Atividade para impressão - Quadro síntese
Quadro síntese
Plano de Aula
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Editorial
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Editorial e no campo de atuação jornalístico midiático. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/ Semiótica.
Materiais necessários: Providencie notebook e data show. Quadro síntese reproduzido em cartolina ou papel 40 kg (modelo do quadro disponível aqui); enunciado anotado em cartolina (o enunciado encontra-se disponível aqui), cartolinas (de acordo com o número de equipes), marcadores permanentes (um para cada equipe)
Informações sobre o gênero: O Editorial é um gênero textual que se situa no campo de atuação Jornalístico-midiático, circulando tanto em jornais quanto em revistas impressas ou digitais. Como texto opinativo, é construído com base em um ponto de vista sustentado por argumentos. Embora escrito por um indivíduo, não expressa uma opinião particular, mas a opinião de um grupo, refletindo a ideologia da maioria das pessoas que compõem a equipe (de jornal, de revista etc.), por isso raramente vem assinado. Seu estudo envolve também o estudo da argumentação, dos movimentos argumentativos, das estratégias argumentativas. dos tipos de argumentos.
Dificuldades antecipadas: Dependendo do nível de leitura da turma é possível que tenham dificuldade para identificar as relações entre as partes do texto.
Referências sobre o assunto:
KOCK, Ingedore Grunfeld Villaça. Argumentação e linguagem.13ª ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011.
___________________________________ . A inter-ação pela linguagem. 10ª ed. São Paulo: Editora Contexto, 2008.
________________ & ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2ª ed. São Paulo: Editora Contexto, 2011.
NEVES, Maria Helena de Moura. Que gramática estudar na escola? Norma e uso na língua portuguesa. São Paulo: Editora Contexto, 2013.
SCHWARZBOLD, Caroline. Uma abordagem dos operadores argumentativos em artigos de opinião: uma proposta de sequência didática para o 9º ano. Disponível em: <https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/16770/1/AbordagemOperadoresArgumentativos.pdf>. Acesso em 5 nov. de 2018.
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
a) Qual a opinião defendida no parágrafo? (A permissão de uso de boné em sala de aula)
b) Quais argumentos são usados para defendê-la? (Não interfere na aprendizagem; é um adereço como a tiara das meninas).
c) Qual a conclusão que os argumentos conduzem? (Se não é proibido usar tiara, não pode ser proibido usar boné)
d) Como os argumentos e a conclusão são colocados no texto? Algum elemento linguístico foi usado? (Os argumentos e a conclusão são colocados lado a lado, sem o auxílio de conectivos, os pontos unem esses argumentos sem relação de sentido)
d) Como o locutor encadeia os argumentos? (Os argumentos são encadeados por justaposição)
Tempo sugerido: 27 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Atividade para impressão - Quadro síntese
Quadro síntese
Atividade para impressão - Enunciados justapostos
Enunciados justapostos
Texto para impressão - Editorial
Editorial
Atividade para impressão - Pistas da caça ao tesouro
Pistas da caça ao tesouro
Resolução da atividade - Caça ao tesouro
Caça ao tesouro
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Envie aos alunos o slide Introdução, que apresenta algumas frases desconectadas, e peça que respondam às questões do slide. Peça que enviem, por mensagem de texto ou áudio, suas respostas ao WhatsApp da turma (que pode ser criado para facilitar o contato dos alunos com o professor durante as aulas de Língua Portuguesa). Em um áudio, explique brevemente sobre justaposição e conexão para unir as ideias de um parágrafo.
Desenvolvimento
Em um áudio, explique aos alunos que a conexão das ideias de um parágrafo se faz por palavras conhecidas como conectivos. No mesmo áudio, dê uma nova orientação: peça que se organizem em equipes de até 4 integrantes (sugira que eles criem, para isso, um grupo de interação no WhatsApp, onde poderão dialogar mais facilmente). Entregue para cada equipe o texto disponível nas orientações do slide Desenvolvimento, pedindo que façam uma leitura. Disponibilize a atividade para impressão (disponível aqui) para que identifiquem os conectivos e seus efeitos de sentido no texto lido. Quando acabarem, convide um aluno de cada grupo para relatar as respostas da equipe enviando um áudio ao WhatsApp da turma. Se preferir, faça um momento síncrono durante a exibição das respostas, via Zoom ou Google Meet, permitindo que todos discutam.
Fechamento
Para encerrar, em um áudio ou mensagem de texto, convide-os a sintetizar as informações geradas durante a atividade. Para isso, apresente o quadro do slide enviando-o ao WhatsApp da turma.
Convite às famílias
Convide a família a discutir e realizar em conjunto a leitura do texto e a atividade propostos, auxiliando no processo de problematização das atividades.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ilcilene Silva
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: A função dos operadores argumentativos
Finalidade da aula: Identificar os elementos linguísticos responsáveis pela articulação da argumentação e relacionar os operadores argumentativos aos sentidos que estabelecem entre os parágrafos do texto em função do percurso argumentativo.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Editorial
Objeto(s) do conhecimento: Estilo
Prática de linguagem: Análise linguística/ Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP18; EF89LP15
Sobre esta aula: esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Editorial e no campo de atuação jornalístico midiático. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/ Semiótica.
Materiais necessários: Providencie notebook e data show. Quadro síntese reproduzido em cartolina ou papel 40 kg (modelo do quadro disponível aqui); enunciado anotado em cartolina (o enunciado encontra-se disponível aqui), cartolinas (de acordo com o número de equipes), marcadores permanentes (um para cada equipe)
Informações sobre o gênero: O Editorial é um gênero textual que se situa no campo de atuação Jornalístico-midiático, circulando tanto em jornais quanto em revistas impressas ou digitais. Como texto opinativo, é construído com base em um ponto de vista sustentado por argumentos. Embora escrito por um indivíduo, não expressa uma opinião particular, mas a opinião de um grupo, refletindo a ideologia da maioria das pessoas que compõem a equipe (de jornal, de revista etc.), por isso raramente vem assinado. Seu estudo envolve também o estudo da argumentação, dos movimentos argumentativos, das estratégias argumentativas. dos tipos de argumentos.
Dificuldades antecipadas: Dependendo do nível de leitura da turma é possível que tenham dificuldade para identificar as relações entre as partes do texto.
Referências sobre o assunto:
KOCK, Ingedore Grunfeld Villaça. Argumentação e linguagem.13ª ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011.
___________________________________ . A inter-ação pela linguagem. 10ª ed. São Paulo: Editora Contexto, 2008.
________________ & ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2ª ed. São Paulo: Editora Contexto, 2011.
NEVES, Maria Helena de Moura. Que gramática estudar na escola? Norma e uso na língua portuguesa. São Paulo: Editora Contexto, 2013.
SCHWARZBOLD, Caroline. Uma abordagem dos operadores argumentativos em artigos de opinião: uma proposta de sequência didática para o 9º ano. Disponível em: <https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/16770/1/AbordagemOperadoresArgumentativos.pdf>. Acesso em 5 nov. de 2018.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: