Nesta atividade, os pequenos vão experimentar uma brincadeira de origem índigena.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fernanda Silvia Lionese
Mentor: Wildes Gomes de Campos
Especialista do subgrupo etário: Mônica Samia
Campos de Experiência: O Eu, o outro e o nós. Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação. Corpo, gestos e movimentos.
Objetivos e códigos da Base:
(EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso do corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
(EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações tentando identificar palavras conhecidas.
Abordagem didática: As brincadeiras que envolvem jogos potencializam as aprendizagens da criança porque permitem que elas se expressem corporalmente, desenvolvam e tomem consciência das capacidades motoras. Através delas, as crianças ambém ampliam o repertório brincante, aprendem a conviver, seguir regras, lidar com vitórias e frustrações, fazer escolhas e pensar estrategicamente. Envolvidas em contextos lúdicos, os pequenos experimentam diversas situações desafiadoras que os impulsionam a explorar movimentos corporais com diferentes complexidades, buscar alternativas, cooperar e usar uma gama de conhecimentos de naturezas diversas.
Código: EDI3_07UND02
(EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.
(EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes