9996
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - A sacola de compras

Plano de aula de matemática com atividades para 3 do Fundamental sobre reconhecer o sinal de diferente para a balança em desequilíbrio.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luana Pires Barbosa

 

2 minutos. select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Luana Pires Barbosa

Mentor: Paulo César da Silva  Rocha

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF03MA11) Compreender a ideia de igualdade para escrever diferentes sentenças de adições ou de subtrações de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença.

Objetivos específicos

Reconhecer o sinal de diferente para a balança em desequilíbrio.

Conceito-chave

Noção de diferença em uma situação-problema envolvendo desequilíbrio.

Recursos necessários

  • Atividades impressas (coladas no caderno ou não) ou projetadas;
  • Lápis e borracha.







Orientações: Projete ou leia o objetivo para os alunos.

Propósito: Compartilhe o objetivo com a turma.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Projete essa atividade para os alunos ou desenhe no quadro. Dê um tempo para que façam a resposta dissertativa no caderno.

Propósito: Retomar os conteúdos que as crianças já possuem para iniciar a atividade.

Discuta com a turma:

  • A balança está equilibrada ou desequilibrada? Explique o porquê.
  • O que faz com que essa balança fique desequilibrada?
  • O que poderia equilibrá-la?
  • Neste caso, ela tem lados iguais ou diferentes?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Leia com os alunos as instruções da atividade de forma que todos tirem as suas dúvidas. Forme duplas e entregue às crianças a atividade acima (ou escreva no quadro). As crianças devem fazer combinações para que as sacolas fiquem equilibradas. Enquanto fazem, vá caminhando pela sala e atente-se às duplas com dificuldade para que não desistam de fazer a atividade.

Propósito: Utilizar o conceito de equivalência na balança de pratos.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Leia aqui o texto de Trivilin e Ribeiro (2015) sobre os diferentes significados do sinal de igualdade.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Leia com os alunos as instruções da atividade de forma que todos tirem as suas dúvidas. Forme duplas e entregue às crianças a atividade acima (ou escreva no quadro). As crianças devem fazer combinações para que as sacolas fiquem equilibradas. Enquanto fazem, vá caminhando pela sala e atente-se às duplas com dificuldade para que não desistam de fazer a atividade.

Propósito: Utilizar o conceito de equivalência na balança de pratos.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Após a realização da atividade, convide algumas duplas para contarem à turma como fizeram para descobrir como ficou o peso de cada sacola e as estratégias que usaram para descobrir. Disponibilize o quadro para este momento da atividade. Esse é só um exemplo de possível resolução, porém você deve aproveitar as dos seus alunos.

Propósito: Compartilhar estratégias com os colegas.

Discuta com a turma:

  • O que vocês colocaram primeiro na sacola?
  • Como vocês se organizaram para não confundir os itens?
  • Vocês conseguiram deixar Mariana e Thiago com a mesma quantidade de itens?
  • Qual item ficou de fora?
  • Se colocássemos as sacolas em uma balança, a balança ficaria equilibrada?
  • Qual a maneira de deixar o peso mais próximo uma sacola da outra?

Material Complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Após a realização da atividade, convide algumas duplas para contarem à turma como fizeram para descobrir como ficou o peso de cada sacola e as estratégias que usaram para descobrir. Disponibilize o quadro para este momento da atividade. Esse é só um exemplo de possível resolução, porém você deve aproveitar as dos seus alunos.

Propósito: Compartilhar estratégias com os colegas.

Discuta com a turma:

  • O que vocês colocaram primeiro na sacola?
  • Como vocês se organizaram para não confundir os itens?
  • Vocês conseguiram deixar Mariana e Thiago com a mesma quantidade de itens?
  • Qual item ficou de fora?
  • Se colocássemos as sacolas em uma balança, a balança ficaria equilibrada

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Título: Encerramento

Tempo sugerido:5 minutos.

Orientações: Discuta com os alunos conceitos aprendidos nesta aula a partir de questionamentos que os ajudem a concluir o que foi feito.

Propósito: A ideia é que os alunos apresentem uma ampliação da percepção do sinal de diferente através da balança de equilíbrio.

Discuta com a turma:

  • O que vocês aprenderam hoje?
  • Qual sinal representa uma balança em desequilíbrio?
  • O prato da balança que está mais pesado, necessariamente, é que a tem mais itens em cima dele?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o problema acima ou entregue folhas impressas. As crianças deverão ler e iniciar a resolução do problema. Certifique-se de que todos entenderam e auxilie aqueles que apresentam dúvidas.

Propósito: Exercitar as aprendizagens da aula.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Orientações: Projete ou leia o objetivo para os alunos.

Propósito: Compartilhe o objetivo com a turma.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Luana Pires Barbosa

Mentor: Paulo César da Silva  Rocha

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF03MA11) Compreender a ideia de igualdade para escrever diferentes sentenças de adições ou de subtrações de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença.

Objetivos específicos

Reconhecer o sinal de diferente para a balança em desequilíbrio.

Conceito-chave

Noção de diferença em uma situação-problema envolvendo desequilíbrio.

Recursos necessários

  • Atividades impressas (coladas no caderno ou não) ou projetadas;
  • Lápis e borracha.






Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Projete essa atividade para os alunos ou desenhe no quadro. Dê um tempo para que façam a resposta dissertativa no caderno.

Propósito: Retomar os conteúdos que as crianças já possuem para iniciar a atividade.

Discuta com a turma:

  • A balança está equilibrada ou desequilibrada? Explique o porquê.
  • O que faz com que essa balança fique desequilibrada?
  • O que poderia equilibrá-la?
  • Neste caso, ela tem lados iguais ou diferentes?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Leia com os alunos as instruções da atividade de forma que todos tirem as suas dúvidas. Forme duplas e entregue às crianças a atividade acima (ou escreva no quadro). As crianças devem fazer combinações para que as sacolas fiquem equilibradas. Enquanto fazem, vá caminhando pela sala e atente-se às duplas com dificuldade para que não desistam de fazer a atividade.

Propósito: Utilizar o conceito de equivalência na balança de pratos.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Leia aqui o texto de Trivilin e Ribeiro (2015) sobre os diferentes significados do sinal de igualdade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Leia com os alunos as instruções da atividade de forma que todos tirem as suas dúvidas. Forme duplas e entregue às crianças a atividade acima (ou escreva no quadro). As crianças devem fazer combinações para que as sacolas fiquem equilibradas. Enquanto fazem, vá caminhando pela sala e atente-se às duplas com dificuldade para que não desistam de fazer a atividade.

Propósito: Utilizar o conceito de equivalência na balança de pratos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Após a realização da atividade, convide algumas duplas para contarem à turma como fizeram para descobrir como ficou o peso de cada sacola e as estratégias que usaram para descobrir. Disponibilize o quadro para este momento da atividade. Esse é só um exemplo de possível resolução, porém você deve aproveitar as dos seus alunos.

Propósito: Compartilhar estratégias com os colegas.

Discuta com a turma:

  • O que vocês colocaram primeiro na sacola?
  • Como vocês se organizaram para não confundir os itens?
  • Vocês conseguiram deixar Mariana e Thiago com a mesma quantidade de itens?
  • Qual item ficou de fora?
  • Se colocássemos as sacolas em uma balança, a balança ficaria equilibrada?
  • Qual a maneira de deixar o peso mais próximo uma sacola da outra?

Material Complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Após a realização da atividade, convide algumas duplas para contarem à turma como fizeram para descobrir como ficou o peso de cada sacola e as estratégias que usaram para descobrir. Disponibilize o quadro para este momento da atividade. Esse é só um exemplo de possível resolução, porém você deve aproveitar as dos seus alunos.

Propósito: Compartilhar estratégias com os colegas.

Discuta com a turma:

  • O que vocês colocaram primeiro na sacola?
  • Como vocês se organizaram para não confundir os itens?
  • Vocês conseguiram deixar Mariana e Thiago com a mesma quantidade de itens?
  • Qual item ficou de fora?
  • Se colocássemos as sacolas em uma balança, a balança ficaria equilibrada
Slide Plano Aula

Título: Encerramento

Tempo sugerido:5 minutos.

Orientações: Discuta com os alunos conceitos aprendidos nesta aula a partir de questionamentos que os ajudem a concluir o que foi feito.

Propósito: A ideia é que os alunos apresentem uma ampliação da percepção do sinal de diferente através da balança de equilíbrio.

Discuta com a turma:

  • O que vocês aprenderam hoje?
  • Qual sinal representa uma balança em desequilíbrio?
  • O prato da balança que está mais pesado, necessariamente, é que a tem mais itens em cima dele?

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o problema acima ou entregue folhas impressas. As crianças deverão ler e iniciar a resolução do problema. Certifique-se de que todos entenderam e auxilie aqueles que apresentam dúvidas.

Propósito: Exercitar as aprendizagens da aula.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 3º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem regularidade em sequências numéricas ou geométricas, ideia de igualdade e diferença em sentenças relacionadas a adição ou subtração de dois números naturais.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano