15040
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Inventando slogan para uma campanha

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre Inventando slogan para uma campanha

Plano 11 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Erika Christian Fernandes Pettersen

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Título: Inventando slogan para uma campanha.

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero “Slogan” e no campo de atuação “Vida Pública”. A aula faz parte do módulo Oralidade.

Materiais necessários: Imagens de campanhas educativas (disponíveis aqui) voltadas para o público infantil, folhas de papel para rascunho, cartolina, lápis, canetinhas, tesouras, cola, revistas, jornais e moldes de letras (letras móveis).

Dificuldades antecipadas:

  • Planejar a fala que será utilizada e criar frases (textos) de acordo com a função da campanha.
  • Pensar em diferentes recursos que poderão ser utilizados nas campanhas.

Materiais complementares - referência bibliográfica:

LELO.;K.L.R.; SILVA. A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental (org) LEAL.;T.F.; BRANDÃO. A.C. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

MORAN, J. M. Atividades & experiências: As múltiplas formas do aprender, p. 11-13. São Paulo: 2005.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Projete ou leia o título para a turma. Fale qual é a proposta da aula: cada grupo irá receber uma imagem de uma campanha educativa que já foi trabalhada em outra aula, mas que, desta vez, deverão elaborar (planejar) novos slogans orais e os textos que serão oralizados para a divulgação dela.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Organize a turma dividindo os alunos em quatro grupos com alunos em níveis diferentes de escrita e leitura (de forma heterogênea quanto aos conhecimentos da língua escrita).
  • Explique que nesta aula cada grupo irá receber uma imagem de uma campanha educativa que já foi trabalhada em outra aula, mas que, desta vez, deverão elaborar (planejar) novos slogans orais, respeitando o tema da campanha, e os textos que serão oralizados para a divulgação dela.
  • Diga que será apenas um “rascunho” sobre a campanha que planejaram, portanto, em outro momento será feita a produção final dela.

Observações:

  • Para esta aula serão selecionadas imagens de campanhas educativas já utilizadas em outras aulas desta sequência de planos.
  • A abordagem do texto se dará dentro da perspectiva de uma alfabetização multimodal, em que existem diversas possibilidades de trabalhar o texto (verbal e não verbal) simultaneamente com outros modos de abordagem, como a interação com vários modos de impressão, imagem, movimento, animação, som, músicas, gestos, tecnologia digital, diferentes mídias ,etc.
  • Todos estes elementos estão também presentes em vídeos nos quais a comunicação pode ocorrer por meio de textos multimodais.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

  • Após a explicação do que serão a atividade e a organização da turma, inicie a entrega de uma imagem para cada grupo.
  • Entregue também os outros materiais que poderão ser utilizados no planejamento da campanha.
  • O professor deverá, inicialmente, conversar sobre alguns aspectos que deverão estar presentes no planejamento: que recursos poderão ser utilizados para chamar a atenção de quem assistirá a campanha quanto à sonoridade e as imagens; se haverá movimento sobre o texto que será oralizado, textos escritos que poderão também aparecer, quais formas utilizarão para a apresentação (somente cartaz, utilização de filmagem, som etc).
  • Será um momento de reflexão e discussão sobre os aspectos multissemióticos das campanhas a ser planejadas.
  • Hora do planejamento do texto: após a discussão do que será necessário conter na elaboração das campanhas, deixe que os alunos comecem a planejar o trabalho de forma coletiva.
  • Após decidir o que será feito - planejamento geral do trabalho -, o grupo deverá definir o que cada integrante ficará responsável por elaborar: falas para os vídeos ou apresentação oral, imagens complementares com objetos ou cartazes, ilustrações ou outros elementos.
  • Caso os grupos decidam usar algum destes elementos, deverão prepará-los neste momento da aula para que estes materiais estejam prontos no dia da gravação.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Utilize os momentos finais da aula para que a turma apresente o rascunho do que planejou, ou seja, cada grupo irá ler ou falar sobre os novos slogans planejados para a campanha.

Dificuldades encontradas e possíveis intervenções:

  • Planejar a fala que será utilizada e criar frases (textos) de acordo com a função da campanha. É preciso ajudar os alunos a criar novas frases - slogans - explicando que deverão estar de acordo com o tema da campanha. Orientá-los que, após a escrita do novo slogan, deverão pensar em uma forma de apresentá-lo oralmente, podendo utilizar imagens, sons, movimento ou vídeos.
  • Pensar em diferentes recursos que poderão ser utilizados nas campanhas. Oferecer aos alunos sugestões de possibilidades para a apresentação da sua campanha. Citar como exemplos as campanhas vistas em vídeo que foram apresentadas nas aulas anteriores. Lembrar: o que viram nos vídeos, como a campanha foi feita e apresentada, tinham objetos, imagens, sons, movimento etc.

Resumo da aula

download Baixar plano

Título: Inventando slogan para uma campanha.

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero “Slogan” e no campo de atuação “Vida Pública”. A aula faz parte do módulo Oralidade.

Materiais necessários: Imagens de campanhas educativas (disponíveis aqui) voltadas para o público infantil, folhas de papel para rascunho, cartolina, lápis, canetinhas, tesouras, cola, revistas, jornais e moldes de letras (letras móveis).

Dificuldades antecipadas:

  • Planejar a fala que será utilizada e criar frases (textos) de acordo com a função da campanha.
  • Pensar em diferentes recursos que poderão ser utilizados nas campanhas.

Materiais complementares - referência bibliográfica:

LELO.;K.L.R.; SILVA. A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental (org) LEAL.;T.F.; BRANDÃO. A.C. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

MORAN, J. M. Atividades & experiências: As múltiplas formas do aprender, p. 11-13. São Paulo: 2005.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Projete ou leia o título para a turma. Fale qual é a proposta da aula: cada grupo irá receber uma imagem de uma campanha educativa que já foi trabalhada em outra aula, mas que, desta vez, deverão elaborar (planejar) novos slogans orais e os textos que serão oralizados para a divulgação dela.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Organize a turma dividindo os alunos em quatro grupos com alunos em níveis diferentes de escrita e leitura (de forma heterogênea quanto aos conhecimentos da língua escrita).
  • Explique que nesta aula cada grupo irá receber uma imagem de uma campanha educativa que já foi trabalhada em outra aula, mas que, desta vez, deverão elaborar (planejar) novos slogans orais, respeitando o tema da campanha, e os textos que serão oralizados para a divulgação dela.
  • Diga que será apenas um “rascunho” sobre a campanha que planejaram, portanto, em outro momento será feita a produção final dela.

Observações:

  • Para esta aula serão selecionadas imagens de campanhas educativas já utilizadas em outras aulas desta sequência de planos.
  • A abordagem do texto se dará dentro da perspectiva de uma alfabetização multimodal, em que existem diversas possibilidades de trabalhar o texto (verbal e não verbal) simultaneamente com outros modos de abordagem, como a interação com vários modos de impressão, imagem, movimento, animação, som, músicas, gestos, tecnologia digital, diferentes mídias ,etc.
  • Todos estes elementos estão também presentes em vídeos nos quais a comunicação pode ocorrer por meio de textos multimodais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

  • Após a explicação do que serão a atividade e a organização da turma, inicie a entrega de uma imagem para cada grupo.
  • Entregue também os outros materiais que poderão ser utilizados no planejamento da campanha.
  • O professor deverá, inicialmente, conversar sobre alguns aspectos que deverão estar presentes no planejamento: que recursos poderão ser utilizados para chamar a atenção de quem assistirá a campanha quanto à sonoridade e as imagens; se haverá movimento sobre o texto que será oralizado, textos escritos que poderão também aparecer, quais formas utilizarão para a apresentação (somente cartaz, utilização de filmagem, som etc).
  • Será um momento de reflexão e discussão sobre os aspectos multissemióticos das campanhas a ser planejadas.
  • Hora do planejamento do texto: após a discussão do que será necessário conter na elaboração das campanhas, deixe que os alunos comecem a planejar o trabalho de forma coletiva.
  • Após decidir o que será feito - planejamento geral do trabalho -, o grupo deverá definir o que cada integrante ficará responsável por elaborar: falas para os vídeos ou apresentação oral, imagens complementares com objetos ou cartazes, ilustrações ou outros elementos.
  • Caso os grupos decidam usar algum destes elementos, deverão prepará-los neste momento da aula para que estes materiais estejam prontos no dia da gravação.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Utilize os momentos finais da aula para que a turma apresente o rascunho do que planejou, ou seja, cada grupo irá ler ou falar sobre os novos slogans planejados para a campanha.

Dificuldades encontradas e possíveis intervenções:

  • Planejar a fala que será utilizada e criar frases (textos) de acordo com a função da campanha. É preciso ajudar os alunos a criar novas frases - slogans - explicando que deverão estar de acordo com o tema da campanha. Orientá-los que, após a escrita do novo slogan, deverão pensar em uma forma de apresentá-lo oralmente, podendo utilizar imagens, sons, movimento ou vídeos.
  • Pensar em diferentes recursos que poderão ser utilizados nas campanhas. Oferecer aos alunos sugestões de possibilidades para a apresentação da sua campanha. Citar como exemplos as campanhas vistas em vídeo que foram apresentadas nas aulas anteriores. Lembrar: o que viram nos vídeos, como a campanha foi feita e apresentada, tinham objetos, imagens, sons, movimento etc.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 1º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF12LP12 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF12LP13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano