero textual público que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa. Quanto à estrutura composicional do gênero, a exposição oral é um texto monologado, apresentado por um orador para uma plateia, com o objetivo de transmitir informações, descrever e explicar um tema ou pesquisa, sobre o qual o orador é um especialista. Quanto ao estilo, a exposição oral é formal e organiza-se a partir da seleção de informações e organização de idéias principais e secundárias. A exposição pode ser organizada em uma fase de abertura, introdução ao tema, apresentação do plano da exposição, desenvolvimento, conclusão e encerramento da exposição oral.

Dificuldades antecipadas:

Os estudantes poderão apresentar dificuldades em produzir um roteiro para adequar a exposição oral à estrutura composicional do gênero (abertura, introdução ao tema, encadeamento de temas e subtemas, síntese final, fechamento da exposição oral), além de planejar movimentos e gestos do orador em aspectos cinésicos e paralinguísticos de uma exposição oral.

Referências sobre o assunto:

MELO, C. V. M.; CAVALCANTE, M. C. B. Superando os obstáculos de avaliar a oralidade IN MARCURSCHI, B.; SUASSUNA L. (orgs). Avaliação em língua portuguesa : contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica , 2007.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

MARCUSCHI, L. A. (2001) Da fala para a escrita- atividades de retextualização. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez.

Linguagens e códigos ”Práticas e gêneros orais na escola”. Disponível em:

<https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoCoordenadores/GCVC_LiCo_2011_2012/GCVCLico_v2_Tema3.pdf> Acesso em 29 de agosto de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente aos alunos o tema da aula. Explique a eles que ao planejar uma exposição oral, vocês também estarão definindo os critérios de avaliação da exposição oral que vai ser planejada. Observe, professor, que esta aula deverá anteceder a realização de uma exposição oral. O planejamento definido com os alunos poderá ser retomado no dia da exposição como uma ficha de avaliação das exposições.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em grupos para uma aula de planejamento de uma exposição oral sobre temas pesquisados pela turma.
  • Planeje com a turma a realização de um seminário ou feira de ciências para apresentar os resultados de um projeto de pesquisa científica. Explique aos alunos que, depois de concluir um trabalho de pesquisa, é comum apresentá-lo ao público em um seminário ou feira de ciências.
  • Conte para os alunos, ou planeje junto com eles, como será o evento para a realização das exposições orais. Converse com os alunos sobre como será realizada a exposição. Planeje em conjunto o evento e lugar em que a exposição será realizada (pode ser em um seminário na sala de aula ou em uma feira de ciência para várias turmas da escola). Estabeleça previamente um limite de tempo para a realização da exposição. Sugerimos de 4 a 6 minutos por exposição. Comentem quem será o público e como isso é importante para planejar a forma de apresentar a pesquisa. Por exemplo, se o público é formado apenas pelos colegas de classe, todos se conhecem e estão inseridos no projeto de pesquisa, portanto, não será preciso que o orador se apresente formalmente. Defina com a turma se será ou não necessário que o expositor se apresente formalmente perante o público.
  • Pergunte aos alunos: O que o público ouvinte sabe sobre o tema da sua exposição oral? Permita que os alunos conversem sobre essa questões. Explique aos alunos que essas características da exposição oral são importantes para o planejamento da exposição.
  • Use este plano de aula para preparar seminários e apresentações de projetos de pesquisa científica. Nesta aula, os alunos já devem ter concluído todo o projeto de pesquisa e deverão planejar as apresentações com base em textos lidos, anotados e escritos em aulas anteriores.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Use 15 minutos nesta parte da aula.
  • Explique aos alunos que eles deverão fazer o planejamento do roteiro que servirá de apoio ao orador durante a exposição. Este roteiro não deverá ser lido durante a exposição. Trata-se de um planejamento da estrutura do texto oral. Isso significa que a exposição oral deverá ser planejada desde a abertura até o encerramento, considerando o contexto de produção, a saber: o tema, o lugar, a duração, o público.
  • Permita que os alunos façam o roteiro em grupos. Circule entre os estudantes para resolver dúvidas e motivar os alunos a melhorar seu planejamento. Você, professor, poderá retomar a estrutura composicional do gênero exposição oral apresentada nos planos 4, 5 e 6 desta sequência.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Use os 15 minutos restantes para que os alunos ensaiem a fala com base no roteiro da exposição oral.
  • Faça as perguntas do slide para incentivar os alunos a refletir sobre aspectos importantes do modo de falar e da movimentação do orador durante uma exposição oral.
  • Permita que os alunos usem câmeras e celulares para gravar os ensaios da exposição oral. Eles podem gravar uma pessoa do grupo e assistir entre eles, usando as perguntas do slide para avaliar o desempenho do orador em cada gravação. Permita que os alunos experimentem oradores diferentes e modos de falar e de fazer a exposição oral antes antes da exposição para o público do evento.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça que os alunos façam os acertos finais do planejamento da exposição oral, usando as perguntas do slide como critério de avaliação da tarefa realizada nesta aula.
  • Explique aos alunos que o contexto de produção da exposição oral foram descritos na introdução desta aula: o evento em que a exposição será realizada, lugar de realização do evento, a duração de cada uma das exposições, o público que vai assistir à exposição.
  • Oriente os alunos que estão com dificuldades em alguma das etapas da elaboração da exposição oral. Faça os últimos combinados com a turma a respeito da avaliação das exposições durante o evento de divulgação das pesquisas científicas.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP24 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP38 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano