Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros Texto didático e Exposição oral e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Oralidade.
Materiais necessários: Data show, computadores, celulares e tablets.
Informações sobre o gênero: Enquanto gênero discursivo do campo das práticas de estudo e pesquisa, entende-se por texto didático o gênero de base escrita que circula sobretudo no meio escolar, com autoria creditada a um ou mais professores e/ou especialistas reconhecidos, e que se destina a ensinar ao aprendiz um conteúdo/tema científico. Este gênero concretiza-se em textos escritos com o formato impresso ou eletrônico, notadamente presentes em livro didático (também impresso ou eletrônico). No texto didático, tendem a predominar as passagens/sequências expositivas, mas sempre contendo estratégias de organização das informações visando a facilitar a aprendizagem do aluno (uso de contextualizações vivenciais, exemplificações, citações científicas, boxes, QR Codes, etc.).
Dificuldades antecipadas: Topicalizar informações em slides; adequar o planejamento da exposição oral a limites de tempo.
Referências sobre o assunto:
CHAVES, Lindinalva Messias do Nascimento; MAGALHÃES, Maria Aparecida Alberto. Uma proposta de ensino do gênero exposição oral. Disponível em: http://www.filologia.org.br/rph/ANO21/61supl/089.pdf
SILVA, Ana Virgínia Lima da. Dos textos escritos à exposição oral acadêmica. Disponível em: https://seer.ufmg.br/index.php/revele/article/view/9469
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações:
- Inicie a aula propondo à turma a pergunta acima. Permita que a turma se manifeste livremente. No quadro, tome nota das respostas apresentadas.
É possível que os alunos desconheçam a expressão “preconceito linguístico”. Neste caso, instigue a turma a pensar sobre as palavras “preconceito” e “linguístico”: O que estas palavras sugerem? Podemos imaginar o sentido da expressão com base nestas palavras?
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Apresente à turma o texto acima, retirado do Glossário Ceale (BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico, In.: Glossário Ceale. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/preconceito-linguistico>. Acesso em: 5 nov. 2018.) É recomendável que o texto seja projetado e também impresso, de modo a permitir o contato individualizado dos alunos com o material.
- Solicite a leitura silenciosa do texto. Instigue a turma a tomar notas durante a leitura, destacando trechos ou palavras consideradas relevantes ou de difícil compreensão.
- Após a leitura, verifique se algum trecho ou palavra do verbete ofereceu dificuldades à compreensão da turma. Caso isso tenha ocorrido, instigue os alunos a trocar ideias sobre as dificuldades apresentadas, permitindo que construam uma compreensão coletiva do texto. Assim que as dúvidas forem sanadas, pergunte: Quais parecem ser os objetivos do texto de Marcos Bagno? A que público o texto parece destinado? Que trechos mais lhe chamaram a atenção durante a leitura? Você consegue pensar em exemplos cotidianos que ilustrem o que é apresentado pelo autor? Permita que a turma se manifeste livremente. No quadro, tome nota das respostas apresentadas pela turma. Espera-se que a turma perceba a intenção do verbete: definir a noção de preconceito linguístico à comunidade acadêmica em geral. Neste caso, trata-se de um texto voltado a adultos, o que pode dificultar a leitura por parte do público infantil.
Materiais complementares: Você pode encontrar o texto completo em glossário Ceale.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 32 minutos.
Orientações:
- Divida a turma em pequenos grupos de modo a incentivar a troca de ideias entre alunos. Em seguida, convide-os a planejar uma exposição oral com base no texto de Bagno. A exposição não pode ultrapassar 3 minutos e tem como público crianças de 6º ano do Ensino Fundamental. Diante deste contexto, solicite a cada grupo que projete uma breve exposição oral a respeito do tema “preconceito linguístico”. Informe os grupos sobre a necessidade de projetar cada parte da exposição: Por onde começar? Quais argumentos devem ser citados? Que exemplos poderiam ser utilizados para ilustrar a noção de preconceito linguístico? Qual será o ponto de chegada da exposição? Como será o tom da fala? A exposição será lida ou memorizada? Como se comportará, do ponto de vista gestual, o apresentador ou apresentadora?
- Junto ao projeto de exposição oral, solicite a cada grupo que produza um slide capaz de amparar esta fala hipotética. Instigue a turma a planejar seus slides tendo em vista o conteúdo a ser exposto, o tempo máximo da exposição e o público a ser atingido. Informe aos grupos sobre a necessidade de justificar as escolhas tomadas durante o planejamento do slide. Para esta atividade, é recomendável que cada grupo tenha acesso a um computador, tablet ou celular, de modo a permitir o trabalho com editores de slides como Microsoft PowerPoint ou Google Apresentações. Caso o acesso a computadores, celulares e tablets seja inviável, proponha à turma que planeje seus slides em folhas A4. Caso seja possível, durante o planejamento, permita que os alunos consultem conteúdos extras na internet, de modo a ampliar as possibilidade de construção do slide, que pode contar com imagens ou textos de outras fontes.
- O tempo sugerido para esta etapa do plano é de 17 minutos.
Desenvolvimento
Orientações:
- Solicite aos grupos que compartilhem seus planejamentos e slides. Antes, porém, peça aos outros grupos que tomem nota da fala dos colegas, de modo a formular perguntas a respeito dos planejamentos. Sempre que possível, lembre a turma do contexto comunicativo imaginado: trata-se de uma exposição oral sobre preconceito linguístico voltada para crianças e com tempo delimitado. Estimule a turma a avaliar o trabalho dos grupos com base neste contexto:
O projeto apresenta início, meio e fim? Os argumentos selecionados são relevantes? Há exemplos que ilustram o conteúdo apresentado? O tom imaginado para a fala está de acordo com o público-alvo da exposição? Há indicações relevantes em torno da gestualidade dos apresentadores e apresentadoras?
As informações apresentadas no verbete estão contempladas no slide? A linguagem do slide “traduz” o conteúdo para o público infantil? O slide apresenta quantidade adequada de texto, tendo em vista o tempo da exposição (no máximo 3minutos)? O slide utiliza recursos que auxiliam na compreensão do texto, como destaques ou fontes em tamanhos diversos? No quadro, tome notas das perguntas e respostas apresentadas pela turma. - Por fim, pergunte à turma: Como seria a mesma exposição oral caso não houvesse tempo de planejamento? Neste caso, quais seriam os maiores problemas enfrentados pelo apresentador ou apresentadora? E pela audiência?
- O tempo destinado a esta etapa do plano é de 15 minutos.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- A fim de sistematizar o que foi desenvolvido ao longo desta aula, proponha à turma a pergunta acima. Estimule os alunos a retomar as notas acumuladas ao longo do aula. No quadro, tome notas das respostas apresentadas. Espera-se que percebam a necessidade de planejamento prévio de exposições orais tendo em vista o conteúdo a ser exposto, o tempo disponível à fala e o público a ser atingido. Da mesma forma, espera-se que os alunos percebam a importância de amparar exposições orais por meio de apresentações em formato slide show.