15017
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Pesquisas em forma de notícias e reportagens

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre pesquisas em formato jornalístico

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Caroline Silveira

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores Nova Escola
Professor-autor: Maria Caroline Silveira
Mentor: Greta Fragrata
Especialista: Heloísa Jordão 

Título da aula: Pesquisas em forma de notícias e reportagens

Finalidade da aula: Associar informações expostas por notícias e reportagens, com dados de gráficos e diagramas originados de pesquisas, exercitando o conhecimento acerca do gênero jornalístico.

Ano: 4º ano do Ensino Fundamental

Gênero:Notícia Objeto(s) do conhecimento:Forma de composição do texto / Adequação dos textos às normas de escrita.

Prática de linguagem:

Análise Linguística /Semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF35LP16, EF04LP24

Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia e no campo de atuação vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Projetor multimídia; cartolinas e recortes de reportagens e charges de jornais variados.

Informações sobre o gênero: O gênero notícia pode ser entendido como um texto no qual se divulga um fato ou acontecimento, veiculado principalmente por jornais, revistas e rádios, impressos, eletrônicos ou televisivos. Por ser um gênero massivo de comunicação atinge a todas as camadas da população, trazendo informações e contribuindo para a formação de opinião. Esses textos são dinâmicos, atuais e periódicos, e, como não é qualquer fato que vira notícia, ele deve ser marcado pelo ineditismo, gerar interesse e identificação no leitor. Tendo em vista que há diversos públicos que leem os jornais, cada linha editorial se adequa ao que entende que chamará mais a atenção de seu público alvo, determinando assim seu vocabulário, extensão do texto, temáticas e o nível de parcialidade no tratamento das informações. A notícia é composta por três partes: título, lead e corpo. O título e subtítulo (quando houver) deve despertar o interesse no leitor, títulos com maior destaque em uma publicação são conhecidos também como manchetes; o lead (1º parágrafo do texto) deve apresentar as informações essenciais do fato: o quê, quem, quando, onde, como, por quê; tais informações serão mais detalhadas no corpo do texto. As fotos e legendas também são marcas desse gênero e servem como um resumo da notícia. Os alunos devem saber que para se escolher a notícia que se vai ler, dentre tantas em um jornal, é comum se ater ao título e a imagem, por isso essas escolhas são feitas com muito critério pelos jornais.

Dificuldades antecipadas: A atividade proposta requer leitura atenta, minuciosa e interpretativa das partes das notícias, incluindo leitura de imagens,  gráficos e infográficos. Alguns alunos podem ainda não saber quais são as partes da notícia e apresentar dificuldades para fazer as associações. O desconhecimento das temáticas apresentadas pelas notícias também podem dificultar a compreensão do texto e a associação entre as partes.

Referências sobre o assunto: BARBOSA. Jaqueline Peixoto. Outras mídias e linguagens na escola. In: Práticas de leitura e escrita / Maria Angélica Freire de Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 174-180. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf. Acesso em 26 de nov. de 2018.


MENDONÇA, Márcia. Imagem e texto explicando o mundo: Infográfico. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p.221-238. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf. Acesso em 26 de nov. de 2018.


Código: LPO4_05SQA05

(EF04LP24) Identificar e reproduzir, em seu formato, tabelas, diagramas e gráficos em relatórios de observação e pesquisa, como forma de apresentação de dados e informações.

(EF35LP16) Identificar e reproduzir, em notícias, manchetes, lides e corpo de notícias simples para público infantil e cartas de reclamação (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas