Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Juliana de Lima Gregorutti
Mentor: Carla Simone de Albuquerque
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
EF06MA13 - Reconhecer que uma igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número e utilizar essa noção para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.
Objetivos específicos
- Reconhecer e explorar a igualdade matemática em situações de multiplicação e divisão.
- Verificar que uma igualdade não se altera ao multiplicar ou dividir em seus dois membros.
Conceito-chave
Igualdade.
Recursos necessários
Lápis, papel e atividades impressas (ou confeccionadas).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 7 minutos
Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia de equivalência nas igualdades. A seguir, coletivamente, discutiremos o que acontece quando multiplicamos ou dividimos algum elemento nos dois membros da igualdade.
Propósito: Relacionar as representações para um mesmo valor, estabelecendo as igualdades.
Discuta com a turma:
- O que acontece com a igualdade quando multiplico ou divido um elemento em cada um dos membros da igualdade?
Retomada
Tempo previsto: 7 minutos
Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione se eles compreendem a ideia de equivalência nas igualdades. A seguir, coletivamente, discutiremos o que acontece quando multiplicamos ou dividimos algum elemento nos dois membros da igualdade.
Propósito: Relacionar as representações para um mesmo valor, estabelecendo as igualdades.
Discuta com a turma:
- O que acontece com a igualdade quando multiplico ou divido um elemento em cada um dos membros da igualdade?
Retomada
Tempo previsto: 7 minutos
Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione se eles compreendem a ideia de equivalência nas igualdades. A seguir, coletivamente, discutiremos o que acontece quando multiplicamos ou dividimos algum elemento nos dois membros da igualdade.
Propósito: Relacionar as representações para um mesmo valor, estabelecendo as igualdades.
Discuta com a turma:
- O que acontece com a igualdade quando multiplico ou divido um elemento em cada um dos membros da igualdade?
Retomada
Tempo previsto: 7 minutos
Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione se eles compreendem a ideia de equivalência nas igualdades. A seguir, coletivamente, discutiremos o que acontece quando multiplicamos ou dividimos algum elemento nos dois membros da igualdade.
Propósito: Relacionar as representações para um mesmo valor, estabelecendo as igualdades.
Discuta com a turma:
- O que acontece com a igualdade quando multiplico ou divido um elemento em cada um dos membros da igualdade?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Questione os alunos em relação entre as idades e os resultados obtidos, antes e depois de analisarem as dicas.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem na equivalência da igualdade, e reconhecer que a igualdade não se altera ao multiplicar ou dividir em seus dois membros.
Discuta com a turma:
- Qual é a relação entre as idades de Karina e seu irmão em relação ao total?
- Quais os possíveis números encontrados pelos alunos? Existe apenas uma possibilidade para a idade de Karina, segundo o que está descrito no enunciado?
- O que essas dicas auxiliaram para determinar a idade de Karina?
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Questione os alunos em relação entre as idades e os resultados obtidos, antes e depois de analisarem as dicas.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem na equivalência da igualdade, e reconheçamr que a igualdade não se altera ao multiplicar ou dividir em seus dois membros.
Discuta com a turma:
- Qual é a relação entre as idades de Karina e seu irmão em relação ao total?
- Quais os possíveis números encontrados pelos alunos? Existe apenas uma possibilidade para a idade de Karina, segundo o que está descrito no enunciado?
- O que essas dicas auxiliaram para determinar a idade de Karina?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Questione os alunos em relação entre as idades e os resultados obtidos, antes e depois de analisarem as dicas.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem na equivalência da igualdade, e reconheçam que a igualdade não se altera ao multiplicar ou dividir em seus dois membros.
Discuta com a turma:
- Qual é a relação entre as idades de Karina e seu irmão em relação ao total?
- Quais os possíveis números encontrados pelos alunos? Existe apenas uma possibilidade para a idade de Karina, segundo o que está descrito no enunciado
- O que essas dicas auxiliaram para determinar a idade de Karina?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades, e verificar que uma igualdade não se altera ao multiplicar ou dividir o mesmo valor em seus dois membros. Questione qual estratégia ou registro de representação os alunos utilizaram, e verifique se ao apresentar outras representações essas auxiliaram na compreensão dos resultados.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Qual é a relação da idade de Karina e seu irmão e o total obtido? (Enfatizar a ideia das igualdades)
- Qual é a relação das igualdades antes e depois de utilizarmos as dicas dadas pela professora do problema?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades, e verificar que uma igualdade não se altera ao multiplicar ou dividir o mesmo valor em seus dois membros. Questione qual estratégia ou registro de representação os alunos utilizaram, e verifique se ao apresentar outras representações essas auxiliaram na compreensão dos resultados.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Qual é a relação da idade de Karina e seu irmão e o total obtido? (Enfatizar a ideia das igualdades)
- Qual é a relação das igualdades antes e depois de utilizarmos as dicas dadas pela professora do problema?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades, e verificar que uma igualdade não se altera ao multiplicar ou dividir o mesmo valor em seus dois membros. Questione qual estratégia ou registro de representação os alunos utilizaram, e verifique se ao apresentar outras representações essas auxiliaram na compreensão dos resultados.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Qual é a relação da idade de Karina e seu irmão e o total obtido? (Enfatizar a ideia das igualdades)
- Qual é a relação das igualdades antes e depois de utilizarmos as dicas dadas pela professora do problema?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades, e verificar que uma igualdade não se altera ao multiplicar ou dividir o mesmo valor em seus dois membros. Questione qual estratégia ou registro de representação os alunos utilizaram, e verifique se ao apresentar outras representações essas auxiliaram na compreensão dos resultados.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Qual é a relação da idade de Karina e seu irmão e o total obtido? (Enfatizar a ideia das igualdades)
- Qual é a relação das igualdades antes e depois de utilizarmos as dicas dadas pela professora do problema?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação de igualdade, e enfatize que podemos multiplicar ou dividir em seus dois membros, para que tenhamos a ideia de equivalência nas igualdade.
Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a ideia da igualdade em situações de multiplicação e divisão. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto. Então, procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da igualdade matemática em situações de multiplicação e divisão.
Materiais Complementares:
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a ideia da igualdade em situações de multiplicação e divisão. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto. Então, procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da igualdade matemática em situações de multiplicação e divisão.
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Complementar