15041
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Oralidade

Plano de aula - Produção oral de um Conto de Fadas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do EF sobre Produção oral de um Conto de Fadas

Plano 11 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cibele Diogo Kimura

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de Fadas e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Folha para impressão com o Check List de produção e livros de contos de fadas já conhecidos pela turma para inspiração.

Informações sobre o gênero: Contos de fadas, segundo Nelly Novaes Coelho, é um gênero textual formado por narrativas que, há milênios, surgiram anonimamente e passaram a circular entre os povos da Antiguidade, transformando-se consideravelmente com o passar do tempo. Atualmente, versões adaptados dos contos de fadas são vinculadas a literatura infantil, tendo como uma das funções apresentar um esboço compreensível da sociedade e das várias relações intersociais com uma linguagem leve e simplificada. Uma das suas principais característica é seu inicio com o famoso “Era uma vez” ou outra frase curta que demonstra um tempo indeterminado, possui também um enredo ficcional, que normalmente apresenta seus personagens e os aspectos mágicos do conto, em seguida traz um conflito que recorrerá com momentos de tensão, deixando explicito a relação do bem e do mal e por fim o desfecho que revela a solução para o conflito.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em planejar os aspectos fundamentais para uma boa produção oral de uma narrativa de conto de fadas.

Referências sobre o assunto:

REGO,L.L.B.Literatura Infantil: uma nova perspectiva da alfabetização. São Paulo:FTD,1988.

SOLÉ.; I.;Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

KAUFMAN.;A.M.; RODRIGUEZ.;M.E. Escola, leitura e produção de textos.Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

CUNHA,R. Deu a louca na narrativa infantil? Revista Ciência, Cultura.; jan/mar,vol.59,nº1,p.59-60. 2007.

LEAL.;T.F.; BRANDÃO.;A.C.P.; É Possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita.In:Produção de textos na escola:reflexões e práticas no ensino fundamental.(org) LEAL.;T.F.BRANDÃO.;C.P. Belo Horizonte: Autêntica,2007.

BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fada. São Paulo: Paz e terra, 2010.

COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: Símbolo, mitos e arquétipos. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2003. ______. Literatura infantil. São Paulo: Moderna, 2000.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula para os alunos. Diga que na aula de hoje vamos planejar a contação de história de um conto de fadas, definir os principais aspectos para uma boa contação e refletir em pontos fundamentais para uma produção oral.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em grupos de até 6 alunos. A intenção dessa escolha é desenvolver um espírito colaborativo, a fim de desenvolver afinidade e confiança para que juntos tomem decisões e partilhem tarefas para aprender uns com os outros.
  • Retome as características das narrativas orais. É necessário levar os alunos a perceberem que a contação oral é uma forma de se expressar por meio de palavras, contada em voz alta por um narrador para um grupo de ouvintes e seu modo de contação pode se tornar modificável e isso pode depender da experiência pessoal e da imaginação de quem conta a história.
  • Converse com os grupos para que relembrem aspectos importantes para o planejamento de uma contação de história:
  • O que não pode deixar de ser pensado quando queremos contar uma história?

A intenção é os alunos pensem na necessidade da escolha da história, a importância de conhecer o enredo da história para recontá-la com maiores detalhes, se haverá necessidade de utilizar objetos e/ou recurso para atrair quem está ouvindo, refletir sobre quem será o grupo de ouvintes, as características dos personagens, modo como a história será apresentada etc.

  • Diga que agora é a vez de cada grupo elaborar suas contação de história.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Disponibilize livros que contos de fadas tradicionais já lidos com a turma.
  • Peça que o grupo escolha de qual conto de fadas será realizada a contação de história. Enfatize que cada grupo deve escolher um conto diferente.
  • A tarefa é realizar um planejamento para organizar uma contação de história para os alunos do 1º ano. Para isso será necessário descrever um roteiro com a organização dessa contação.
  • Entregue para cada grupo um Check List que auxiliará nesse planejamento e não deixará nenhum aspecto importante ser esquecido. Clique aqui para acessar esse documento para impressão.
  • Leia cada item da lista para a classe e disponibilize algum tempo para que os grupos possam discutir e refletir. A intenção nesse momento da atividade é auxiliar a turma a refletir sobre o percurso necessário e o que precisa ser considerado no planejamento de uma produção oral.
  • Organize para que após definirem os principais aspectos, os grupos façam ensaios das contações planejadas.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Organize as apresentações para próxima aula. A ideia é que neste momento, os alunos retomem o check list e avaliem se durante os ensaios a narração aconteceu. Entendam que o texto escrito pode ser oralizado pelo grupo, sendo compreendido e tendo todas as particularidades preservadas.
  • Finalize dizendo que na próxima aula faremos uma avaliação das performances, antes da apresentação final para os 1º anos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de Fadas e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Folha para impressão com o Check List de produção e livros de contos de fadas já conhecidos pela turma para inspiração.

Informações sobre o gênero: Contos de fadas, segundo Nelly Novaes Coelho, é um gênero textual formado por narrativas que, há milênios, surgiram anonimamente e passaram a circular entre os povos da Antiguidade, transformando-se consideravelmente com o passar do tempo. Atualmente, versões adaptados dos contos de fadas são vinculadas a literatura infantil, tendo como uma das funções apresentar um esboço compreensível da sociedade e das várias relações intersociais com uma linguagem leve e simplificada. Uma das suas principais característica é seu inicio com o famoso “Era uma vez” ou outra frase curta que demonstra um tempo indeterminado, possui também um enredo ficcional, que normalmente apresenta seus personagens e os aspectos mágicos do conto, em seguida traz um conflito que recorrerá com momentos de tensão, deixando explicito a relação do bem e do mal e por fim o desfecho que revela a solução para o conflito.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em planejar os aspectos fundamentais para uma boa produção oral de uma narrativa de conto de fadas.

Referências sobre o assunto:

REGO,L.L.B.Literatura Infantil: uma nova perspectiva da alfabetização. São Paulo:FTD,1988.

SOLÉ.; I.;Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

KAUFMAN.;A.M.; RODRIGUEZ.;M.E. Escola, leitura e produção de textos.Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

CUNHA,R. Deu a louca na narrativa infantil? Revista Ciência, Cultura.; jan/mar,vol.59,nº1,p.59-60. 2007.

LEAL.;T.F.; BRANDÃO.;A.C.P.; É Possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita.In:Produção de textos na escola:reflexões e práticas no ensino fundamental.(org) LEAL.;T.F.BRANDÃO.;C.P. Belo Horizonte: Autêntica,2007.

BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fada. São Paulo: Paz e terra, 2010.

COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: Símbolo, mitos e arquétipos. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2003. ______. Literatura infantil. São Paulo: Moderna, 2000.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula para os alunos. Diga que na aula de hoje vamos planejar a contação de história de um conto de fadas, definir os principais aspectos para uma boa contação e refletir em pontos fundamentais para uma produção oral.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em grupos de até 6 alunos. A intenção dessa escolha é desenvolver um espírito colaborativo, a fim de desenvolver afinidade e confiança para que juntos tomem decisões e partilhem tarefas para aprender uns com os outros.
  • Retome as características das narrativas orais. É necessário levar os alunos a perceberem que a contação oral é uma forma de se expressar por meio de palavras, contada em voz alta por um narrador para um grupo de ouvintes e seu modo de contação pode se tornar modificável e isso pode depender da experiência pessoal e da imaginação de quem conta a história.
  • Converse com os grupos para que relembrem aspectos importantes para o planejamento de uma contação de história:
  • O que não pode deixar de ser pensado quando queremos contar uma história?

A intenção é os alunos pensem na necessidade da escolha da história, a importância de conhecer o enredo da história para recontá-la com maiores detalhes, se haverá necessidade de utilizar objetos e/ou recurso para atrair quem está ouvindo, refletir sobre quem será o grupo de ouvintes, as características dos personagens, modo como a história será apresentada etc.

  • Diga que agora é a vez de cada grupo elaborar suas contação de história.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Disponibilize livros que contos de fadas tradicionais já lidos com a turma.
  • Peça que o grupo escolha de qual conto de fadas será realizada a contação de história. Enfatize que cada grupo deve escolher um conto diferente.
  • A tarefa é realizar um planejamento para organizar uma contação de história para os alunos do 1º ano. Para isso será necessário descrever um roteiro com a organização dessa contação.
  • Entregue para cada grupo um Check List que auxiliará nesse planejamento e não deixará nenhum aspecto importante ser esquecido. Clique aqui para acessar esse documento para impressão.
  • Leia cada item da lista para a classe e disponibilize algum tempo para que os grupos possam discutir e refletir. A intenção nesse momento da atividade é auxiliar a turma a refletir sobre o percurso necessário e o que precisa ser considerado no planejamento de uma produção oral.
  • Organize para que após definirem os principais aspectos, os grupos façam ensaios das contações planejadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Organize as apresentações para próxima aula. A ideia é que neste momento, os alunos retomem o check list e avaliem se durante os ensaios a narração aconteceu. Entendam que o texto escrito pode ser oralizado pelo grupo, sendo compreendido e tendo todas as particularidades preservadas.
  • Finalize dizendo que na próxima aula faremos uma avaliação das performances, antes da apresentação final para os 1º anos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 2º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP19 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano