15043
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Oralidade

Plano de aula - Planejamento de exposições orais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Planejamento de exposições orais

Plano 11 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maurício dos Santos Gomes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros Texto didático e Exposição oral e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Oralidade.

Materiais necessários: Data show, computadores, celulares e tablets.

Informações sobre o gênero: Enquanto gênero discursivo do campo das práticas de estudo e pesquisa, entende-se por texto didático o gênero de base escrita que circula sobretudo no meio escolar, com autoria creditada a um ou mais professores e/ou especialistas reconhecidos, e que se destina a ensinar ao aprendiz um conteúdo/tema científico. Este gênero concretiza-se em textos escritos com o formato impresso ou eletrônico, notadamente presentes em livro didático (também impresso ou eletrônico). No texto didático, tendem a predominar as passagens/sequências expositivas, mas sempre contendo estratégias de organização das informações visando a facilitar a aprendizagem do aluno (uso de contextualizações vivenciais, exemplificações, citações científicas, boxes, QR Codes, etc.).

Dificuldades antecipadas: Topicalizar informações em slides; adequar o planejamento da exposição oral a limites de tempo.

Referências sobre o assunto:

CHAVES, Lindinalva Messias do Nascimento; MAGALHÃES, Maria Aparecida Alberto. Uma proposta de ensino do gênero exposição oral. Disponível em: http://www.filologia.org.br/rph/ANO21/61supl/089.pdf

SILVA, Ana Virgínia Lima da. Dos textos escritos à exposição oral acadêmica. Disponível em: https://seer.ufmg.br/index.php/revele/article/view/9469

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

  • Inicie a aula propondo à turma a pergunta acima. Permita que a turma se manifeste livremente. No quadro, tome nota das respostas apresentadas.
    É possível que os alunos desconheçam a expressão “preconceito linguístico”. Neste caso, instigue a turma a pensar sobre as palavras “preconceito” e “linguístico”: O que estas palavras sugerem? Podemos imaginar o sentido da expressão com base nestas palavras?

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Apresente à turma o texto acima, retirado do Glossário Ceale (BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico, In.: Glossário Ceale. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/preconceito-linguistico>. Acesso em: 5 nov. 2018.) É recomendável que o texto seja projetado e também impresso, de modo a permitir o contato individualizado dos alunos com o material.
  • Solicite a leitura silenciosa do texto. Instigue a turma a tomar notas durante a leitura, destacando trechos ou palavras consideradas relevantes ou de difícil compreensão.
  • Após a leitura, verifique se algum trecho ou palavra do verbete ofereceu dificuldades à compreensão da turma. Caso isso tenha ocorrido, instigue os alunos a trocar ideias sobre as dificuldades apresentadas, permitindo que construam uma compreensão coletiva do texto. Assim que as dúvidas forem sanadas, pergunte: Quais parecem ser os objetivos do texto de Marcos Bagno? A que público o texto parece destinado? Que trechos mais lhe chamaram a atenção durante a leitura? Você consegue pensar em exemplos cotidianos que ilustrem o que é apresentado pelo autor? Permita que a turma se manifeste livremente. No quadro, tome nota das respostas apresentadas pela turma. Espera-se que a turma perceba a intenção do verbete: definir a noção de preconceito linguístico à comunidade acadêmica em geral. Neste caso, trata-se de um texto voltado a adultos, o que pode dificultar a leitura por parte do público infantil.

Materiais complementares: Você pode encontrar o texto completo em glossário Ceale.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos.

Orientações:

  • Divida a turma em pequenos grupos de modo a incentivar a troca de ideias entre alunos. Em seguida, convide-os a planejar uma exposição oral com base no texto de Bagno. A exposição não pode ultrapassar 3 minutos e tem como público crianças de 6º ano do Ensino Fundamental. Diante deste contexto, solicite a cada grupo que projete uma breve exposição oral a respeito do tema “preconceito linguístico”. Informe os grupos sobre a necessidade de projetar cada parte da exposição: Por onde começar? Quais argumentos devem ser citados? Que exemplos poderiam ser utilizados para ilustrar a noção de preconceito linguístico? Qual será o ponto de chegada da exposição? Como será o tom da fala? A exposição será lida ou memorizada? Como se comportará, do ponto de vista gestual, o apresentador ou apresentadora?
  • Junto ao projeto de exposição oral, solicite a cada grupo que produza um slide capaz de amparar esta fala hipotética. Instigue a turma a planejar seus slides tendo em vista o conteúdo a ser exposto, o tempo máximo da exposição e o público a ser atingido. Informe aos grupos sobre a necessidade de justificar as escolhas tomadas durante o planejamento do slide. Para esta atividade, é recomendável que cada grupo tenha acesso a um computador, tablet ou celular, de modo a permitir o trabalho com editores de slides como Microsoft PowerPoint ou Google Apresentações. Caso o acesso a computadores, celulares e tablets seja inviável, proponha à turma que planeje seus slides em folhas A4. Caso seja possível, durante o planejamento, permita que os alunos consultem conteúdos extras na internet, de modo a ampliar as possibilidade de construção do slide, que pode contar com imagens ou textos de outras fontes.
  • O tempo sugerido para esta etapa do plano é de 17 minutos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite aos grupos que compartilhem seus planejamentos e slides. Antes, porém, peça aos outros grupos que tomem nota da fala dos colegas, de modo a formular perguntas a respeito dos planejamentos. Sempre que possível, lembre a turma do contexto comunicativo imaginado: trata-se de uma exposição oral sobre preconceito linguístico voltada para crianças e com tempo delimitado. Estimule a turma a avaliar o trabalho dos grupos com base neste contexto:
    O projeto apresenta início, meio e fim? Os argumentos selecionados são relevantes? Há exemplos que ilustram o conteúdo apresentado? O tom imaginado para a fala está de acordo com o público-alvo da exposição? Há indicações relevantes em torno da gestualidade dos apresentadores e apresentadoras?
    As informações apresentadas no verbete estão contempladas no slide? A linguagem do slide “traduz” o conteúdo para o público infantil? O slide apresenta quantidade adequada de texto, tendo em vista o tempo da exposição (no máximo 3minutos)? O slide utiliza recursos que auxiliam na compreensão do texto, como destaques ou fontes em tamanhos diversos?
    No quadro, tome notas das perguntas e respostas apresentadas pela turma.
  • Por fim, pergunte à turma: Como seria a mesma exposição oral caso não houvesse tempo de planejamento? Neste caso, quais seriam os maiores problemas enfrentados pelo apresentador ou apresentadora? E pela audiência?
  • O tempo destinado a esta etapa do plano é de 15 minutos.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • A fim de sistematizar o que foi desenvolvido ao longo desta aula, proponha à turma a pergunta acima. Estimule os alunos a retomar as notas acumuladas ao longo do aula. No quadro, tome notas das respostas apresentadas. Espera-se que percebam a necessidade de planejamento prévio de exposições orais tendo em vista o conteúdo a ser exposto, o tempo disponível à fala e o público a ser atingido. Da mesma forma, espera-se que os alunos percebam a importância de amparar exposições orais por meio de apresentações em formato slide show.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros Texto didático e Exposição oral e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Oralidade.

Materiais necessários: Data show, computadores, celulares e tablets.

Informações sobre o gênero: Enquanto gênero discursivo do campo das práticas de estudo e pesquisa, entende-se por texto didático o gênero de base escrita que circula sobretudo no meio escolar, com autoria creditada a um ou mais professores e/ou especialistas reconhecidos, e que se destina a ensinar ao aprendiz um conteúdo/tema científico. Este gênero concretiza-se em textos escritos com o formato impresso ou eletrônico, notadamente presentes em livro didático (também impresso ou eletrônico). No texto didático, tendem a predominar as passagens/sequências expositivas, mas sempre contendo estratégias de organização das informações visando a facilitar a aprendizagem do aluno (uso de contextualizações vivenciais, exemplificações, citações científicas, boxes, QR Codes, etc.).

Dificuldades antecipadas: Topicalizar informações em slides; adequar o planejamento da exposição oral a limites de tempo.

Referências sobre o assunto:

CHAVES, Lindinalva Messias do Nascimento; MAGALHÃES, Maria Aparecida Alberto. Uma proposta de ensino do gênero exposição oral. Disponível em: http://www.filologia.org.br/rph/ANO21/61supl/089.pdf

SILVA, Ana Virgínia Lima da. Dos textos escritos à exposição oral acadêmica. Disponível em: https://seer.ufmg.br/index.php/revele/article/view/9469

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

  • Inicie a aula propondo à turma a pergunta acima. Permita que a turma se manifeste livremente. No quadro, tome nota das respostas apresentadas.
    É possível que os alunos desconheçam a expressão “preconceito linguístico”. Neste caso, instigue a turma a pensar sobre as palavras “preconceito” e “linguístico”: O que estas palavras sugerem? Podemos imaginar o sentido da expressão com base nestas palavras?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Apresente à turma o texto acima, retirado do Glossário Ceale (BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico, In.: Glossário Ceale. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/preconceito-linguistico>. Acesso em: 5 nov. 2018.) É recomendável que o texto seja projetado e também impresso, de modo a permitir o contato individualizado dos alunos com o material.
  • Solicite a leitura silenciosa do texto. Instigue a turma a tomar notas durante a leitura, destacando trechos ou palavras consideradas relevantes ou de difícil compreensão.
  • Após a leitura, verifique se algum trecho ou palavra do verbete ofereceu dificuldades à compreensão da turma. Caso isso tenha ocorrido, instigue os alunos a trocar ideias sobre as dificuldades apresentadas, permitindo que construam uma compreensão coletiva do texto. Assim que as dúvidas forem sanadas, pergunte: Quais parecem ser os objetivos do texto de Marcos Bagno? A que público o texto parece destinado? Que trechos mais lhe chamaram a atenção durante a leitura? Você consegue pensar em exemplos cotidianos que ilustrem o que é apresentado pelo autor? Permita que a turma se manifeste livremente. No quadro, tome nota das respostas apresentadas pela turma. Espera-se que a turma perceba a intenção do verbete: definir a noção de preconceito linguístico à comunidade acadêmica em geral. Neste caso, trata-se de um texto voltado a adultos, o que pode dificultar a leitura por parte do público infantil.

Materiais complementares: Você pode encontrar o texto completo em glossário Ceale.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos.

Orientações:

  • Divida a turma em pequenos grupos de modo a incentivar a troca de ideias entre alunos. Em seguida, convide-os a planejar uma exposição oral com base no texto de Bagno. A exposição não pode ultrapassar 3 minutos e tem como público crianças de 6º ano do Ensino Fundamental. Diante deste contexto, solicite a cada grupo que projete uma breve exposição oral a respeito do tema “preconceito linguístico”. Informe os grupos sobre a necessidade de projetar cada parte da exposição: Por onde começar? Quais argumentos devem ser citados? Que exemplos poderiam ser utilizados para ilustrar a noção de preconceito linguístico? Qual será o ponto de chegada da exposição? Como será o tom da fala? A exposição será lida ou memorizada? Como se comportará, do ponto de vista gestual, o apresentador ou apresentadora?
  • Junto ao projeto de exposição oral, solicite a cada grupo que produza um slide capaz de amparar esta fala hipotética. Instigue a turma a planejar seus slides tendo em vista o conteúdo a ser exposto, o tempo máximo da exposição e o público a ser atingido. Informe aos grupos sobre a necessidade de justificar as escolhas tomadas durante o planejamento do slide. Para esta atividade, é recomendável que cada grupo tenha acesso a um computador, tablet ou celular, de modo a permitir o trabalho com editores de slides como Microsoft PowerPoint ou Google Apresentações. Caso o acesso a computadores, celulares e tablets seja inviável, proponha à turma que planeje seus slides em folhas A4. Caso seja possível, durante o planejamento, permita que os alunos consultem conteúdos extras na internet, de modo a ampliar as possibilidade de construção do slide, que pode contar com imagens ou textos de outras fontes.
  • O tempo sugerido para esta etapa do plano é de 17 minutos.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite aos grupos que compartilhem seus planejamentos e slides. Antes, porém, peça aos outros grupos que tomem nota da fala dos colegas, de modo a formular perguntas a respeito dos planejamentos. Sempre que possível, lembre a turma do contexto comunicativo imaginado: trata-se de uma exposição oral sobre preconceito linguístico voltada para crianças e com tempo delimitado. Estimule a turma a avaliar o trabalho dos grupos com base neste contexto:
    O projeto apresenta início, meio e fim? Os argumentos selecionados são relevantes? Há exemplos que ilustram o conteúdo apresentado? O tom imaginado para a fala está de acordo com o público-alvo da exposição? Há indicações relevantes em torno da gestualidade dos apresentadores e apresentadoras?
    As informações apresentadas no verbete estão contempladas no slide? A linguagem do slide “traduz” o conteúdo para o público infantil? O slide apresenta quantidade adequada de texto, tendo em vista o tempo da exposição (no máximo 3minutos)? O slide utiliza recursos que auxiliam na compreensão do texto, como destaques ou fontes em tamanhos diversos?
    No quadro, tome notas das perguntas e respostas apresentadas pela turma.
  • Por fim, pergunte à turma: Como seria a mesma exposição oral caso não houvesse tempo de planejamento? Neste caso, quais seriam os maiores problemas enfrentados pelo apresentador ou apresentadora? E pela audiência?
  • O tempo destinado a esta etapa do plano é de 15 minutos.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • A fim de sistematizar o que foi desenvolvido ao longo desta aula, proponha à turma a pergunta acima. Estimule os alunos a retomar as notas acumuladas ao longo do aula. No quadro, tome notas das respostas apresentadas. Espera-se que percebam a necessidade de planejamento prévio de exposições orais tendo em vista o conteúdo a ser exposto, o tempo disponível à fala e o público a ser atingido. Da mesma forma, espera-se que os alunos percebam a importância de amparar exposições orais por meio de apresentações em formato slide show.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP23 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP38 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano