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Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Artigo de divulgação científica: um convite à produção textual

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre como produzir um texto informativo sobre um tema científico em que se utilize os mecanismos de coesão sequencial.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Gabriella Flores Severo Fonseca

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais para envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.

Tema
Faça um breve vídeo pelo celular explicando aos alunos que os artigos de divulgação científica são muito importantes, porque divulgam as descobertas dos variados campos da Ciência para um público mais amplo. O intuito é que eles percebam o funcionamento dos mecanismos de coesão sequencial e como eles se relacionam com a progressão textual.

Introdução
Antes de solicitar a produção de um artigo de divulgação científica, questione os alunos, ainda em seu vídeo: qual descoberta científica chamaria a sua atenção para a leitura de um texto desse gênero? Sugira que os alunos se imaginem como cientistas que fizeram uma “estranha descoberta” e questione-os: de que forma você poderia divulgar sua descoberta? Como seria sua linguagem para expô-la? Espera-se que os alunos reflitam que a produção de um artigo científico seria uma boa forma de divulgar essa descoberta e que a linguagem utilizada nesse tipo de texto deve ser bem objetiva, mas simplificada para alcançar o público. Espera-se que os alunos reflitam também sobre a função do gênero artigo de divulgação científica. Observação: seu vídeo deverá ser encaminhado ao grupo da turma, no WhatsApp.

Desenvolvimento
Solicite a produção de um resumo de artigo de divulgação científica em duplas. Peça que a temática do texto aborde uma “estranha descoberta”. Indique que esse resumo deve ser escrito em um único parágrafo e ser composto por: uma introdução, apresentando brevemente o tema da pesquisa; uma metodologia, abordando quais meios foram utilizados para se chegar a essa descoberta, e uma justificativa, defendendo a importância dessa descoberta para o meio científico. Oriente que utilizem os mecanismo de coesão sequencial em seus textos. Relembre que os mecanismos de coesão sequencial podem estabelecer as seguintes ideias: adição (ex: além disso), oposição (ex: entretanto), afirmação (ex: nesse sentido), explicação (ex: isto é), conclusão (ex: em suma) e continuação (ex: em seguida). Após a produção dos resumos, peça que as duplas troquem entre si seus textos e grifem os mecanismos de coesão sequencial utilizados pelos colegas. Os alunos poderão fazer a troca pelo WhatsApp, no privado. Para isso, é importante que façam seus textos no Word, como documento.

Fechamento
Solicite que as duplas anotem, resumidamente, as “estranhas descobertas” apresentadas nos resumos dos artigos de divulgação científica de seus colegas. A partir da lista apresentada no slide desta etapa, presente no plano original, oriente que os alunos percebam se seus colegas utilizaram os mecanismos de coesão sequencial que expressam essas ideias expostas. Peça que os alunos anotem em seus cadernos os mecanismos de coesão sequencial utilizados por seus colegas e indiquem quais são as ideia que expõem, conforme visualizado no slide. Solicite que uma dupla faça a socialização com a turma, pelo WhatsApp, por meio de vídeo, áudio ou fotos.

Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a ler o artigo produzido pelos alunos para refletirem juntos sobre a temática abordada e a coerência do que foi escrito, bem como sobre os elementos conectivos utilizados para a coesão textual.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_14ATS03

(EF08LP13) Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial: conjunções e articuladores textuais.

(EF89LP29) Utilizar e perceber mecanismos de progressão temática, tais como retomadas anafóricas (“que, cujo, onde”, pronomes do caso reto e oblíquos, pronomes demonstrativos, nomes correferentes etc.), catáforas (remetendo para adiante ao invés de retomar o já dito), uso de organizadores textuais, de coesivos etc., e analisar os mecanismos de reformulação e paráfrase utilizados nos textos de divulgação do conhecimento.


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