15026
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Oralidade

Plano de aula - Reconto oral - A loira do banheiro

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre praticar a oralidade e refletir sobre sua performance.

Plano 11 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Joice Eloi Guimarães

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de suspense e terror e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Nesta aula você deve possibilitar aos alunos identificar elementos (linguísticos e não linguísticos) constituintes da produção de um texto oral. Além disso, incentivá-los a utilizar tais elementos no reconto oral de uma lenda urbana.

Materiais necessários:

Vídeo “Lenda urbana: a loira do banheiro”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IVUb6Lcfra8>. Acesso em: 7 nov. 2018.

Informações sobre o gênero:

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. O oral como texto: como construir um objeto de ensino. In: ______. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e
org. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, p. 125-155.

FERRAZ, T.; GOIS S. A oralidade na escola: a investigação do trabalho docente como foco de reflexão. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

Dificuldades antecipadas: A produção oral, como o reconto de uma história, diferentemente da escrita, vai expor os alunos perante toda a classe. Isso pode ser, para muitos deles, uma grande dificuldade, tendo em vista questões de timidez e insegurança.

Referências sobre o assunto:

BENICÁ, Fabiana Aparecida. Lenda urbana: uma proposta de ensino da oralidade. Dissertação (Mestrado em Letras), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, UNESP, 2018.
DION, Sylvie. A lenda urbana: um gênero narrativo de grande mobilidade cultural. Londrina: GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL, número 6 – ago-dez de 2008. Disponível em: <http://revistaboitata.portaldepoeticasorais.inf.br/site/arquivos/revistas/1/lenda%20urbana%20Sylvie%20Dion%20ok.pdf>. Acesso em: 13 dez. 2018.

LOPES, Carlos Renato. Em busca do gênero lenda urbana. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 2, p. 373-393, maio/ago. 2008.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 min

Orientações:

  • Peça que os alunos respondam oralmente a pergunta orientadora “Como contar uma história?”. Você pode projetá-la ou, caso não disponha desse recurso, escreva no quadro.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Avise aos alunos que eles assistirão a um vídeo em que a contadora de histórias Andréa Ilha conta a lenda urbana da loira do banheiro. Pergunte se eles já viram um contador de histórias em ação.
  • Questione-os sobre a lenda da loira do banheiro, se já ouviram falar, em que situações isso ocorreu.
  • Peça para que, enquanto assistem ao vídeo, observem a maneira como a história é contada, atentando para elementos como a entonação e o ritmo da fala, as atitudes corporais da contadora nos diferentes momentos da narrativa.
  • Reproduza o vídeo “Lenda urbana: a loira do banheiro”. Você pode acessá-lo em: <https://www.youtube.com/watch?v=IVUb6Lcfra8>. Acesso em: 7 nov. 2018.
  • Proceda à discussão sobre o vídeo. Utilize as seguintes perguntas:
  • A versão da lenda da loira do banheiro contada no vídeo é igual a que vocês já conheciam? (Explique que, por serem de origem oral, as lendas urbanas sofrem alterações no tempo e espaço em que são contadas).
  • Que diferenças vocês podem apontar em relação à contação que assistiram e à leitura de um texto?
  • Vocês consideram que houve, por parte da contadora, uma preparação para contar essa lenda?
  • A forma como Andréa Ilha contou a história contribui para que ela provocasse mais medo no interlocutor?

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Organize, juntamente com os alunos, uma síntese de alguns elementos importantes na produção de um texto oral.
  • Peça para que eles falem elementos importantes em cada um dos aspectos (escreva-os no quadro). É importante que eles cheguem a informações como;
  • linguagem: entonação, pausas, melodia, respiração etc.
  • linguagem corporal: gestos, movimentos, mímicas faciais, olhares etc.
  • outros recursos: posicionamento frente ao público, roupas, cenário etc.
  • Mostre, com base na síntese que elaboraram, que a produção de um texto oral vai muito além de apenas falar.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientações:

  • Divida os alunos em grupos compostos de 5 estudantes.
  • Apresente a proposta de reconto oral da lenda da Loira do banheiro: avise-os que cada grupo terá 5 minutos para organizar uma apresentação oral (reconto da lenda urbana da loira do banheiro).
  • Lembre-os de que:
  • Todos os integrantes do grupos devem participar, contando uma parte da lenda.
  • No reconto não há uma preocupação com a reprodução exata da história que será recontada, mas que eles não devem criar novos elementos.
  • Eles devem se esforçar para utilizar os elementos constituintes da produção oral observados no vídeo e posteriormente sistematizados.


Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Explique aos alunos que o momento agora será de refletir sobre a experiência de reconto oral realizada nessa aula. Fale para eles que este é o momento de pensar sobre aquilo que aprenderam e as dificuldades que tiveram.
  • Peça para que eles dividam-se em novos grupos de, no máximo 4 estudantes e conversem tendo como base as perguntas orientadoras. (Caso você não disponha de um projetor, você pode escrevê-las no quadro). Este é um momento muito importante para que eles possam construir uma memória do processo e autoavaliarem seu desenvolvimento. Circule entre os grupos incentivando-os a falar.
  • Peça para que os grupos socializem brevemente as discussões que tiveram.
  • Faça alguns comentários gerais sobre o que percebeu de comum nas falas dos grupos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de suspense e terror e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Nesta aula você deve possibilitar aos alunos identificar elementos (linguísticos e não linguísticos) constituintes da produção de um texto oral. Além disso, incentivá-los a utilizar tais elementos no reconto oral de uma lenda urbana.

Materiais necessários:

Vídeo “Lenda urbana: a loira do banheiro”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IVUb6Lcfra8>. Acesso em: 7 nov. 2018.

Informações sobre o gênero:

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. O oral como texto: como construir um objeto de ensino. In: ______. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e
org. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, p. 125-155.

FERRAZ, T.; GOIS S. A oralidade na escola: a investigação do trabalho docente como foco de reflexão. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

Dificuldades antecipadas: A produção oral, como o reconto de uma história, diferentemente da escrita, vai expor os alunos perante toda a classe. Isso pode ser, para muitos deles, uma grande dificuldade, tendo em vista questões de timidez e insegurança.

Referências sobre o assunto:

BENICÁ, Fabiana Aparecida. Lenda urbana: uma proposta de ensino da oralidade. Dissertação (Mestrado em Letras), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, UNESP, 2018.
DION, Sylvie. A lenda urbana: um gênero narrativo de grande mobilidade cultural. Londrina: GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL, número 6 – ago-dez de 2008. Disponível em: <http://revistaboitata.portaldepoeticasorais.inf.br/site/arquivos/revistas/1/lenda%20urbana%20Sylvie%20Dion%20ok.pdf>. Acesso em: 13 dez. 2018.

LOPES, Carlos Renato. Em busca do gênero lenda urbana. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 2, p. 373-393, maio/ago. 2008.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 min

Orientações:

  • Peça que os alunos respondam oralmente a pergunta orientadora “Como contar uma história?”. Você pode projetá-la ou, caso não disponha desse recurso, escreva no quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Avise aos alunos que eles assistirão a um vídeo em que a contadora de histórias Andréa Ilha conta a lenda urbana da loira do banheiro. Pergunte se eles já viram um contador de histórias em ação.
  • Questione-os sobre a lenda da loira do banheiro, se já ouviram falar, em que situações isso ocorreu.
  • Peça para que, enquanto assistem ao vídeo, observem a maneira como a história é contada, atentando para elementos como a entonação e o ritmo da fala, as atitudes corporais da contadora nos diferentes momentos da narrativa.
  • Reproduza o vídeo “Lenda urbana: a loira do banheiro”. Você pode acessá-lo em: <https://www.youtube.com/watch?v=IVUb6Lcfra8>. Acesso em: 7 nov. 2018.
  • Proceda à discussão sobre o vídeo. Utilize as seguintes perguntas:
  • A versão da lenda da loira do banheiro contada no vídeo é igual a que vocês já conheciam? (Explique que, por serem de origem oral, as lendas urbanas sofrem alterações no tempo e espaço em que são contadas).
  • Que diferenças vocês podem apontar em relação à contação que assistiram e à leitura de um texto?
  • Vocês consideram que houve, por parte da contadora, uma preparação para contar essa lenda?
  • A forma como Andréa Ilha contou a história contribui para que ela provocasse mais medo no interlocutor?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Organize, juntamente com os alunos, uma síntese de alguns elementos importantes na produção de um texto oral.
  • Peça para que eles falem elementos importantes em cada um dos aspectos (escreva-os no quadro). É importante que eles cheguem a informações como;
  • linguagem: entonação, pausas, melodia, respiração etc.
  • linguagem corporal: gestos, movimentos, mímicas faciais, olhares etc.
  • outros recursos: posicionamento frente ao público, roupas, cenário etc.
  • Mostre, com base na síntese que elaboraram, que a produção de um texto oral vai muito além de apenas falar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientações:

  • Divida os alunos em grupos compostos de 5 estudantes.
  • Apresente a proposta de reconto oral da lenda da Loira do banheiro: avise-os que cada grupo terá 5 minutos para organizar uma apresentação oral (reconto da lenda urbana da loira do banheiro).
  • Lembre-os de que:
  • Todos os integrantes do grupos devem participar, contando uma parte da lenda.
  • No reconto não há uma preocupação com a reprodução exata da história que será recontada, mas que eles não devem criar novos elementos.
  • Eles devem se esforçar para utilizar os elementos constituintes da produção oral observados no vídeo e posteriormente sistematizados.


Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Explique aos alunos que o momento agora será de refletir sobre a experiência de reconto oral realizada nessa aula. Fale para eles que este é o momento de pensar sobre aquilo que aprenderam e as dificuldades que tiveram.
  • Peça para que eles dividam-se em novos grupos de, no máximo 4 estudantes e conversem tendo como base as perguntas orientadoras. (Caso você não disponha de um projetor, você pode escrevê-las no quadro). Este é um momento muito importante para que eles possam construir uma memória do processo e autoavaliarem seu desenvolvimento. Circule entre os grupos incentivando-os a falar.
  • Peça para que os grupos socializem brevemente as discussões que tiveram.
  • Faça alguns comentários gerais sobre o que percebeu de comum nas falas dos grupos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP53 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano