Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer, compreender e usar verbos que exigem complementos a fim de completar o sentido e a regência deles, especialmente no gênero crônica.
Materiais necessários: Cópia de texto base; Quadro; Piloto; Apagador; Datashow; Computador.
Dificuldades antecipadas: Classificar os verbos em transitivo direto, indireto ou intransitivo.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999.
MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da Língua Portuguesa. 8ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. São Paulo: Moderna, 2005.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: Ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003
NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: Ática, 1995.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Diga aos alunos o tema da aula e prepare-os para a realização de uma dinâmica: as cadeiras, preferencialmente, devem estar dispostas num grande círculo, para que todos os alunos consigam se olhar e interagir melhor.
- Cada aluno receberá uma tarja com uma parte de frase: metade da turma receberá o início, até o verbo, e a outra metade receberá o complemento do verbo.
Introdução
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
- Entregue aos alunos, de maneira aleatória, as tarjas presentes neste e no próximo slide.
- Oriente-os da seguinte forma:
- Quem estiver com uma parte inicial do texto se levanta e lê;
- O aluno que estiver com o complemento adequado, logo em seguida, levanta e lê o complemento, de modo que todos os alunos formem duplas;
- Junto com sua dupla, os alunos vão classificar o seu verbo em transitivo direto, transitivo indireto ou transitivo direto e indireto;
- Depois de classificarem, cada dupla lê a frase completa e diz a classificação, de modo que todos possam concordar ou não e o professor dizer se está ou não está correta.
- Caso a sua turma tenha mais de 24 alunos, produza mais tarjas.
Materiais complementares:
Para acessar as tarjas para recorte clique aqui.
Para acessar as respostas da dinâmica clique aqui.
Introdução
Orientações: (continuação)
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Depois de finalizar a dinâmica, apresente e explique o mapa conceitual: de um lado o Verbo Transitivo e suas subdivisões, do outro, o Verbo Intransitivo.
Desenvolvimento
Orientações:
- Oriente e convide os alunos a produzirem juntos a crônica iniciada (produção textual coletiva).
- Apresente a proposta e leia as informações, indicando as lacunas a serem preenchidas;
- Antes de iniciar a efetiva produção, apresente aos alunos as informações sobre os critérios de produção da crônica, presentes no próximo slide;
- Reflita com os alunos sobre o desenvolvimento da história e decidam qual fato será narrado;
- No quadro, escreva o início da narração e solicite que os alunos sugiram a continuidade.
- Ao finalizar cada parte da crônica, solicite que um dos alunos da turma siga transcrevendo a história para uma folha;
- Solicite que um dos alunos leia a crônica em voz alta enquanto todos ajudam com a revisão do texto;
- Atribuam um título para a crônica;
- Finalizada a revisão, outro aluno relê a crônica em voz alta.
Desenvolvimento
Orientações:
- Antes de iniciar a efetiva produção, apresente esse slide contendo os critérios de produção ou imprima-os para entregar aos alunos.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Conclua a aula recolhendo a produção escrita por um dos alunos.
- Sintetize o conteúdo da aula fazendo a verificação a aprendizagem dos alunos. Para isso, solicite que os alunos completem as informações iniciadas neste slide.