15021
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Exercitando o uso da vírgula em orações coordenadas assindéticas e estabelecendo relações de sentido

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre orações coordenadas assindéticas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Ruth De Castro Almeida Barbosa

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maria Ruth Barbosa
Mentor: Joseana Matias
Especialista: Silvia Albert

Título da aula: Exercitando o uso da vírgula em orações coordenadas assindéticas e estabelecendo relações de sentido 

Finalidade da aula: Comparar orações - uso de vírgula, ponto e “e” - , mostrando compreensão das relações de sentido, sobretudo o efeito das vírgulas nas orações coordenadas assindéticas.

Ano: 6º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Morfossintaxe

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF06LP07

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é  perceber o uso da vírgula em orações coordenadas como meio de atribuição de sentido.

Materiais necessários: Computador e projetor, folhas xerografadas com exercícios, quadro e giz.

Dificuldades antecipadas: As atividades de comparação de frases podem não ser muito simples para o aluno; daí a importância de se fazer a atividade em dupla e de o professor caminhar pela sala enquanto os alunos discutem e registram suas ideias.

Referências sobre o assunto:

UCHÔA, Carlos Eduardo Falcão. Do valor do emprego da vírgula no ensino da análise sintática. In: Sobre o ensino da análise sintática: história e redirecionamento. Série Língua e Ensino Reflexões e Propostas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010. P. 122-134

KOCH, Ingedore G. Villaça. A coesão sequencial. In: A Coesão Textual. Coleção Repensando a Língua Portuguesa. São Paulo: Contexto, 2000. P. 52-60

GARCIA, Othon M. Coordenação e ênfase. In: Comunicação em prosa moderna. 27.ed. - Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010, p. 51-52


Código: LPO6_15ATS02

(EF06LP07) Identificar, em textos, períodos compostos por orações separadas por vírgula sem a utilização de conectivos, nomeando-os como períodos compostos por coordenação.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas