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Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - AM ou ÃO na terminação dos verbos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre terminação -am e -ão nos verbos

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Thaíse Silva Paim

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é revisar as regularidades da escrita dos verbos terminados em -am e -ão.

Materiais necessários: caixa para armazenar as questões, folhas de papel cartão para confeccionar os cartões,

Dificuldades antecipadas: Os alunos esquecerem as regularidades descobertas da escrita dos verbos terminados em -am e -ão.

Referências sobre o assunto:

MORAIS, A. G. de (org.). O aprendizado da ortografia. 3ª ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Informe a finalidade da aula para os alunos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula fazendo uma breve revisão das regularidades na escrita das formas verbais terminadas em AM e ÃO.

As formas verbais, no tempo futuro, terminadas em sílabas tônicas, são escritas com ÃO. Exemplos: estudarão, brincarão, falarão.

As formas verbais, nos tempos presente e passado, terminadas em sílabas átonas são escritas com AM. Exemplos: Presente: estudam, brincam, falam/ Passado: estudaram, brincaram, falaram

2. Explique que, na aula de hoje, eles irão participar do jogo denominado “Passa e repassa”. Sonde o que sabem a respeito do jogo e, a partir dessas informações, apresente as seguintes instruções:

1. Divida a sala em dois grupos.

2. Realize a brincadeira do par ou ímpar para ver qual grupo começa o jogo.

3. Cada grupo irá escolher um membro, por vez, para responder a pergunta sorteada pelo professor. O mesmo componente não pode responder duas vezes , a não ser que já tenha terminado a rodada e, todos, em algum momento, tenham participado das perguntas.

4. O membro escolhido pela equipe deve posicionar-se em frente ao colega escolhido pela equipe adversária em uma mesa.

5. O professor sorteará a pergunta e o membro da equipe terá 30 segundos para respondê-la. Caso não saiba a resposta, mesmo após consultar o grupo, pode "passar" a pergunta para outra equipe.

6. Se esta equipe também não souber responder, deve "repassar" a pergunta.

7. A cada resposta certa, o grupo acumula pontos. Mas a equipe que responder incorretamente perde todos os pontos e passa o direito de resposta para a equipe adversária.

8. Antes de dizer se a resposta está certa ou errada, o professor deverá fazer suspense, utilizando a frase "A resposta está e..." (exata ou errada). Os acertos dos grupos serão contabilizados por meio de pontos que deverão ser marcados no quadro.

9. A equipe que fizer mais pontos será a vencedora.

Materiais complementares:

Acesse as regras do jogo e suas cartas para impressão.

Acesse a resolução do jogo.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Inicie o jogo.

Perguntas para serem respondidas pelos grupos. As palavras sublinhadas são as respostas. As correções serão feitas após acabar o tempo de resposta de todos os grupos

  • As formas verbais que estiverem no tempo futuro e terminadas em sílabas tônicas, são escritas com ÃO? Dê um exemplo: brincarão.
  • As formas verbais que estiverem nos tempos presente e passado, terminadas em sílabas tônicas, serão escritas com AM? Exemplo: brincam,
    brincaram
    .
  • Amanhã os pais sairão mais cedo ou sairam mais cedo para trabalhar? sairão
  • Na semana passada, os alunos compraram ou comprarão o livro de literatura que estava faltando? compraram
  • Não tenho livro de Matemática. Meus colegas me emprestam ou emprestão todos os dias? emprestam
  • As formas verbais terminadas em AM e ÃO estão relacionadas a quais pessoas do discurso (primeira, segunda ou terceira)? Do singular ou do plural? Espera-se que o grupo responda: terceira pessoa do plural.
  • Em palavras monossílabas tônicas usa-se a terminação ão ou am?
  • Digamos que seus amigos vão à praia amanhã e você quer ir junto. Para convencer seus pais a deixarem você ir também, deverá escrever um bilhete. Como ficaria a construção da frase? Meus pais, todos os meus amigos irão à praia. Por que não posso ir? O emprego do verbo ir está correto?
  • Digamos que vários amigos foram, ontem, à festa de aniversário e você não teve permissão para comparecer. Frustrado, você escreverá um bilhete manifestando sua insatisfação. Como ficaria o texto? Expectativa de resposta: Meus pais, todos os meus amigos foram à festa na casa de Maria, menos eu! Estou muito triste.
  • As férias estão chegando. Todos os seus amigos _________ (sentir) sua falta.
  • A comida da escola ontem estava muito saborosa. Todos ______________ (comer) satisfeitos.
  • Ontem foi o último dia de aula da professora de Redação. Os alunos se __________ (despedir) com tristeza.
  • Ontem suas amigas foram fazer uma caminhada pelo parque. Elas ________ (andar) muitos quilômetros.
  • Amanhã suas amigas irão fazer uma caminhada pelo parque. Elas ________ (andar) muitos quilômetros.
  • Paulo e Ricardo fizeram teste para serem aprovados em um clube de futebol. Durante a prova, eles ____________________ (apresentar) muito nervosismo.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Reflita com os alunos a contribuição do jogo “passa ou repassa” para a revisão dos conhecimentos sobre o emprego das terminações AM e ÃO em finais de verbos. (Espera-se que o aluno responda que o jogo ajudou a refletir e consolidar os conhecimentos sobre as terminações AM e ÃO, pois revisaram as regularidades para o emprego de uma ou de outra terminação verbal.)
  • Faça as seguintes perguntas:

O que achou do jogo “passa ou repassa”? (Espera-se que o aluno diga que a aula ficou agradável e dinâmica)

Quais dúvidas surgiram na realização das provas? Essas dúvidas foram sanadas? (É possível que o aluno diga que, em diversos momentos, houve troca de AM por ÃO e que o jogo contribuiu para que isso não ocorra mais.)

Essa atividade contribuiu para a ampliação dos conhecimentos sobre o emprego das terminações AM e ÃO no final das formas verbais? (Acredita-se que os alunos responderão que sim.)

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é revisar as regularidades da escrita dos verbos terminados em -am e -ão.

Materiais necessários: caixa para armazenar as questões, folhas de papel cartão para confeccionar os cartões,

Dificuldades antecipadas: Os alunos esquecerem as regularidades descobertas da escrita dos verbos terminados em -am e -ão.

Referências sobre o assunto:

MORAIS, A. G. de (org.). O aprendizado da ortografia. 3ª ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Informe a finalidade da aula para os alunos.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula fazendo uma breve revisão das regularidades na escrita das formas verbais terminadas em AM e ÃO.

As formas verbais, no tempo futuro, terminadas em sílabas tônicas, são escritas com ÃO. Exemplos: estudarão, brincarão, falarão.

As formas verbais, nos tempos presente e passado, terminadas em sílabas átonas são escritas com AM. Exemplos: Presente: estudam, brincam, falam/ Passado: estudaram, brincaram, falaram

2. Explique que, na aula de hoje, eles irão participar do jogo denominado “Passa e repassa”. Sonde o que sabem a respeito do jogo e, a partir dessas informações, apresente as seguintes instruções:

1. Divida a sala em dois grupos.

2. Realize a brincadeira do par ou ímpar para ver qual grupo começa o jogo.

3. Cada grupo irá escolher um membro, por vez, para responder a pergunta sorteada pelo professor. O mesmo componente não pode responder duas vezes , a não ser que já tenha terminado a rodada e, todos, em algum momento, tenham participado das perguntas.

4. O membro escolhido pela equipe deve posicionar-se em frente ao colega escolhido pela equipe adversária em uma mesa.

5. O professor sorteará a pergunta e o membro da equipe terá 30 segundos para respondê-la. Caso não saiba a resposta, mesmo após consultar o grupo, pode "passar" a pergunta para outra equipe.

6. Se esta equipe também não souber responder, deve "repassar" a pergunta.

7. A cada resposta certa, o grupo acumula pontos. Mas a equipe que responder incorretamente perde todos os pontos e passa o direito de resposta para a equipe adversária.

8. Antes de dizer se a resposta está certa ou errada, o professor deverá fazer suspense, utilizando a frase "A resposta está e..." (exata ou errada). Os acertos dos grupos serão contabilizados por meio de pontos que deverão ser marcados no quadro.

9. A equipe que fizer mais pontos será a vencedora.

Materiais complementares:

Acesse as regras do jogo e suas cartas para impressão.

Acesse a resolução do jogo.

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Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Inicie o jogo.

Perguntas para serem respondidas pelos grupos. As palavras sublinhadas são as respostas. As correções serão feitas após acabar o tempo de resposta de todos os grupos

  • As formas verbais que estiverem no tempo futuro e terminadas em sílabas tônicas, são escritas com ÃO? Dê um exemplo: brincarão.
  • As formas verbais que estiverem nos tempos presente e passado, terminadas em sílabas tônicas, serão escritas com AM? Exemplo: brincam,
    brincaram
    .
  • Amanhã os pais sairão mais cedo ou sairam mais cedo para trabalhar? sairão
  • Na semana passada, os alunos compraram ou comprarão o livro de literatura que estava faltando? compraram
  • Não tenho livro de Matemática. Meus colegas me emprestam ou emprestão todos os dias? emprestam
  • As formas verbais terminadas em AM e ÃO estão relacionadas a quais pessoas do discurso (primeira, segunda ou terceira)? Do singular ou do plural? Espera-se que o grupo responda: terceira pessoa do plural.
  • Em palavras monossílabas tônicas usa-se a terminação ão ou am?
  • Digamos que seus amigos vão à praia amanhã e você quer ir junto. Para convencer seus pais a deixarem você ir também, deverá escrever um bilhete. Como ficaria a construção da frase? Meus pais, todos os meus amigos irão à praia. Por que não posso ir? O emprego do verbo ir está correto?
  • Digamos que vários amigos foram, ontem, à festa de aniversário e você não teve permissão para comparecer. Frustrado, você escreverá um bilhete manifestando sua insatisfação. Como ficaria o texto? Expectativa de resposta: Meus pais, todos os meus amigos foram à festa na casa de Maria, menos eu! Estou muito triste.
  • As férias estão chegando. Todos os seus amigos _________ (sentir) sua falta.
  • A comida da escola ontem estava muito saborosa. Todos ______________ (comer) satisfeitos.
  • Ontem foi o último dia de aula da professora de Redação. Os alunos se __________ (despedir) com tristeza.
  • Ontem suas amigas foram fazer uma caminhada pelo parque. Elas ________ (andar) muitos quilômetros.
  • Amanhã suas amigas irão fazer uma caminhada pelo parque. Elas ________ (andar) muitos quilômetros.
  • Paulo e Ricardo fizeram teste para serem aprovados em um clube de futebol. Durante a prova, eles ____________________ (apresentar) muito nervosismo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Reflita com os alunos a contribuição do jogo “passa ou repassa” para a revisão dos conhecimentos sobre o emprego das terminações AM e ÃO em finais de verbos. (Espera-se que o aluno responda que o jogo ajudou a refletir e consolidar os conhecimentos sobre as terminações AM e ÃO, pois revisaram as regularidades para o emprego de uma ou de outra terminação verbal.)
  • Faça as seguintes perguntas:

O que achou do jogo “passa ou repassa”? (Espera-se que o aluno diga que a aula ficou agradável e dinâmica)

Quais dúvidas surgiram na realização das provas? Essas dúvidas foram sanadas? (É possível que o aluno diga que, em diversos momentos, houve troca de AM por ÃO e que o jogo contribuiu para que isso não ocorra mais.)

Essa atividade contribuiu para a ampliação dos conhecimentos sobre o emprego das terminações AM e ÃO no final das formas verbais? (Acredita-se que os alunos responderão que sim.)

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