15027
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Jogo de origem indígena

Nesta atividade, os pequenos vão experimentar uma brincadeira de origem índigena.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Fernanda Silvia Lionese

Jogo de origem indígena

Apresente a proposta
Envie, por Whatsapp ou outra plataforma de comunicação com as famílias, imagens das crianças indígenas da aldeia Panará brincando de Brincadeira da onça (disponível aqui). Conte que esse é um jogo originário de uma comunidade indígena brasileira, conhecido como índios gigantes, os Panará. Fale sobre sua cultura, tradições, língua, educação, região em que vivem e história de resistência. (Você encontra outras referências no site “Território do brincar” - disponível aqui). Ao final, faça o convite:
- Que tal aprendermos essa brincadeira de origem indígena?

Adaptações necessárias
As famílias serão convidadas a conhecerem um jogo de origem indígena e brincarem com as crianças, adaptando aos espaços familiares. Compartilhe as regras da brincadeira ou grave um vídeo ensinando a brincar.

Sugira às famílias
Convide os familiares para realizarem a brincadeira indígena sugerida por você. Oriente que adaptem a brincadeira para os espaços e materiais que têm disponíveis, de acordo com a própria realidade. Podem brincar em uma varanda ou corredor e, se possível, num quintal.

Proponha que aprendam as regras e construam a brincadeira junto com as crianças. Sugira que brinquem juntos, se divertindo e registrando esse momento de interação. Ao final, sugira que perguntem às crianças como foi aprender uma nova brincadeira.

É possível que as crianças, a partir de conhecimentos prévios, brinquem de imitar movimentos indígenas ou outros conhecidos. Proponha que os familiares possam fomentar esse faz de conta juntos e se divertirem com a brincadeira da onça.

Para compartilhar com o grupo
Convide os familiares para compartilharem com você as vivências com as brincadeiras por meio de fotos ou vídeos, de modo que você possa compartilhar com as outras famílias. É possível compartilhar com todo o grupo por Whatsapp, por exemplo.

É esperado que, conforme você compartilhar essas ações, mais famílias se sintam estimuladas a realizarem a atividade. No retorno à escola, vocês podem retomar a brincadeira e brincar com toda a turma. Dependendo da sua região, outras brincadeiras indígenas podem ser conhecidas e compartilhadas entre as famílias.

Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla


Código: EDI3_07UND02

(EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.

(EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.

(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses):

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas