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Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A função dos operadores argumentativos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre operadores argumentativos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ilcilene Silva

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ilcilene Silva
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: A função dos operadores argumentativos

Finalidade da aula: Identificar os elementos linguísticos responsáveis pela articulação da argumentação e relacionar os operadores argumentativos aos sentidos que estabelecem entre os parágrafos do texto em função do percurso argumentativo.

Ano: 9º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Editorial

Objeto(s) do conhecimento: Estilo

Prática de linguagem: Análise linguística/ Semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP18; EF89LP15

Sobre esta aula: esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Editorial e no campo de atuação jornalístico midiático. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/ Semiótica.

Materiais necessários: Providencie notebook e data show. Quadro síntese reproduzido em cartolina ou papel 40 kg (modelo do quadro disponível aqui); enunciado anotado em cartolina (o enunciado encontra-se disponível aqui), cartolinas (de acordo com o número de equipes), marcadores permanentes (um para cada equipe)

Informações sobre o gênero: O Editorial é um gênero textual que se situa no campo de atuação Jornalístico-midiático, circulando tanto em jornais quanto em revistas impressas ou digitais. Como texto opinativo, é construído com base em um ponto de vista sustentado por argumentos. Embora escrito por um indivíduo, não expressa uma opinião particular, mas a opinião de um grupo, refletindo a ideologia da maioria das pessoas que compõem a equipe (de jornal, de revista etc.), por isso raramente vem assinado. Seu estudo envolve também o estudo da argumentação, dos movimentos argumentativos, das estratégias argumentativas. dos tipos de argumentos.

Dificuldades antecipadas: Dependendo do nível de leitura da turma é possível que tenham dificuldade para identificar as relações entre as partes do texto.

Referências sobre o assunto:

KOCK, Ingedore Grunfeld Villaça. Argumentação e linguagem.13ª ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011.

___________________________________ . A inter-ação pela linguagem. 10ª ed. São Paulo: Editora Contexto, 2008.

________________ & ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2ª ed. São Paulo: Editora Contexto, 2011.

NEVES, Maria Helena de Moura. Que gramática estudar na escola? Norma e uso na língua portuguesa. São Paulo: Editora Contexto, 2013.

SCHWARZBOLD, Caroline. Uma abordagem dos operadores argumentativos em artigos de opinião: uma proposta de sequência didática para o 9º ano. Disponível em: <https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/16770/1/AbordagemOperadoresArgumentativos.pdf>. Acesso em 5 nov. de 2018.


Código: LPO9_11SQA07

(EF69LP18) Utilizar, na escrita/reescrita de textos argumentativos, recursos linguísticos que marquem as relações de sentido entre parágrafos e enunciados do texto e operadores de conexão adequados aos tipos de argumento e à forma de composição de textos argumentativos, de maneira a garantir a coesão, a coerência e a progressão temática nesses textos (“primeiramente, mas, no entanto, em primeiro/segundo/terceiro lugar, finalmente, em conclusão” etc.).

(EF89LP15) Utilizar, nos debates, operadores argumentativos que marcam a defesa de ideia e de diálogo com a tese do outro: concordo, discordo, concordo parcialmente, do meu ponto de vista, na perspectiva aqui assumida etc.


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