15011
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Oralidade

Plano de aula - Gênero Spot: planejamento

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Fundamental sobre gênero spot

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daiane De Oliveira Oliveira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Orientações: esta adaptação para ensino remoto reúne os planos de aula 11 e 12 de uma sequência de 15 planos. As atividades envolvem planejamento, produção e revisão de um spot, gênero da esfera publicitária.

Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos (escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet (acesse o tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui).

Introdução: Spot  Vamos planejar?
Envie aos alunos um áudio dizendo que, nestas duas aulas, eles irão planejar, produzir e revisar um spot de conscientização sobre algum problema social que envolva a escola em que estudam. Nesse áudio, relembre as características do spot. Se achar necessário, reenvie alguns spots para eles escutarem, como os que estão disponíveis no plano de aula LPO7_02SQA10, desta sequência. Divida os alunos em duplas ou trios e peça que troquem ideias e façam uma lista dos principais problemas enfrentados na escola, e escolham um para ser o foco do trabalho. Para melhor orientar os alunos sobre as possibilidades de temas, siga as instruções do plano original. Explique que o spot a ser produzido servirá para conscientizar a comunidade escolar sobre esse problema, a fim de solucioná-lo ou minimizá-lo.
Depois que os grupos definirem que problema será tratado e lhe enviarem essa definição, envie a eles as perguntas que servirão como roteiro para a produção do spot. Grave um áudio lembrando aos alunos de que a definição do público alvo e da mensagem influenciará muito na escolha da linguagem a ser utilizada, que deve ser simples e pontual. Para melhor orientá-los no planejamento, envie as dicas do slide de Desenvolvimento do plano LPO7_02SQA11, como o link de onde conseguir efeitos sonoros para serem usados no spot. Durante esse processo de planejamento, acompanhe as equipes nas diversas etapas do planejamento, escrita do roteiro e testes de gravação, trocando mensagens de WhatsApp ou e-mails sobre as versões do trabalho.
Importante: sempre inicie sua comunicação e interação expressando acolhimento aos estudantes e motivação para a aula.

Desenvolvimento: Revisão, produção e edição do gênero Spot
Grave um áudio para os alunos explicando que, nesta etapa da aula, eles farão a revisão e produção do spot. Explique que eles deverão seguir o roteiro de revisão. Para isso, envie por e-mail as questões do slide de Introdução do plano LPO7_02SQA12. Indique aos alunos sites confiáveis para consulta de aspectos gramaticais, como regras de concordância, dicionário de sinônimos etc. Estabeleça um prazo para que os alunos efetuem a revisão e enviem para que você a confira. Oriente-os a respeito do que deve ser melhorado.
Nesta etapa, os alunos deverão gravar o áudio do spot. Oriente-os, por meio de um áudio ou vídeo, sobre os detalhes dessa produção e edição. Inclusive, diga que o spot tem um tempo reduzido, de no máximo 30 segundos. Explique que eles poderão usar aplicativos de celular para editar e incluir efeitos sonoros. Cada equipe deve gravar e editar seu spot, repetindo-o quando necessário, até decidirem que a versão final está pronta.

Fechamento: Que aspectos linguísticos e paralinguísticos contribuíram para produzir um spot convincente?
Para o fechamento das aulas, as equipes devem trocar seus spots entre si, por WhatsApp. Peça que as equipes lhe enviem os comentários sobre as produções. Além disso, estimule-os a comentar os temas trabalhados, as problemáticas levantadas e a forma como foram produzidos os spots de conscientização. Grave um áudio, ao final, comentando os aspectos positivos dos trabalhos e também os aspectos técnicos, como entonação da voz, aspectos sonoros, concisão do texto e cumprimento da intencionalidade de cada spot.

Convite às famílias
Enviem aos familiares e à comunidade escolar, de modo geral, os spots produzidos pelos alunos, a fim de que os trabalhos possam ser apreciados e de que o debate sobre as problemáticas levantadas seja suscitado. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola, levando a todos a conscientização sobre questões que envolvem a escola e a comunidade que a circunda.

Sugestão Enviada Por: Silvia Albert


Código: LPO7_02SQA11

(EF69LP12) Desenvolver estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/ redesign (esses três últimos quando não for situação ao vivo) e avaliação de textos orais, áudio e/ou vídeo, considerando sua adequação aos contextos em que foram produzidos, à forma composicional e estilo de gêneros, a clareza, progressão temática e variedade linguística empregada, os elementos relacionados à fala, tais como modulação de voz, entonação, ritmo, altura e intensidade, respiração etc., os elementos cinésicos, tais como postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia etc.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas