15037
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Trabalhando recursos de coesão sequencial em reportagens

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Trabalhando recursos de coesão sequencial em reportagens

Plano 07 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Débora Souza, Danúbia da Costa Teixeira,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 7ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e semiótica.

Materiais necessários: Uma reportagem impressa, cadernos, lápis, caneta, borracha, notebook, tela de projeção e datashow.

Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências. Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema abordado.

Dificuldades antecipadas: Os alunos que não tiverem noções de conjunções e de articuladores poderão ter dificuldades em localizá-las nas reportagens.

Referências sobre o assunto:

BUENO, Luiza. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras: 2011.

COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Leia o tema da aula para os alunos. Esclareça que o objetivo dessa aula será abordar as relações de sentido estabelecidas nas reportagens pelas conjunções e articuladores textuais. Faça rapidamente o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos questionando-os sobre as conjunções que já foram estudadas por eles.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

1. Leia com os alunos os enunciados.

2. Reflita com eles sobre as questões propostas.

Sugestão de respostas:

  • Qual termo foi alterado nos enunciados? Os termos E e OU.
  • Essa alteração causou mudanças significativas na estrutura sintática? Não houve mudanças na estrutura sintática.
  • Essa mudança alterou o sentido o dos enunciados? Os alunos devem perceber que alterando-se apenas um único termo (E por OU) o significado de todo enunciado foi alterado.

No primeiro enunciado o termo “e ” expressa uma relação de adição enquanto que no segundo enunciado o termo “ou ” expressa uma relação de alternância.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide aos alunos e informe que trata-se de um trecho da reportagem que será trabalhada na aula. Peça para que eles observem os termos em destaque e digam qual relação eles estabelecem com o restante da oração. Utilize os conectivos “e” e “mas” como exemplo para que eles compreendam a proposta do exercício. Por exemplo: Logo na primeira oração, alguém nos diz que teve problemas com a justiça e não conseguia arrumar emprego, mas que é bom trabalhar por conta própria. Na verdade, ele está explicando o motivo pelo qual não conseguia arrumar emprego (=por causa dos problemas na justiça) ou pode também estar falando da consequência de ter entrado na justiça (=ficou difícil arrumar emprego). De todo jeito, ele diz que esse problema não é tão grave já que é muito melhor trabalhar para si próprio. Portanto, ele estabelece uma ideia de explicação/consequência e oposição entre as orações.
  • Peça aos alunos que sigam esse raciocínio para perceber a relação de sentido estabelecida pelos demais termos. Espera-se que eles percebam que “mais que” estabelece uma relação de comparação e que “apesar de” estabelece uma relação de quebra de expectativa.
  • Explique aos alunos que, como visto na aula anterior, as informações de um texto precisam estar articuladas e relacionadas para que haja progressão textual. Existem mecanismos que são utilizados pelo autor para garantir uma boa articulação entre as ideias, informações e os argumentos do texto, como no exemplo do slide. Um desses mecanismos é a coesão sequencial que ocorre por meio de marcadores verbais e conectivos.
  • Solicite a leitura individual da reportagem disponível no link https://cadernosdereportagem.wordpress.com/2017/12/27/vida-de-camelo/

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Imprima o exercício disponível em materiais complementares. O objetivo da atividade não é classificar as conjunções ou reconhecer as expressões e sim tratar da sua função e seu uso na construção da coesão textual.
  • Solicite aos alunos que realizem a atividade em dupla para que possam analisar as orações, trocar ideias e chegar a uma conclusão comum.
  • Circule entre os alunos e oriente-os no que precisarem.
  • Corrija o exercício ou disponibilize as respostas para conferência.

Materiais complementares.

Para imprimir o exercício, clique aqui.

Para as possibilidades de resposta, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Apresente a pergunta do slide aos alunos e deixe-os opinar livremente sobre o assunto. É importante que os alunos demonstrem o conhecimento da coesão sequencial e percebam que o emprego inadequado dos articuladores ou uma interpretação inadequada do seu uso pode comprometer tanto a produção de textos bem como a leitura de gêneros diversos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 7ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e semiótica.

Materiais necessários: Uma reportagem impressa, cadernos, lápis, caneta, borracha, notebook, tela de projeção e datashow.

Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências. Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema abordado.

Dificuldades antecipadas: Os alunos que não tiverem noções de conjunções e de articuladores poderão ter dificuldades em localizá-las nas reportagens.

Referências sobre o assunto:

BUENO, Luiza. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras: 2011.

COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Leia o tema da aula para os alunos. Esclareça que o objetivo dessa aula será abordar as relações de sentido estabelecidas nas reportagens pelas conjunções e articuladores textuais. Faça rapidamente o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos questionando-os sobre as conjunções que já foram estudadas por eles.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

1. Leia com os alunos os enunciados.

2. Reflita com eles sobre as questões propostas.

Sugestão de respostas:

  • Qual termo foi alterado nos enunciados? Os termos E e OU.
  • Essa alteração causou mudanças significativas na estrutura sintática? Não houve mudanças na estrutura sintática.
  • Essa mudança alterou o sentido o dos enunciados? Os alunos devem perceber que alterando-se apenas um único termo (E por OU) o significado de todo enunciado foi alterado.

No primeiro enunciado o termo “e ” expressa uma relação de adição enquanto que no segundo enunciado o termo “ou ” expressa uma relação de alternância.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide aos alunos e informe que trata-se de um trecho da reportagem que será trabalhada na aula. Peça para que eles observem os termos em destaque e digam qual relação eles estabelecem com o restante da oração. Utilize os conectivos “e” e “mas” como exemplo para que eles compreendam a proposta do exercício. Por exemplo: Logo na primeira oração, alguém nos diz que teve problemas com a justiça e não conseguia arrumar emprego, mas que é bom trabalhar por conta própria. Na verdade, ele está explicando o motivo pelo qual não conseguia arrumar emprego (=por causa dos problemas na justiça) ou pode também estar falando da consequência de ter entrado na justiça (=ficou difícil arrumar emprego). De todo jeito, ele diz que esse problema não é tão grave já que é muito melhor trabalhar para si próprio. Portanto, ele estabelece uma ideia de explicação/consequência e oposição entre as orações.
  • Peça aos alunos que sigam esse raciocínio para perceber a relação de sentido estabelecida pelos demais termos. Espera-se que eles percebam que “mais que” estabelece uma relação de comparação e que “apesar de” estabelece uma relação de quebra de expectativa.
  • Explique aos alunos que, como visto na aula anterior, as informações de um texto precisam estar articuladas e relacionadas para que haja progressão textual. Existem mecanismos que são utilizados pelo autor para garantir uma boa articulação entre as ideias, informações e os argumentos do texto, como no exemplo do slide. Um desses mecanismos é a coesão sequencial que ocorre por meio de marcadores verbais e conectivos.
  • Solicite a leitura individual da reportagem disponível no link https://cadernosdereportagem.wordpress.com/2017/12/27/vida-de-camelo/

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Imprima o exercício disponível em materiais complementares. O objetivo da atividade não é classificar as conjunções ou reconhecer as expressões e sim tratar da sua função e seu uso na construção da coesão textual.
  • Solicite aos alunos que realizem a atividade em dupla para que possam analisar as orações, trocar ideias e chegar a uma conclusão comum.
  • Circule entre os alunos e oriente-os no que precisarem.
  • Corrija o exercício ou disponibilize as respostas para conferência.

Materiais complementares.

Para imprimir o exercício, clique aqui.

Para as possibilidades de resposta, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Apresente a pergunta do slide aos alunos e deixe-os opinar livremente sobre o assunto. É importante que os alunos demonstrem o conhecimento da coesão sequencial e percebam que o emprego inadequado dos articuladores ou uma interpretação inadequada do seu uso pode comprometer tanto a produção de textos bem como a leitura de gêneros diversos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08LP13 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08LP14 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08LP04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano