Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de Fadas e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Folha para impressão com o Check List de produção e livros de contos de fadas já conhecidos pela turma para inspiração.
Informações sobre o gênero: Contos de fadas, segundo Nelly Novaes Coelho, é um gênero textual formado por narrativas que, há milênios, surgiram anonimamente e passaram a circular entre os povos da Antiguidade, transformando-se consideravelmente com o passar do tempo. Atualmente, versões adaptados dos contos de fadas são vinculadas a literatura infantil, tendo como uma das funções apresentar um esboço compreensível da sociedade e das várias relações intersociais com uma linguagem leve e simplificada. Uma das suas principais característica é seu inicio com o famoso “Era uma vez” ou outra frase curta que demonstra um tempo indeterminado, possui também um enredo ficcional, que normalmente apresenta seus personagens e os aspectos mágicos do conto, em seguida traz um conflito que recorrerá com momentos de tensão, deixando explicito a relação do bem e do mal e por fim o desfecho que revela a solução para o conflito.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade em planejar os aspectos fundamentais para uma boa produção oral de uma narrativa de conto de fadas.
Referências sobre o assunto:
REGO,L.L.B.Literatura Infantil: uma nova perspectiva da alfabetização. São Paulo:FTD,1988.
SOLÉ.; I.;Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
KAUFMAN.;A.M.; RODRIGUEZ.;M.E. Escola, leitura e produção de textos.Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
CUNHA,R. Deu a louca na narrativa infantil? Revista Ciência, Cultura.; jan/mar,vol.59,nº1,p.59-60. 2007.
LEAL.;T.F.; BRANDÃO.;A.C.P.; É Possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita.In:Produção de textos na escola:reflexões e práticas no ensino fundamental.(org) LEAL.;T.F.BRANDÃO.;C.P. Belo Horizonte: Autêntica,2007.
BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fada. São Paulo: Paz e terra, 2010.
COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: Símbolo, mitos e arquétipos. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2003. ______. Literatura infantil. São Paulo: Moderna, 2000.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Organize a sala em grupos de até 6 alunos. A intenção dessa escolha é desenvolver um espírito colaborativo, a fim de desenvolver afinidade e confiança para que juntos tomem decisões e partilhem tarefas para aprender uns com os outros.
- Retome as características das narrativas orais. É necessário levar os alunos a perceberem que a contação oral é uma forma de se expressar por meio de palavras, contada em voz alta por um narrador para um grupo de ouvintes e seu modo de contação pode se tornar modificável e isso pode depender da experiência pessoal e da imaginação de quem conta a história.
- Converse com os grupos para que relembrem aspectos importantes para o planejamento de uma contação de história:
- O que não pode deixar de ser pensado quando queremos contar uma história?
A intenção é os alunos pensem na necessidade da escolha da história, a importância de conhecer o enredo da história para recontá-la com maiores detalhes, se haverá necessidade de utilizar objetos e/ou recurso para atrair quem está ouvindo, refletir sobre quem será o grupo de ouvintes, as características dos personagens, modo como a história será apresentada etc.
- Diga que agora é a vez de cada grupo elaborar suas contação de história.