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Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Artigo de divulgação científica: um convite à produção textual

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre como produzir um texto informativo sobre um tema científico em que se utilize os mecanismos de coesão sequencial.

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Gabriella Flores Severo Fonseca

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é analisar em um artigo de divulgação científica como os mecanismos de coesão sequencial são utilizados para relacionar e articular as partes do texto.

Materiais necessários: Papéis avulsos, caneta.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade em produzir textos em que utilizem os mecanismos de coesão sequencial.

Referências sobre o assunto:

ANTUNES, I. A coesão como propriedade textual: bases para o ensino do texto.

Calidoscópio, v. 7, n. 1, jan./abr., 2009.

______. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola, 2005.

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2009.

COSTA VAL, M. G. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

KOCH, I. V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1999.

______. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 1998.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo:

Contexto, 2011.

KOCH, I. V.; TRAVAGLIA, L. C. Texto e coerência. São Paulo: Cortez, 1997.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Diga aos alunos que os artigos de divulgação científica são muito importantes por divulgarem as descobertas dos variados campos da Ciência para um público mais amplo.
  • O intuito é que os alunos percebam o funcionamento dos mecanismos de coesão sequencial e como eles se relacionam com a progressão textual.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Antes de solicitar a produção de um artigo de divulgação científica, questione os alunos: Qual descoberta científica chamaria sua atenção para a leitura de um texto deste gênero?
  • Faça uma lista no quadro com os temas sugeridos pelos alunos.
  • Sugira que os alunos se imaginem como cientistas que fizeram uma “estranha descoberta” e questione-os: de que forma você poderia divulgar sua descoberta? Como seria sua linguagem para expô-la? Espera-se que os alunos indiquem que a produção de um artigo científico seria uma boa forma de divulgar essa descoberta e que a linguagem utilizada nesse tipo de texto deve ser bem objetiva, mas simplificada para alcançar o público.
  • Espera-se que o aluno reflita sobre a função do gênero artigo de divulgação científica.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Divida os alunos em duplas.
  • Solicite a produção de um resumo de artigo de divulgação científica em que abordem uma “estranha descoberta”.
  • Indique que esse resumo deve ser escrito em um único parágrafo; ser composto por: uma introdução, apresentando brevemente o tema da pesquisa; uma metodologia, abordando quais meios foram utilizados para se chegar a essa descoberta; e uma justificativa, defendendo a importância dessa descoberta para o meio científico.
  • Oriente que utilizem os mecanismo de coesão sequencial em seus textos.
  • Relembre que os mecanismos de coesão sequencial podem estabelecer as seguintes ideias: adição (ex: além disso), oposição (ex: entretanto), afirmação (ex: nesse sentido), explicação (ex: isto é), conclusão (ex: em suma) e continuação (ex: em seguida).
  • Após a produção dos resumos, peça que as duplas troquem entre si seus textos e que grifem os mecanismos de coesão sequencial utilizados pelos colegas.
  • Os alunos poderão ter dificuldade de utilizar diferentes elementos de coesão sequencial e de ordenar adequadamente o texto.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Solicite que as duplas apresentem, resumidamente, as “estranhas descobertas” apresentadas nos resumos dos artigos de divulgação científica de seus colegas.
  • A partir da lista apresentada nesse slide, oriente que os alunos percebam se seus colegas utilizaram os mecanismos de coesão sequencial que expressam essas ideias expostas.
  • Peça que os alunos citem os mecanismos de coesão sequencial utilizados por seus colegas e que indiquem quais são as ideia que expõem, conforme visualizado no slide.
  • Questione: Você acredita que seus colegas utilizaram de forma adequada os mecanismos de coesão sequencial? (Perceba a partir dessas respostas se os alunos compreenderam o uso dos mecanismos de coesão sequencial).
  • Ao final, indique a importância da utilização dos mecanismos de coesão sequencial nos textos para dar mais objetividade e clareza.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é analisar em um artigo de divulgação científica como os mecanismos de coesão sequencial são utilizados para relacionar e articular as partes do texto.

Materiais necessários: Papéis avulsos, caneta.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade em produzir textos em que utilizem os mecanismos de coesão sequencial.

Referências sobre o assunto:

ANTUNES, I. A coesão como propriedade textual: bases para o ensino do texto.

Calidoscópio, v. 7, n. 1, jan./abr., 2009.

______. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola, 2005.

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2009.

COSTA VAL, M. G. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

KOCH, I. V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1999.

______. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 1998.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo:

Contexto, 2011.

KOCH, I. V.; TRAVAGLIA, L. C. Texto e coerência. São Paulo: Cortez, 1997.

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Diga aos alunos que os artigos de divulgação científica são muito importantes por divulgarem as descobertas dos variados campos da Ciência para um público mais amplo.
  • O intuito é que os alunos percebam o funcionamento dos mecanismos de coesão sequencial e como eles se relacionam com a progressão textual.
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Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Antes de solicitar a produção de um artigo de divulgação científica, questione os alunos: Qual descoberta científica chamaria sua atenção para a leitura de um texto deste gênero?
  • Faça uma lista no quadro com os temas sugeridos pelos alunos.
  • Sugira que os alunos se imaginem como cientistas que fizeram uma “estranha descoberta” e questione-os: de que forma você poderia divulgar sua descoberta? Como seria sua linguagem para expô-la? Espera-se que os alunos indiquem que a produção de um artigo científico seria uma boa forma de divulgar essa descoberta e que a linguagem utilizada nesse tipo de texto deve ser bem objetiva, mas simplificada para alcançar o público.
  • Espera-se que o aluno reflita sobre a função do gênero artigo de divulgação científica.

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Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Divida os alunos em duplas.
  • Solicite a produção de um resumo de artigo de divulgação científica em que abordem uma “estranha descoberta”.
  • Indique que esse resumo deve ser escrito em um único parágrafo; ser composto por: uma introdução, apresentando brevemente o tema da pesquisa; uma metodologia, abordando quais meios foram utilizados para se chegar a essa descoberta; e uma justificativa, defendendo a importância dessa descoberta para o meio científico.
  • Oriente que utilizem os mecanismo de coesão sequencial em seus textos.
  • Relembre que os mecanismos de coesão sequencial podem estabelecer as seguintes ideias: adição (ex: além disso), oposição (ex: entretanto), afirmação (ex: nesse sentido), explicação (ex: isto é), conclusão (ex: em suma) e continuação (ex: em seguida).
  • Após a produção dos resumos, peça que as duplas troquem entre si seus textos e que grifem os mecanismos de coesão sequencial utilizados pelos colegas.
  • Os alunos poderão ter dificuldade de utilizar diferentes elementos de coesão sequencial e de ordenar adequadamente o texto.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Solicite que as duplas apresentem, resumidamente, as “estranhas descobertas” apresentadas nos resumos dos artigos de divulgação científica de seus colegas.
  • A partir da lista apresentada nesse slide, oriente que os alunos percebam se seus colegas utilizaram os mecanismos de coesão sequencial que expressam essas ideias expostas.
  • Peça que os alunos citem os mecanismos de coesão sequencial utilizados por seus colegas e que indiquem quais são as ideia que expõem, conforme visualizado no slide.
  • Questione: Você acredita que seus colegas utilizaram de forma adequada os mecanismos de coesão sequencial? (Perceba a partir dessas respostas se os alunos compreenderam o uso dos mecanismos de coesão sequencial).
  • Ao final, indique a importância da utilização dos mecanismos de coesão sequencial nos textos para dar mais objetividade e clareza.

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