9996
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Álgebra

Plano de aula - A sacola de compras

Plano de aula de matemática com atividades para 3 do Fundamental sobre reconhecer o sinal de diferente para a balança em desequilíbrio.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luana Pires Barbosa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT3_13ALG04

Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal

- Opcionais:
Jogo: Balança lógica
Jogos físicos: JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DA ÁLGEBRA
Artigo: Álgebra nos anos iniciais
Celular, computador ou tablet

Para este plano, foque na etapa da Atividade principal

Aquecimento
Apesar do foco ser a atividade principal, o aquecimento retoma a situação de equilíbrio na balança presente no plano 03, portanto, se algum aluno ainda ficou com dúvidas ou apresentou problemas na aula anterior pode começar com a atividade de aquecimento. Você pode enviá-la por WhatsApp, e-mail ou outro meio de comunicação e interação que você estiver utilizando. Os alunos podem respondê-la por esse mesmo meio.

Atividade principal
O foco desta atividade principal é o equilíbrio em sacolas para compará-lo com sentenças matemáticas iguais, ou seja, estabelecer igualdades. Os alunos precisam ter acesso a imagem das frutas e das sacolas da atividade principal. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar o slide para a turma e explicar a atividade. Eles devem copiar a situação problema. Ao invés de desenhar as frutas, os alunos podem escrever os nomes e colocar a massa de cada uma. Caso a aula não seja síncrona ou não tenha acesso a transmissão por vídeo, você pode fotografar a balança do slide ou da atividade principal. Pode compartilhar a imagem dos slides das frutas e das sacolas com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Você pode gravar um vídeo efetuando a leitura da situação problema e mostrando a atividade também. Eles também devem copiar as frutas e suas massas no caderno. A princípio, os alunos devem pensar individualmente na resolução da situação. Você pode guiar a ação dos alunos enviando alguns questionamentos:
     - O que vocês colocaram primeiro na sacola?
     - Como vocês se organizaram para não confundir os itens?
     - Vocês conseguiram deixar Mariana e Thiago com a mesma quantidade de itens?
     - Qual item ficou de fora?
     - Se colocássemos as sacolas em uma balança, a balança ficaria equilibrada?
     - Qual a maneira de deixar o peso mais próximo uma sacola da outra?
Depois, os alunos podem compartilhar a sua resolução com toda a turma por meio de vídeos, fotografias, áudios ou textos.

Discussão das soluções
A discussão das soluções desta atividade pode ser compartilhada através dos slides ou das imagens dos slides, mas o importante é que os alunos confrontem as suas respostas e conclusões com as que foram mostradas nos slides. Eles podem opinar concordando ou discordando do que foi mostrado no slide.

Encerramento
Levante junto com os alunos os conceitos aprendidos nesta aula através de questionamentos que os ajudem a concluir o que foi feito. Conclua a aula com o slide ou com o que está escrito no encerramento para que os alunos copiem no caderno como forma de anotação para consultas posteriores. Pergunte se os alunos gostariam de complementar o registro com alguma outra informação.

Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização, escolha as que melhor se adequam a sua turma.

Convite às famílias
O envolvimento das famílias nas atividades escolares juntos com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização deles, mas devemos levar em consideração que algumas vezes essas pessoas estão trabalhando ou não apresentam condições de ajudá-los. Portanto, o que colocamos são apenas sugestões.
Uma forma de envolvimento da família com os alunos é brincando com balanças caso tenham alguma em casa ou com sacolas e produtos que tenham sua massa registrada como arroz, feijão, macarrão... Se não tiverem, podem fazer uma balança com palito de churrasco e barbante. A família também pode incentivar os alunos a jogarem os jogos indicados.

Sugestão Enviada Por: Elisa Vilalta


Código: MAT3_13ALG04

(EF03MA11) Compreender a ideia de igualdade para escrever diferentes sentenças de adições ou de subtrações de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 3º ano:

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem regularidade em sequências numéricas ou geométricas, ideia de igualdade e diferença em sentenças relacionadas a adição ou subtração de dois números naturais.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas