15019
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Conhecendo algumas figuras de linguagem

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre figuras de linguagem

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Ruth De Castro Almeida Barbosa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Introdução
Diga aos alunos, por áudio ou por vídeo, que vai lhes propor um desafio: você vai encaminhar alguns poemas e eles deverão classificá-los da seguinte forma:
     - Tipo 1: poemas que tratam coisas como se elas tivessem sentimentos e pudessem agir como seres humanos;
     - Tipo 2: poemas que comparam duas ou mais coisas entre si usando o conectivo “como” (comparam sentimentos com coisas, sentimentos com ações etc.);
     - Tipo 3: poemas que comparam duas ou mais coisas entre si, mas sem usar o conectivo “como”.
Enfatize que cada poema só cabe em um tipo dentre os 3 listados acima. Se quiser, diga que há 3 do tipo 1; 2 do tipo 2 e 2 do tipo 3. Envie aos alunos os poemas disponíveis nos Materiais do Plano, mas inclua, no mesmo documento, os poemas de Mário Quintana, José Paulo Paes e Jorge de Lima dos slides de Desenvolvimento do Plano, totalizando 7 poemas. Peça que os grupos façam essa análise e justifiquem suas respostas, explicando os porquês de suas escolhas e trazendo um pouco da discussão do grupo por escrito.

Desenvolvimento
Aguarde o retorno de sua turma, acompanhando-os pelos canais combinados por vocês em caso de dúvidas dos grupos. Quando tiver os retornos de todos os grupos, compartilhe, por meio de um novo áudio ou vídeo, destaques e observações sobre os trabalhos dos grupos, destacando, sempre de forma positiva, o que construíram. Então, explique com mais detalhes que o poema é um gênero textual literário e, por se tratar de arte com a palavra, usa e abusa do que chamamos de Figuras de Linguagem, que é essa brincadeira com os sentidos das palavras e as inúmeras possibilidades de expressar e/ou criar ideias, pensamentos, sentimentos, sensações, ambientes etc. por meio da linguagem. Aproveite as Orientações do Plano de Aula para acrescentar o que mais você achar necessário.

Fechamento
Envie por escrito um compilado sobre Metáfora, Personificação e Comparação, com os poemas utilizados no trabalho e, se possível, com outros poemas como leitura complementar. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e siga o roteiro do slide de Fechamento do Plano de Aula.

Convite às famílias
Que tal convidar as famílias a brincar de comparação? Envie às famílias a listinha sugerida logo abaixo e oriente-os para que cada membro que queira participar da brincadeira complete as frases como quiser. O objetivo é ser o mais inusitado e original possível nas respostas:
     - Seus olhos são como...
     - Amar você é como…
     - Você tem uma voz que parece...
     - Esse seu cachorro parece um...
     - Essa comida parece com...
     - Seu perfume é tal qual...
     - O namorado dela parece um…
Depois que todos preencherem, podem ler em voz alta um para o outro. Você pode criar outra lista ou acrescentar outras possibilidades, se desejar. As famílias que se sentirem à vontade podem compartilhar suas listas no grupo de WhatsApp da turma.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_07ATS01

(EF67LP38) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem, como comparação, metáfora, metonímia, personificação, hipérbole, dentre outras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas