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Plano de aula - Assembleia

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Ensino Fundamental sobre Oralidade / Leitura / Produção de textos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ariane Previde Paz

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui) e Padlet (tutorial disponível aqui).

Introdução
Diga aos alunos que a proposta da aula é realizar uma roda de leitura levando em consideração a realidade do isolamento social. Em um vídeo, explique o que é uma assembleia dando exemplos aos alunos (use as orientações e as informações do plano de aula; se possível, indique links de trechos de assembleias presentes no YouTube). Diga, no final do vídeo, que os alunos devem se organizar em grupos de 4 ou 5 participantes para discutir e compartilhar ideias, decisões e responsabilidades. Oriente que cada grupo ficará responsável por uma sessão da assembleia (veja a divisão de funções no plano de aula), enviando a eles um calendário para realização das assembleias. Cada grupo deverá pensar em uma pauta para a sua sessão, levantando problemas sociais que afetam a vida deles e escolhendo apenas um tema mais relevante.

Desenvolvimento
É possível realizar a Assembleia no Google Meet ou no Zoom. No início da atividade, é importante estabelecer quem será o relator (você deverá orientá-lo a respeito de como fazer a ata), as regras de mediação, tempo das falas e para cada pauta. Caso não seja possível realizar a Assembleia síncrona, crie um grupo no WhatsApp e combine com os alunos um dia para realizar a discussão através de áudios e mensagens de texto. Para tanto, estabeleça um tempo para os áudios e medie o número de áudios de cada relator. Além disso, uma discussão dessa forma deve ser bastante objetiva; assim, oriente os alunos para que sejam sucintos em suas falas.

Fechamento
Envie a ata (em um documento do Google Docs) aos alunos para que avaliem as ações apontadas. Peça que apontem os problemas e verifiquem possibilidades de alterações. No documento colaborativo criado, faça uma tabela com as responsabilidades que cada aluno tomou para si no processo decisório com relação às pautas, com prazos para que as ações sejam executadas. Peça que os alunos deixem os seus nomes no final da pauta, como sinalização de que estão de acordo com as ações.

Convite às famílias
Incentive também as famílias a participarem da elaboração das assembleias levantando temas importantes e propostas para resolver os problemas apontados.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_04ATP01

(EF69LP20) Identificar, tendo em vista o contexto de produção, a forma de organização dos textos normativos e legais, a lógica de hierarquização de seus itens e subitens e suas partes: parte inicial (título – nome e data – e ementa), blocos de artigos (parte, livro, capítulo, seção, subseção), artigos (caput e parágrafos e incisos) e parte final (disposições pertinentes à sua implementação) e analisar efeitos de sentido causados pelo uso de vocabulário técnico, pelo uso do imperativo, de palavras e expressões que indicam circunstâncias, como advérbios e locuções adverbiais, de palavras que indicam generalidade, como alguns pronomes indefinidos, de forma a poder compreender o caráter imperativo, coercitivo e generalista das leis e de outras formas de regulamentação.

(EF69LP22) Produzir, revisar e editar textos reivindicatórios ou propositivos sobre problemas que afetam a vida escolar ou da comunidade, justificando pontos de vista, reivindicações e detalhando propostas (justificativa, objetivos, ações previstas etc.), levando em conta seu contexto de produção e as características dos gêneros em questão.

(EF69LP23) Contribuir com a escrita de textos normativos, quando houver esse tipo de demanda na escola – regimentos e estatutos de organizações da sociedade civil do âmbito da atuação das crianças e jovens (grêmio livre, clubes de leitura, associações culturais etc.) – e de regras e regulamentos nos vários âmbitos da escola – campeonatos, festivais, regras de convivência etc., levando em conta o contexto de produção e as características dos gêneros em questão.

(EF69LP25) Posicionar-se de forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas.

(EF69LP26) Tomar nota em discussões, debates, palestras, apresentação de propostas, reuniões, como forma de documentar o evento e apoiar a própria fala (que pode se dar no momento do evento ou posteriormente, quando, por exemplo, for necessária a retomada dos assuntos tratados em outros contextos públicos, como diante dos representados).


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