15024
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Classificação e regência dos verbos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre classificação e regência dos verbos.

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paloma Sabata Lopes da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer, compreender e usar verbos que exigem complementos a fim de completar o sentido e a regência deles, especialmente no gênero crônica.

Materiais necessários: Cópia de texto base; Quadro; Piloto; Apagador; Datashow; Computador.

Dificuldades antecipadas: Classificar os verbos em transitivo direto, indireto ou intransitivo.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999.

MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da Língua Portuguesa. 8ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. São Paulo: Moderna, 2005.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: Ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003

NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: Ática, 1995.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Diga aos alunos o tema da aula e prepare-os para a realização de uma dinâmica: as cadeiras, preferencialmente, devem estar dispostas num grande círculo, para que todos os alunos consigam se olhar e interagir melhor.
  • Cada aluno receberá uma tarja com uma parte de frase: metade da turma receberá o início, até o verbo, e a outra metade receberá o complemento do verbo.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Entregue aos alunos, de maneira aleatória, as tarjas presentes neste e no próximo slide.
  • Oriente-os da seguinte forma:
  • Quem estiver com uma parte inicial do texto se levanta e lê;
  • O aluno que estiver com o complemento adequado, logo em seguida, levanta e lê o complemento, de modo que todos os alunos formem duplas;
  • Junto com sua dupla, os alunos vão classificar o seu verbo em transitivo direto, transitivo indireto ou transitivo direto e indireto;
  • Depois de classificarem, cada dupla lê a frase completa e diz a classificação, de modo que todos possam concordar ou não e o professor dizer se está ou não está correta.
  • Caso a sua turma tenha mais de 24 alunos, produza mais tarjas.

Materiais complementares:

Para acessar as tarjas para recorte clique aqui.

Para acessar as respostas da dinâmica clique aqui.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações: (continuação)

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Depois de finalizar a dinâmica, apresente e explique o mapa conceitual: de um lado o Verbo Transitivo e suas subdivisões, do outro, o Verbo Intransitivo.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Oriente e convide os alunos a produzirem juntos a crônica iniciada (produção textual coletiva).
  • Apresente a proposta e leia as informações, indicando as lacunas a serem preenchidas;
  • Antes de iniciar a efetiva produção, apresente aos alunos as informações sobre os critérios de produção da crônica, presentes no próximo slide;
  • Reflita com os alunos sobre o desenvolvimento da história e decidam qual fato será narrado;
  • No quadro, escreva o início da narração e solicite que os alunos sugiram a continuidade.
  • Ao finalizar cada parte da crônica, solicite que um dos alunos da turma siga transcrevendo a história para uma folha;
  • Solicite que um dos alunos leia a crônica em voz alta enquanto todos ajudam com a revisão do texto;
  • Atribuam um título para a crônica;
  • Finalizada a revisão, outro aluno relê a crônica em voz alta.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Antes de iniciar a efetiva produção, apresente esse slide contendo os critérios de produção ou imprima-os para entregar aos alunos.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Conclua a aula recolhendo a produção escrita por um dos alunos.
  • Sintetize o conteúdo da aula fazendo a verificação a aprendizagem dos alunos. Para isso, solicite que os alunos completem as informações iniciadas neste slide.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer, compreender e usar verbos que exigem complementos a fim de completar o sentido e a regência deles, especialmente no gênero crônica.

Materiais necessários: Cópia de texto base; Quadro; Piloto; Apagador; Datashow; Computador.

Dificuldades antecipadas: Classificar os verbos em transitivo direto, indireto ou intransitivo.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999.

MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da Língua Portuguesa. 8ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. São Paulo: Moderna, 2005.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: Ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003

NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: Ática, 1995.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Diga aos alunos o tema da aula e prepare-os para a realização de uma dinâmica: as cadeiras, preferencialmente, devem estar dispostas num grande círculo, para que todos os alunos consigam se olhar e interagir melhor.
  • Cada aluno receberá uma tarja com uma parte de frase: metade da turma receberá o início, até o verbo, e a outra metade receberá o complemento do verbo.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Entregue aos alunos, de maneira aleatória, as tarjas presentes neste e no próximo slide.
  • Oriente-os da seguinte forma:
  • Quem estiver com uma parte inicial do texto se levanta e lê;
  • O aluno que estiver com o complemento adequado, logo em seguida, levanta e lê o complemento, de modo que todos os alunos formem duplas;
  • Junto com sua dupla, os alunos vão classificar o seu verbo em transitivo direto, transitivo indireto ou transitivo direto e indireto;
  • Depois de classificarem, cada dupla lê a frase completa e diz a classificação, de modo que todos possam concordar ou não e o professor dizer se está ou não está correta.
  • Caso a sua turma tenha mais de 24 alunos, produza mais tarjas.

Materiais complementares:

Para acessar as tarjas para recorte clique aqui.

Para acessar as respostas da dinâmica clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações: (continuação)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Depois de finalizar a dinâmica, apresente e explique o mapa conceitual: de um lado o Verbo Transitivo e suas subdivisões, do outro, o Verbo Intransitivo.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Oriente e convide os alunos a produzirem juntos a crônica iniciada (produção textual coletiva).
  • Apresente a proposta e leia as informações, indicando as lacunas a serem preenchidas;
  • Antes de iniciar a efetiva produção, apresente aos alunos as informações sobre os critérios de produção da crônica, presentes no próximo slide;
  • Reflita com os alunos sobre o desenvolvimento da história e decidam qual fato será narrado;
  • No quadro, escreva o início da narração e solicite que os alunos sugiram a continuidade.
  • Ao finalizar cada parte da crônica, solicite que um dos alunos da turma siga transcrevendo a história para uma folha;
  • Solicite que um dos alunos leia a crônica em voz alta enquanto todos ajudam com a revisão do texto;
  • Atribuam um título para a crônica;
  • Finalizada a revisão, outro aluno relê a crônica em voz alta.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Antes de iniciar a efetiva produção, apresente esse slide contendo os critérios de produção ou imprima-os para entregar aos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Conclua a aula recolhendo a produção escrita por um dos alunos.
  • Sintetize o conteúdo da aula fazendo a verificação a aprendizagem dos alunos. Para isso, solicite que os alunos completem as informações iniciadas neste slide.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08LP07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano