15018
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - AM ou ÃO na terminação dos verbos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre terminação -am e -ão nos verbos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Thaíse Silva Paim

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para enviar as propostas de atividades e as orientações sobre as mesmas, a fim de que os alunos tenham condições de realizar a tarefa com autonomia;

Introdução 
Envie aos alunos, por áudio, vídeo ou mensagem de texto, uma orientação sobre a atividade, tendo o cuidado de explicá-la para que eles tenham condições de realizar a tarefa com autonomia. Fale para os alunos que eles realizarão uma atividade em que exercitarão os conhecimentos sobre o uso de AM e ÃO nas terminações verbais de passado e futuro. Retome as regularidades do uso de AM e ÃO, dando exemplos de orações no passado e no futuro, e proponha aos alunos que releiam as suas anotações antes de realizar a atividade proposta.

Desenvolvimento
O plano original propõe o jogo “Passa ou repassa”. Considerando o distanciamento, realizar o jogo seria complicado. Por isso, transforme as questões do jogo em uma atividade normal e envie aos alunos para que possam respondê-las no caderno. Oriente-os a respeito de cada questão para que possam responder sozinhos. Proponha aos alunos que dialoguem com um colega, pelo WhatsApp, sobre as questões da atividade. Em um momento posterior, envie as respostas da atividade para que comparem com suas próprias respostas e possam fazer possíveis ajustes.

Fechamento
Proponha aos alunos que gravem um áudio contando sobre o que aprenderam do uso de AM e ÃO nas terminações verbais e enviem para o grupo de WhatsApp da turma. Aproveite o áudio para realizar uma avaliação das aprendizagens dos alunos.

Convite às famílias
Sugira aos alunos que convidem algum familiar para participar da brincadeira “É com AM ou ÃO”. Envie a eles algumas frases e explique que a brincadeira funciona da seguinte forma: um participante diz a frase e o tempo verbal e o outro precisa dizer qual é a terminação do verbo.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_02ATS03

(EF05LP01) Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema-grafema regulares, contextuais e morfológicas e palavras de uso frequente com correspondências irregulares.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas