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Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Oralidade

Plano de aula - Apresentação de propostas orais: A questão da publicidade infantil no Brasil

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Fundamental sobre propostas orais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Katia Nelsina Pereira Chiaradia

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Kátia Chiaradia
Mentor: Érica Silva
Especialista: Silvia Albert

Título da aula: Apresentação de propostas orais: A questão da publicidade infantil no Brasil

Finalidade da aula: Discutir, oralmente e em grupo, trecho do Código de Ética dos Profissionais de Propaganda, com vistas a planejar ação interventiva para não se deixar induzir ao erro ou ao vício em propagandas direcionadas indiretamente ao público infantil.

Ano: 7º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Apresentação de propostas orais

Objeto(s) do conhecimento: Discussão oral / Registro

Prática de linguagem: Oralidade

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP24, EF69LP25, EF69LP2

Sobre esta aula: esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros Carta de Solicitação e Apresentação de propostas orais no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Cópias de trecho do Código de Ética dos Profissionais de Propaganda.

Informações sobre o gênero: Apresentação de propostas orais: gênero oral e relativamente formal, em que um expositor dirige-se a um grupo de ouvintes, de maneira estruturada e planejada, para lhes transmitir conteúdo, informar e esclarecer sobre determinado tema ou ainda solicitar/reivindicar alguma coisa.

Dificuldades antecipadas: É possível que os estudantes não coordenem, inicialmente, os turnos de fala entre si. Dependendo da região do país, pode ser importante substituir “bolacha” por “biscoito”, para que os estudantes se apropriem mais do assunto.

Referências sobre o assunto:

MAGALHÃES, Marcia Aparecida Alberto; CHAVES, Lindinalva Messias do Nascimento. Uma proposta de ensino do gênero Exposição Oral. Revista Philologus, ano 21, no. 61 Supl.: Anais do VII SINEFIL. Rio de Janeiro: CiFEFiL, jan./abr 2015. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/rph/ANO21/61supl/089.pdf>. Acesso em: 12 ago. 2018.

SILVA, Ana Virgínia. Dos textos escritos à exposição oral acadêmica. Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras. v. 6, 2013. Disponível em: <https://seer.ufmg.br/index.php/revele/article/view/9469/7357>. Acesso em: 12 ago. 2018.


Código: LPO7_03SQA11

(EF69LP24) Discutir casos, reais ou simulações, submetidos a juízo, que envolvam (supostos) desrespeitos a artigos, do ECA, do Código de Defesa do Consumidor, do Código Nacional de Trânsito, de regulamentações do mercado publicitário etc., como forma de criar familiaridade com textos legais – seu vocabulário, formas de organização, marcas de estilo etc. -, de maneira a facilitar a compreensão de leis, fortalecer a defesa de direitos, fomentar a escrita de textos normativos (se e quando isso for necessário) e possibilitar a compreensão do caráter interpretativo das leis e as várias perspectivas que podem estar em jogo.

(EF69LP25) Posicionar-se de forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas.

(EF69LP26) Tomar nota em discussões, debates, palestras, apresentação de propostas, reuniões, como forma de documentar o evento e apoiar a própria fala (que pode se dar no momento do evento ou posteriormente, quando, por exemplo, for necessária a retomada dos assuntos tratados em outros contextos públicos, como diante dos representados).


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