Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber o uso da vírgula em orações coordenadas como meio de atribuição de sentido.
Materiais necessários: Computador e projetor, folhas xerografadas com exercícios, quadro e giz.
Dificuldades antecipadas: As atividades de comparação de frases podem não ser muito simples para o aluno; daí a importância de se fazer a atividade em dupla e de o professor caminhar pela sala enquanto os alunos discutem e registram suas ideias.
Referências sobre o assunto:
UCHÔA, Carlos Eduardo Falcão. Do valor do emprego da vírgula no ensino da análise sintática. In: Sobre o ensino da análise sintática: história e redirecionamento. Série Língua e Ensino Reflexões e Propostas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010. P. 122-134
KOCH, Ingedore G. Villaça. A coesão sequencial. In: A Coesão Textual. Coleção Repensando a Língua Portuguesa. São Paulo: Contexto, 2000. P. 52-60
GARCIA, Othon M. Coordenação e ênfase. In: Comunicação em prosa moderna. 27.ed. - Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010, p. 51-52
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Mostre o slide à turma, peça-lhes que leiam. Pergunte-lhes o que significa “virgule”. (Colocar vírgula). Pergunte, a seguir, como seriam colocadas as vírgulas, considerando o tema da aula. (Pode ser que algum aluno diga que deve colocar vírgula após cada palavra. Se isso acontecer, pergunte como se classificam morfologicamente as palavras da frase (Verbo). Diga, então, que o uso da vírgula terá relação com o uso de verbos ou orações.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Após cumprimentar os alunos, diga-lhes: “Hoje nós vamos ver um trailer de um filme que fez e ainda faz muito sucesso: Uma aventura no tempo” https://www.youtube.com/watch?v=JCue1IjiZWU
- Peça que, caso haja alguém na sala que já tenha assistido ao filme, que não conte aos demais o que acontece nele.
- Prossiga, perguntando à turma se, de acordo com o que foi visto no trailer e de acordo com o próprio título, essa animação terá muita ou pouca ação. (Muita, porque é uma aventura e, além disso, as imagens mostraram muitas situações diferentes.)
- Continue, perguntando se um filme que tem muita ação parece passar mais rapidamente ou mais devagar que um filme de pouca ação. (Mais rapidamente.) Caso os alunos pareçam ficar em dúvida sobre isso, reforce a pergunta, questionando qual filme parece ser mais rápido, mesmo tendo o mesmo tempo de duração, se uma aventura ou um romance. (Uma aventura.)
- Instigue o pensamento dos alunos, perguntando que recursos o produtor de um filme usa para as ações parecerem rápidas. (Muitas ações uma após a outra, cores diferentes, músicas.)
- Diga, então, que a escrita também tem recursos para mostrar que as ações acontecem rapidamente. Pergunte-lhes que recurso é esse. (Talvez, se você não estiver trabalhando os planos na sequência, os alunos digam os sinais de pontuação aleatoriamente, sem citar diretamente a vírgula. Nesse caso, direcione a resposta, perguntando que sinal de pontuação mostra uma pausa menor, se o ponto final ou a vírgula. (Vírgula.) Conclua, então, que a vírgula é um recurso da escrita para mostrar que as ações acontecem de forma sequencial, mais rapidamente.
- Parabenize os alunos pela participação e diga-lhes que hoje farão uma aventura na escrita, usando a vírgula para separar orações.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Mostre aos alunos o slide acima.
- Leia o que está escrito.
- Diga que farão coletivamente a atividade.
- Prossiga a análise com perguntas, uma para cada aluno, sequencialmente, observando a posição das carteiras. Vá anotando as respostas, formando uma frase. Não coloque vírgulas. A intenção é que os alunos percebam, posteriormente, a necessidade delas.
- Peça ao primeiro aluno que dê um nome à personagem.
- Prossiga perguntando, aos alunos seguintes, observando a figura, o que aconteceu com a personagem, o que aconteceu depois, até que todas as mudanças na personagem tenham sido observadas e registradas. (Sugestão de escrita: Antônio nasceu, virou um bebê lindo, cresceu, tornou-se uma criança, começou a frequentar a escola, brincava, virou um rapaz, começou a trabalhar, virou um adulto, começou a usar óculos, envelheceu, começou a usar bengala. - Sem as vírgulas.)
- Peça que leiam a frase e que percebam que ela ficou muito grande, que a pessoa fica até sem fôlego para ler. Pergunte, então, o que pode ser feito para ficar mais fácil de ser lida e perceber cada ação de uma vez, que sinal poderia ser usado. (A vírgula.) Pergunte, então, em que espaços a vírgula deveria ser colocada. Vá colocando-as, conforme as crianças forem falando, separando cada ação da vida da personagem, de acordo com a frase feita no item 6 destas orientações.)
- Peça às crianças que se juntem em duplas para fazerem a próxima atividade. Isso fará com que os alunos discutam suas ideias, trocando informações sobre suas hipóteses.
- Entregue uma folha de exercícios para cada dupla (a união em duplas facilita a discussão das questões).
- Diga-lhes que para fazerem o exercício da folha, os alunos deverão imaginar situações de vida em que as frases sejam usadas. Lembrem-lhes de que, na nossa língua, se mudamos um sinal, uma palavra ou mesmo uma letra, podemos fazer muitas mudanças no que dizemos. E isso é o mais legal! Peça-lhes que conversem entre si, para fazerem adequadamente o exercício. Informe-lhes que as frases que irão ler têm relação com o filme citado no início da aula
- Enquanto os alunos fazem o exercício, caminhe pela sala, observando o desenvolvimento das atividades. Evite dar respostas prontas para os alunos, optando por conduzir o raciocínio com perguntas como “O que você acha que é?”, “Por que você acha isso?”, “E se eu escrevesse de outra forma, o que poderia acontecer?” Oriente-os a se lembrarem de que, em Português, qualquer mudança de escrita provoca diferença de sentido.
- Faça a correção dos exercícios. Para tal, no exercício 1, leia as duas primeiras frases e pergunte quem quer responder. Se não houver ninguém, escolha uma dupla. Caso a resposta se distancie muito da do gabarito, pergunte à turma o que acha, se alguém escreveu algo diferente, até chegar à resposta esperada. Caso, ainda assim, não se chegue à resposta esperada, leia novamente as frases, deixando clara a diferença que a pontuação exerce, e faça novamente a pergunta. Faça o mesmo com os dois outros conjuntos de frases. Corrija o exercício 2, também perguntando a quem queira responder, primeiramente, para, só em caso de ninguém o querer fazer, pedir a alguém que o faça. Tenha cuidado para, sendo opcional, não deixar que a mesma dupla responda sempre, pois isso poderia inibir os demais, além de passar a ideia de que só essa dupla estaria apta para resolver os exercícios propostos, ou, ainda, que o professor tenha preferência por ela.
Materiais complementares:
Exercícios escritos: https://docs.google.com/document/d/1FqfQs4iuKXPDDmL8El3tyxSOSP-yOiNoBZdzptGmHq8/edit
Resolução da atividade: https://docs.google.com/document/d/1s9Bq0R1tEokHwyovlfmJe6imLuwZxwopWWCTRozD5Fc/edit
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Mostre o slide e leia-o para os alunos, enfatizando a palavra “vírgula” toda vez que ela aparecer.
- Diga que precisa de cinco alunos para fazerem a atividade. (Procure permitir que participem dessa atividade aqueles que ainda não participaram das demais; por ser uma atividade mais simples, isso valorizará o aluno mais tímido ou com mais dificuldade.) O primeiro deverá falar que fez uma ação, o segundo deve repetir o que ele disse, falar “vírgula” e acrescentar outra ação e assim sucessivamente, até que todos falem.
- Parabenize todos pela participação, pedindo a todos que batam palmas para os participantes, dizendo que mostraram ter aprendido sobre o uso da vírgula para separar orações coordenadas.