Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Daiane Oliveira
Mentor: Erica Silva
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Gênero Spot: planejamento
Finalidade da aula: Desenvolver estratégias de planejamento para o gênero oral spot de conscientização sobre um problema social, com o intuito de informar ou incentivar uma mudança de comportamento da comunidade.
Ano:7º ano do Ensino Fundamental
Gênero:Spot
Objeto(s) do conhecimento: Produção de textos jornalísticos orais
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP12
Sobre esta aula: esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros panfleto/folheto e Spot e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Caderno, caneta, sala de informática, acesso a internet, smartphone ou gravador.
Informações sobre o gênero: O gênero spot é um anúncio ou comercial que tem como suporte o rádio. É uma mensagem sonorizada com a ajuda de elementos da linguagem radiofônica: a voz, a música, o efeito sonoro, usada para a divulgação publicitária, sendo também utilizado para divulgação e para transmitir uma mensagem.
Dificuldades antecipadas: Os estudantes talvez tenham dificuldade em lidar com ferramentas tecnológicas necessárias para o cumprimento da atividade. Alguns estudantes mais tímidos e introspectivos talvez tenham dificuldade de participar ativamente da realização da atividade.
Referências sobre o assunto:
FIGUEIREDO, M. F.; SANTOS, M. F. O. Do rádio para a sala de aula: uma análise retórico- conversacional do gênero spot. Filol. Linguíst. Port., São Paulo. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/flp/article/view/108790/108693
Links para outros planos de aula:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24164
Código: LPO7_02SQA11
(EF69LP12) Desenvolver estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/ redesign (esses três últimos quando não for situação ao vivo) e avaliação de textos orais, áudio e/ou vídeo, considerando sua adequação aos contextos em que foram produzidos, à forma composicional e estilo de gêneros, a clareza, progressão temática e variedade linguística empregada, os elementos relacionados à fala, tais como modulação de voz, entonação, ritmo, altura e intensidade, respiração etc., os elementos cinésicos, tais como postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia etc.
AULA 12
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes