Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é analisar em um artigo de divulgação científica como os mecanismos de coesão sequencial são utilizados para relacionar e articular as partes do texto.
Materiais necessários: Papéis avulsos, caneta.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade em produzir textos em que utilizem os mecanismos de coesão sequencial.
Referências sobre o assunto:
ANTUNES, I. A coesão como propriedade textual: bases para o ensino do texto.
Calidoscópio, v. 7, n. 1, jan./abr., 2009.
______. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola, 2005.
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2009.
COSTA VAL, M. G. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
KOCH, I. V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1999.
______. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 1998.
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo:
Contexto, 2011.
KOCH, I. V.; TRAVAGLIA, L. C. Texto e coerência. São Paulo: Cortez, 1997.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Diga aos alunos que os artigos de divulgação científica são muito importantes por divulgarem as descobertas dos variados campos da Ciência para um público mais amplo.
- O intuito é que os alunos percebam o funcionamento dos mecanismos de coesão sequencial e como eles se relacionam com a progressão textual.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Antes de solicitar a produção de um artigo de divulgação científica, questione os alunos: Qual descoberta científica chamaria sua atenção para a leitura de um texto deste gênero?
- Faça uma lista no quadro com os temas sugeridos pelos alunos.
- Sugira que os alunos se imaginem como cientistas que fizeram uma “estranha descoberta” e questione-os: de que forma você poderia divulgar sua descoberta? Como seria sua linguagem para expô-la? Espera-se que os alunos indiquem que a produção de um artigo científico seria uma boa forma de divulgar essa descoberta e que a linguagem utilizada nesse tipo de texto deve ser bem objetiva, mas simplificada para alcançar o público.
- Espera-se que o aluno reflita sobre a função do gênero artigo de divulgação científica.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Divida os alunos em duplas.
- Solicite a produção de um resumo de artigo de divulgação científica em que abordem uma “estranha descoberta”.
- Indique que esse resumo deve ser escrito em um único parágrafo; ser composto por: uma introdução, apresentando brevemente o tema da pesquisa; uma metodologia, abordando quais meios foram utilizados para se chegar a essa descoberta; e uma justificativa, defendendo a importância dessa descoberta para o meio científico.
- Oriente que utilizem os mecanismo de coesão sequencial em seus textos.
- Relembre que os mecanismos de coesão sequencial podem estabelecer as seguintes ideias: adição (ex: além disso), oposição (ex: entretanto), afirmação (ex: nesse sentido), explicação (ex: isto é), conclusão (ex: em suma) e continuação (ex: em seguida).
- Após a produção dos resumos, peça que as duplas troquem entre si seus textos e que grifem os mecanismos de coesão sequencial utilizados pelos colegas.
- Os alunos poderão ter dificuldade de utilizar diferentes elementos de coesão sequencial e de ordenar adequadamente o texto.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Solicite que as duplas apresentem, resumidamente, as “estranhas descobertas” apresentadas nos resumos dos artigos de divulgação científica de seus colegas.
- A partir da lista apresentada nesse slide, oriente que os alunos percebam se seus colegas utilizaram os mecanismos de coesão sequencial que expressam essas ideias expostas.
- Peça que os alunos citem os mecanismos de coesão sequencial utilizados por seus colegas e que indiquem quais são as ideia que expõem, conforme visualizado no slide.
- Questione: Você acredita que seus colegas utilizaram de forma adequada os mecanismos de coesão sequencial? (Perceba a partir dessas respostas se os alunos compreenderam o uso dos mecanismos de coesão sequencial).
- Ao final, indique a importância da utilização dos mecanismos de coesão sequencial nos textos para dar mais objetividade e clareza.