15025
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Elementos da coesão: o uso de nomes e de pronomes

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Ensino Fundamental sobre os elementos básicos da coesão.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosana Salvini Conrado

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Esta é a 2ª aula, intitulada Elementos da coesão: o uso de nomes e de pronomes, de um conjunto de 3 planos com foco em análise linguística e semiótica.

Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail, canal de comunicação para videochamada e envio das orientações e devolutivas;
Textos do plano, disponíveis aqui;
Google Forms e/ou Google Docs.

- Opcional: Padlet (tutorial disponível aqui).

Introdução
Para que os alunos compreendam as funções exercidas pelas classes de palavras, é preciso que já tenham conhecimentos sobre substantivos e pronomes. Chame a atenção do grupo para a importância de um texto bem escrito, com o uso adequado das palavras chamadas elementos de coesão. Encaminhe pelo WhatsApp ou e-mail o texto conforme o plano original, com as expressões em destaque e com as duas primeiras questões a serem respondidas no Google Forms ou Padlet:
1. A quem se referem os termos em destaque?
2. Por que o autor do texto usou palavras diferentes para se referir ao mesmo animal?
3. Releia o texto em voz alta, substituindo todas as palavras em destaque pela expressão “uma nova ave”, que é o termo referente nesse texto.
Com horário agendado para a devolutiva, pergunte aos alunos sobre o efeito que se criou com as repetições e diga-lhes que o uso de palavras diferentes enriquece o texto, tornando a leitura mais fluida.

Desenvolvimento
Apresente o slide do plano com o título “Elementos coesivos” explicando que o termo ‘referente’ é a primeira expressão antes das demais, que serve para referir-se a ela. Retome o texto anterior explicando, com exemplos, os substantivos e pronomes. Explique que serão publicados no Google Docs ou Padlet (se preferir, encaminhe pelo WhatsApp ou e-mail) três atividades para que completem com os devidos referentes:
Atividade 1 - Tabela com alguns exemplos a ser completada com pelo menos dois exemplos em cada coluna;
Atividade 2 - Texto lacunado;
Atividade 3 - Localizar os referentes no texto e completar as lacunas.

Fechamento
Agende um horário para uma webconferência, a fim de discutir as questões e ouvir os alunos. Levante alguns questionamentos: o que foi possível aprender sobre os elementos coesivos? Qual a importância desse tipo de conhecimento para a leitura e a produção de textos? Você pode pedir que cada um registre no caderno uma resposta a cada uma das questões apresentadas.

Convite às famílias
Convide os familiares a acompanhar suas atividades, especialmente se for utilizar o aplicativo Padlet, para que vejam diferentes possibilidades de estudo. É importante o envolvimento para que observem a sua participação nesta modalidade de estudo.

Sugestão Enviada Por: Sonia Antunes Caregnato


Código: LPO7_14ATS02

(EF07LP12) Reconhecer recursos de coesão referencial: substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas