Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a 7ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e semiótica.
Materiais necessários: Uma reportagem impressa, cadernos, lápis, caneta, borracha, notebook, tela de projeção e datashow.
Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências. Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema abordado.
Dificuldades antecipadas: Os alunos que não tiverem noções de conjunções e de articuladores poderão ter dificuldades em localizá-las nas reportagens.
Referências sobre o assunto:
BUENO, Luiza. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras: 2011.
COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993.
Tema da aula
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Leia o tema da aula para os alunos. Esclareça que o objetivo dessa aula será abordar as relações de sentido estabelecidas nas reportagens pelas conjunções e articuladores textuais. Faça rapidamente o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos questionando-os sobre as conjunções que já foram estudadas por eles.
Introdução
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações:
1. Leia com os alunos os enunciados.
2. Reflita com eles sobre as questões propostas.
Sugestão de respostas:
- Qual termo foi alterado nos enunciados? Os termos E e OU.
- Essa alteração causou mudanças significativas na estrutura sintática? Não houve mudanças na estrutura sintática.
- Essa mudança alterou o sentido o dos enunciados? Os alunos devem perceber que alterando-se apenas um único termo (E por OU) o significado de todo enunciado foi alterado.
No primeiro enunciado o termo “e ” expressa uma relação de adição enquanto que no segundo enunciado o termo “ou ” expressa uma relação de alternância.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 32 minutos
Orientações:
- Apresente o slide aos alunos e informe que trata-se de um trecho da reportagem que será trabalhada na aula. Peça para que eles observem os termos em destaque e digam qual relação eles estabelecem com o restante da oração. Utilize os conectivos “e” e “mas” como exemplo para que eles compreendam a proposta do exercício. Por exemplo: Logo na primeira oração, alguém nos diz que teve problemas com a justiça e não conseguia arrumar emprego, mas que é bom trabalhar por conta própria. Na verdade, ele está explicando o motivo pelo qual não conseguia arrumar emprego (=por causa dos problemas na justiça) ou pode também estar falando da consequência de ter entrado na justiça (=ficou difícil arrumar emprego). De todo jeito, ele diz que esse problema não é tão grave já que é muito melhor trabalhar para si próprio. Portanto, ele estabelece uma ideia de explicação/consequência e oposição entre as orações.
- Peça aos alunos que sigam esse raciocínio para perceber a relação de sentido estabelecida pelos demais termos. Espera-se que eles percebam que “mais que” estabelece uma relação de comparação e que “apesar de” estabelece uma relação de quebra de expectativa.
- Explique aos alunos que, como visto na aula anterior, as informações de um texto precisam estar articuladas e relacionadas para que haja progressão textual. Existem mecanismos que são utilizados pelo autor para garantir uma boa articulação entre as ideias, informações e os argumentos do texto, como no exemplo do slide. Um desses mecanismos é a coesão sequencial que ocorre por meio de marcadores verbais e conectivos.
- Solicite a leitura individual da reportagem disponível no link https://cadernosdereportagem.wordpress.com/2017/12/27/vida-de-camelo/
Desenvolvimento
Orientações:
- Imprima o exercício disponível em materiais complementares. O objetivo da atividade não é classificar as conjunções ou reconhecer as expressões e sim tratar da sua função e seu uso na construção da coesão textual.
- Solicite aos alunos que realizem a atividade em dupla para que possam analisar as orações, trocar ideias e chegar a uma conclusão comum.
- Circule entre os alunos e oriente-os no que precisarem.
- Corrija o exercício ou disponibilize as respostas para conferência.
Materiais complementares.
Para imprimir o exercício, clique aqui.
Para as possibilidades de resposta, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Apresente a pergunta do slide aos alunos e deixe-os opinar livremente sobre o assunto. É importante que os alunos demonstrem o conhecimento da coesão sequencial e percebam que o emprego inadequado dos articuladores ou uma interpretação inadequada do seu uso pode comprometer tanto a produção de textos bem como a leitura de gêneros diversos.