2 minutos.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Luana Pires Barbosa
Mentor: Paulo César da Silva Rocha
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF03MA11) Compreender a ideia de igualdade para escrever diferentes sentenças de adições ou de subtrações de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença.
Objetivos específicos
Reconhecer o sinal de diferente para a balança em desequilíbrio.
Conceito-chave
Noção de diferença em uma situação-problema envolvendo desequilíbrio.
Recursos necessários
- Atividades impressas (coladas no caderno ou não) ou projetadas;
- Lápis e borracha.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para os alunos.
Propósito: Compartilhe o objetivo com a turma.
Retomada
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Projete essa atividade para os alunos ou desenhe no quadro. Dê um tempo para que façam a resposta dissertativa no caderno.
Propósito: Retomar os conteúdos que as crianças já possuem para iniciar a atividade.
Discuta com a turma:
- A balança está equilibrada ou desequilibrada? Explique o porquê.
- O que faz com que essa balança fique desequilibrada?
- O que poderia equilibrá-la?
- Neste caso, ela tem lados iguais ou diferentes?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Leia com os alunos as instruções da atividade de forma que todos tirem as suas dúvidas. Forme duplas e entregue às crianças a atividade acima (ou escreva no quadro). As crianças devem fazer combinações para que as sacolas fiquem equilibradas. Enquanto fazem, vá caminhando pela sala e atente-se às duplas com dificuldade para que não desistam de fazer a atividade.
Propósito: Utilizar o conceito de equivalência na balança de pratos.
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Leia aqui o texto de Trivilin e Ribeiro (2015) sobre os diferentes significados do sinal de igualdade.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Leia com os alunos as instruções da atividade de forma que todos tirem as suas dúvidas. Forme duplas e entregue às crianças a atividade acima (ou escreva no quadro). As crianças devem fazer combinações para que as sacolas fiquem equilibradas. Enquanto fazem, vá caminhando pela sala e atente-se às duplas com dificuldade para que não desistam de fazer a atividade.
Propósito: Utilizar o conceito de equivalência na balança de pratos.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Após a realização da atividade, convide algumas duplas para contarem à turma como fizeram para descobrir como ficou o peso de cada sacola e as estratégias que usaram para descobrir. Disponibilize o quadro para este momento da atividade. Esse é só um exemplo de possível resolução, porém você deve aproveitar as dos seus alunos.
Propósito: Compartilhar estratégias com os colegas.
Discuta com a turma:
- O que vocês colocaram primeiro na sacola?
- Como vocês se organizaram para não confundir os itens?
- Vocês conseguiram deixar Mariana e Thiago com a mesma quantidade de itens?
- Qual item ficou de fora?
- Se colocássemos as sacolas em uma balança, a balança ficaria equilibrada?
- Qual a maneira de deixar o peso mais próximo uma sacola da outra?
Material Complementar:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Após a realização da atividade, convide algumas duplas para contarem à turma como fizeram para descobrir como ficou o peso de cada sacola e as estratégias que usaram para descobrir. Disponibilize o quadro para este momento da atividade. Esse é só um exemplo de possível resolução, porém você deve aproveitar as dos seus alunos.
Propósito: Compartilhar estratégias com os colegas.
Discuta com a turma:
- O que vocês colocaram primeiro na sacola?
- Como vocês se organizaram para não confundir os itens?
- Vocês conseguiram deixar Mariana e Thiago com a mesma quantidade de itens?
- Qual item ficou de fora?
- Se colocássemos as sacolas em uma balança, a balança ficaria equilibrada
Slide sem título
Título: Encerramento
Tempo sugerido:5 minutos.
Orientações: Discuta com os alunos conceitos aprendidos nesta aula a partir de questionamentos que os ajudem a concluir o que foi feito.
Propósito: A ideia é que os alunos apresentem uma ampliação da percepção do sinal de diferente através da balança de equilíbrio.
Discuta com a turma:
- O que vocês aprenderam hoje?
- Qual sinal representa uma balança em desequilíbrio?
- O prato da balança que está mais pesado, necessariamente, é que a tem mais itens em cima dele?
Raio X
Orientações: Projete o problema acima ou entregue folhas impressas. As crianças deverão ler e iniciar a resolução do problema. Certifique-se de que todos entenderam e auxilie aqueles que apresentam dúvidas.
Propósito: Exercitar as aprendizagens da aula.
Materiais complementares: