9998
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Álgebra

Plano de aula - Determinando valores desconhecidos em situações de multiplicação e divisão

Plano de aula de matemática com atividades para 6 do Fundamental sobre reconhecer e explorar a igualdade matemática em situações de multiplicação e divisão e verificar que uma igualdade não se altera ao multiplicar ou dividir em seus dois membros.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana de Lima Gregorutti

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT6_09ALG04

Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, meio de comunicação combinado com os alunos
- Opcionais: Google sala de aula, Meet
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.

Atividade Principal
Professor(a), você pode realizar a Atividade Principal deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Disponibilize o primeiro slide desta etapa com os alunos para que eles possam pensar sobre a atividade. Verbalize ou envie em formato de texto os questionamentos propostos no “Discuta com a turma” e solicite que os alunos enviem suas respostas em formato de texto ou imagem. Em seguida, disponibilize os demais slides da Atividade Principal, mantendo as discussões a partir dos questionamentos propostos no “Discuta com a turma”.

Discussão das soluções
A discussão das soluções da atividade é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto na atividade principal. Os alunos devem postar seus vídeos ou fotografias para compartilhar suas respostas em um ambiente de interação como WhatsApp ou Google Sala de Aula, por exemplo. Neste momento estimule a turma a falar (usando a ferramenta de áudio ou vídeo) ou em um momento de aula usando o Meet (por exemplo). Estimule-os a falarem como pensaram para resolver o problema. Lance as perguntas presentes no slide de discussão das soluções para guiar a turma. Estimule a turma a perceber que, para conhecer uma solução, podemos seguir por diversos caminhos e que o erro é uma importante ferramenta para o ensino-aprendizagem, combatendo a valorização excessiva da resposta certa.

Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados nessa fase com outras funções em casa. Peça às famílias que, oportunamente, auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções, conforme os combinados com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês.

Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira


Código: MAT6_09ALG04

(EF06MA14) Reconhecer que a relação de igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número e utilizar essa noção para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 6º ano:

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a reconhecer que uma igualdade matemática não se altera ao se operar igualmente os dois membros e a determinar valores desconhecidos na resolução de problemas a partir dessa noção; exploração dos sinais de associação e da ordem de resolução das operações em uma escrita aritmética; exploração de regularidades em sequências; problemas que tratam da divisão em partes proporcionais.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas