15036
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - O extralinguístico nas apresentações orais científicas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre o extralinguístico nas apresentações orais científicas

Plano 07 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniel Loureiro Gomes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de Divulgação Científica e no campo de atuação das práticas de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cópias dos textos disponíveis em Materiais Complementares e, se possível, projetor de slides.

Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.

Dificuldades antecipadas: O aluno pode não conseguir relacionar as marcas específicas de gestualidade e entonação vocal nas situações orais de apresentação científica.

Referências sobre o assunto:

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109>. Acesso em: 21 dez. 2018.

GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456>. Acesso em: 21 dez. 2018.

GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: <www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2018.

LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula questionando os alunos sobre o que acreditam significar a palavra “extralinguístico”. Após ouvir algumas opiniões, mostre a eles a estrutura da palavra como sendo uma boa pista para resposta: O “extra” indica a ideia de “fora”, “externo” e o “linguístico” faz referência à “língua”, então a palavra diz respeito a tudo que está fora da língua, esta considerada como a manifestação verbal da linguagem, seja pela oralidade ou pela escrita, de qualquer forma, pelo uso da palavra.
  • Acrescente que a aula será usada para que os alunos percebam como alguns aspectos que estão de fora da língua são capazes de se constituir como significações, formando senão o todo significativo, mas parte fundamental da compreensão do que se diz.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça para que os alunos observem as imagens do slide e pergunte se é possível diferenciar sentimentos ou sensações nas pessoas presentes nelas.
  • A expectativa é de que eles consigam perceber que as expressões faciais são capazes de produzir sentidos, uma vez que é possível afirmar que em cada pessoa uma sensação diferente é demonstrada.
  • Dê a palavra aos alunos de forma que cada imagem seja analisada por alunos diferentes.
  • Espera-se que eles respondam emoções como: satisfação, alegria, reflexão, compenetração, dor, surpresa e tédio.
  • Ao final das respostas, mostre a eles como a construção dos sentidos está para além daquilo que é dito pela fala ou pela escrita. É possível que outras formas de linguagem auxiliem nas comunicações cotidianas, como nas apresentações de caráter científico, como será visto a seguir.

Materiais Complementares:

Para acessar as imagens em material para impressão, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Apresente aos alunos o vídeo disponível aqui (https://www.youtube.com/watch?v=y670xb2D1Gg), intitulado “Como os gatos veem o mundo”.
  • Nesse momento, eles apenas visualizarão para se apropriar da temática.
  • Após a apresentação, peça para que eles digam o que perceberam como recursos expressivos tanto nos gestos quanto na entonação da voz.
  • É provável que eles não tenham dado a devida atenção em virtude da composição visual da apresentação, mas deixe que falem o que for possível sem interferir nas respostas.
  • Busque incentivá-los, sempre que citarem algo, a lembrar do que o narrador estava falando quando gesticulou ou usou uma entonação específica.
  • Após as respostas dadas, entregue o material disponível em Materiais Complementares, repita a apresentação do vídeo e peça que prestem atenção na forma de apresentar o texto, considerando gestos, movimentos de corpo, entonação e expressões faciais.
  • Nos slides seguintes, estão algumas imagens que mostram elementos extralinguísticos do vídeo.

Materiais Complementares:

Clique aqui para obter o material para reprodução da atividade de Desenvolvimento.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça para que eles formem trios e respondam no caderno às questões propostas acerca das imagens que estão nos slides 5 e 6. Professor, essas imagens também estão disponíveis em materiais complementares, no slide 4, caso não possua projetor.
  • Qual a importância dos gestos e expressões faciais para a compreensão das informações dadas no vídeo?
  • As entonações utilizadas pelo apresentador implicam em algum tipo de efeito no conteúdo dito? Qual?
  • Dê a eles um tempo para pensar nas respostas. Após esse tempo, peça que os trios digam suas respostas.
  • Verifique as discordâncias entre as respostas e sempre retome o conteúdo dito no momento do uso do gesto, expressão facial e entonação.

Materiais Complementares:

Para acessar as expectativas de respostas para essa atividade, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Siga as mesmas orientações do slide 5.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Solicite que os alunos que produzam um pequeno parágrafo a fim de verificar a sua compreensão sobre o fenômeno estudado.
  • Caso não haja disponibilidade de projetor de slide, escreva o comando no quadro para que eles entendam melhor.
  • A expectativa é a de que os alunos entendam que todos esses elementos funcionam como recursos que indicam prioridades informacionais, ênfase, apelos mais subjetivos por parte de quem fala. Os recursos extralinguísticos são parte significativa da linguagem que exprimem significações além das palavras, uma vez que é possível enfatizar uma palavra ou um enunciado com fala pausada, o dedo que aponta para algo indicando seu valor discursivo. Espera-se, enfim, que os estudantes compreendam o fenômeno da linguagem para além da língua, cujos sentidos se ampliam em virtude de fatores como os destacados na atividade de desenvolvimento.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de Divulgação Científica e no campo de atuação das práticas de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cópias dos textos disponíveis em Materiais Complementares e, se possível, projetor de slides.

Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.

Dificuldades antecipadas: O aluno pode não conseguir relacionar as marcas específicas de gestualidade e entonação vocal nas situações orais de apresentação científica.

Referências sobre o assunto:

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109>. Acesso em: 21 dez. 2018.

GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456>. Acesso em: 21 dez. 2018.

GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: <www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2018.

LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula questionando os alunos sobre o que acreditam significar a palavra “extralinguístico”. Após ouvir algumas opiniões, mostre a eles a estrutura da palavra como sendo uma boa pista para resposta: O “extra” indica a ideia de “fora”, “externo” e o “linguístico” faz referência à “língua”, então a palavra diz respeito a tudo que está fora da língua, esta considerada como a manifestação verbal da linguagem, seja pela oralidade ou pela escrita, de qualquer forma, pelo uso da palavra.
  • Acrescente que a aula será usada para que os alunos percebam como alguns aspectos que estão de fora da língua são capazes de se constituir como significações, formando senão o todo significativo, mas parte fundamental da compreensão do que se diz.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça para que os alunos observem as imagens do slide e pergunte se é possível diferenciar sentimentos ou sensações nas pessoas presentes nelas.
  • A expectativa é de que eles consigam perceber que as expressões faciais são capazes de produzir sentidos, uma vez que é possível afirmar que em cada pessoa uma sensação diferente é demonstrada.
  • Dê a palavra aos alunos de forma que cada imagem seja analisada por alunos diferentes.
  • Espera-se que eles respondam emoções como: satisfação, alegria, reflexão, compenetração, dor, surpresa e tédio.
  • Ao final das respostas, mostre a eles como a construção dos sentidos está para além daquilo que é dito pela fala ou pela escrita. É possível que outras formas de linguagem auxiliem nas comunicações cotidianas, como nas apresentações de caráter científico, como será visto a seguir.

Materiais Complementares:

Para acessar as imagens em material para impressão, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Apresente aos alunos o vídeo disponível aqui (https://www.youtube.com/watch?v=y670xb2D1Gg), intitulado “Como os gatos veem o mundo”.
  • Nesse momento, eles apenas visualizarão para se apropriar da temática.
  • Após a apresentação, peça para que eles digam o que perceberam como recursos expressivos tanto nos gestos quanto na entonação da voz.
  • É provável que eles não tenham dado a devida atenção em virtude da composição visual da apresentação, mas deixe que falem o que for possível sem interferir nas respostas.
  • Busque incentivá-los, sempre que citarem algo, a lembrar do que o narrador estava falando quando gesticulou ou usou uma entonação específica.
  • Após as respostas dadas, entregue o material disponível em Materiais Complementares, repita a apresentação do vídeo e peça que prestem atenção na forma de apresentar o texto, considerando gestos, movimentos de corpo, entonação e expressões faciais.
  • Nos slides seguintes, estão algumas imagens que mostram elementos extralinguísticos do vídeo.

Materiais Complementares:

Clique aqui para obter o material para reprodução da atividade de Desenvolvimento.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça para que eles formem trios e respondam no caderno às questões propostas acerca das imagens que estão nos slides 5 e 6. Professor, essas imagens também estão disponíveis em materiais complementares, no slide 4, caso não possua projetor.
  • Qual a importância dos gestos e expressões faciais para a compreensão das informações dadas no vídeo?
  • As entonações utilizadas pelo apresentador implicam em algum tipo de efeito no conteúdo dito? Qual?
  • Dê a eles um tempo para pensar nas respostas. Após esse tempo, peça que os trios digam suas respostas.
  • Verifique as discordâncias entre as respostas e sempre retome o conteúdo dito no momento do uso do gesto, expressão facial e entonação.

Materiais Complementares:

Para acessar as expectativas de respostas para essa atividade, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Siga as mesmas orientações do slide 5.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Solicite que os alunos que produzam um pequeno parágrafo a fim de verificar a sua compreensão sobre o fenômeno estudado.
  • Caso não haja disponibilidade de projetor de slide, escreva o comando no quadro para que eles entendam melhor.
  • A expectativa é a de que os alunos entendam que todos esses elementos funcionam como recursos que indicam prioridades informacionais, ênfase, apelos mais subjetivos por parte de quem fala. Os recursos extralinguísticos são parte significativa da linguagem que exprimem significações além das palavras, uma vez que é possível enfatizar uma palavra ou um enunciado com fala pausada, o dedo que aponta para algo indicando seu valor discursivo. Espera-se, enfim, que os estudantes compreendam o fenômeno da linguagem para além da língua, cujos sentidos se ampliam em virtude de fatores como os destacados na atividade de desenvolvimento.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP40 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP41 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano