15011
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Oralidade

Plano de aula - Gênero Spot: planejamento

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Fundamental sobre gênero spot

Plano 11 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daiane De Oliveira Oliveira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros panfleto/folheto e Spot e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Caderno, caneta, sala de informática, acesso a internet, smartphone ou gravador.

Informações sobre o gênero: O gênero spot é um anúncio ou comercial que tem como suporte o rádio. É uma mensagem sonorizada com a ajuda de elementos da linguagem radiofônica: a voz, a música, o efeito sonoro, usada para a divulgação publicitária, sendo também utilizado para divulgação e para transmitir uma mensagem.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes talvez tenham dificuldade em lidar com ferramentas tecnológicas necessárias para o cumprimento da atividade. Alguns estudantes mais tímidos e introspectivos talvez tenham dificuldade de participar ativamente da realização da atividade.

Referências sobre o assunto:

FIGUEIREDO, M. F.; SANTOS, M. F. O. Do rádio para a sala de aula: uma análise retórico- conversacional do gênero spot. Filol. Linguíst. Port., São Paulo, v. 17, n. 1, jan./jun. 2015, p. 205-225. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/flp/article/view/108790/108693. Acesso em: 3 de agosto de 2018.

Link para outros planos:

SILVA, Maria Carolina. Spot: anúncio oral. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24164>. Acesso em: 3 de agosto de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Explique brevemente aos estudantes que nesta aula iremos planejar e criar um spot de conscientização sobre o problema social. Se você, professor, desenvolveu as aulas anteriores relembre a proposta com o folheto/panfleto trabalhado no plano 2 (LPO7_02SQA02), cujo texto abordava a violência contra a mulher. Relembre, também, os elementos da condição de produção do gênero Spot trabalhados nao plano 10 (LPO7_02SQA10).
  • O gênero spot é um anúncio ou comercial que tem como suporte o rádio usado para a divulgação publicitária. Se achar pertinente, reproduza um exemplar (sugestão: spots utilizados nas aulas anteriores):

SPOT 1 disponível em http://www.produtoradeaudioonline.com.br/wa_files/Spot-Comercial-Otica-Visual-MZ.mp3;

SPOT 2 disponível em http://www.spotcomercial.com.br/wa_files/Gravacao-de-Vinheta-para-Loja-Oi-TV-HD-LM.mp3;

SPOT 3: http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/campanhas/gripe_2018/Spot_Dia_D_30-Segundos.mp3

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Solicite que os alunos dividam-se em equipes. Juntos, devem fazer uma listas dos principais problemas enfrentados na escola e, depois, escolher coletivamente um problema social comum na comunidade escolar que será abordado na produção oral. Exemplos: desrespeito à funcionários da escola; paredes pichadas; desperdício de água nos banheiros e bebedouros; má conservação dos livros; bullying. O spot produzido será para alertar e/ou conscientizar a comunidade escolar sobre o problema em questão, a fim de solucioná-lo ou minimizá-lo.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações:

  • Depois que eles escolherem qual problema a equipe irá abordar, peça para que utilizem as perguntas acima como roteiro para direcionar a produção do Spot.
  • Solicite que eles reúnam informações importantes sobre o tema escolhido, que devem ser repassadas para a comunidade escolar para sanar o problema.
  • Lembre-os que a escolha da mensagem e do público influenciará na escolha do nível de linguagem a ser utilizado. No entanto, devem utilizar uma linguagem simples de modo que possa ser compreendida por diferentes tipos de pessoas.
  • Os efeitos sonoros podem ser gravados pelos estudantes. Por exemplo, usando celular ou gravador e muita criatividade eles podem gravar som como pegadas, barulho de água, palmas, entre outros. Outra possibilidade são os sons disponibilizados gratuitamente para download na internet, como por exemplo os disponíveis para uso pessoal, não comercial, no site http://www.grsites.com/archive/sounds/ (se houver necessidade, utilize o site traduzido no google tradutor).
  • Agora, os estudantes começarem a produzir o texto escrito que será oralizado para o Spot. Lembre-os que este gênero oral terá entre 30 a 60 segundos, então eles devem produzir um texto curto.
  • Esse texto poderá ter várias versões. Os estudantes irão perceber qual delas ficará mais clara e específica. Peça para que eles verifiquem se há erros de ordem morfológica e sintática. Façam correções e ajustes necessários.
  • Na versão final e escolhida pela equipe, os alunos devem especificar em que momento entrarão os efeitos sonoros e/ou a trilha sonora. Peça que anotem no texto utilizando marcadores diferentes (canetas coloridas, por exemplo), o momento exato onde esses efeitos devem aparecer.
  • Faça testes com as vozes de vários membros da equipe para que eles decidam quem será o/a locutor(a).

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Promova uma discussão sobre a questão acima.
  • Sintetize oralmente com a turma sobre a etapa importantes para o planejamento do Spot e a importância da mensagem para persuadir o ouvinte.
  • Peça para que eles registrem as informações sintetizadas no caderno.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros panfleto/folheto e Spot e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Caderno, caneta, sala de informática, acesso a internet, smartphone ou gravador.

Informações sobre o gênero: O gênero spot é um anúncio ou comercial que tem como suporte o rádio. É uma mensagem sonorizada com a ajuda de elementos da linguagem radiofônica: a voz, a música, o efeito sonoro, usada para a divulgação publicitária, sendo também utilizado para divulgação e para transmitir uma mensagem.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes talvez tenham dificuldade em lidar com ferramentas tecnológicas necessárias para o cumprimento da atividade. Alguns estudantes mais tímidos e introspectivos talvez tenham dificuldade de participar ativamente da realização da atividade.

Referências sobre o assunto:

FIGUEIREDO, M. F.; SANTOS, M. F. O. Do rádio para a sala de aula: uma análise retórico- conversacional do gênero spot. Filol. Linguíst. Port., São Paulo, v. 17, n. 1, jan./jun. 2015, p. 205-225. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/flp/article/view/108790/108693. Acesso em: 3 de agosto de 2018.

Link para outros planos:

SILVA, Maria Carolina. Spot: anúncio oral. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24164>. Acesso em: 3 de agosto de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Explique brevemente aos estudantes que nesta aula iremos planejar e criar um spot de conscientização sobre o problema social. Se você, professor, desenvolveu as aulas anteriores relembre a proposta com o folheto/panfleto trabalhado no plano 2 (LPO7_02SQA02), cujo texto abordava a violência contra a mulher. Relembre, também, os elementos da condição de produção do gênero Spot trabalhados nao plano 10 (LPO7_02SQA10).
  • O gênero spot é um anúncio ou comercial que tem como suporte o rádio usado para a divulgação publicitária. Se achar pertinente, reproduza um exemplar (sugestão: spots utilizados nas aulas anteriores):

SPOT 1 disponível em http://www.produtoradeaudioonline.com.br/wa_files/Spot-Comercial-Otica-Visual-MZ.mp3;

SPOT 2 disponível em http://www.spotcomercial.com.br/wa_files/Gravacao-de-Vinheta-para-Loja-Oi-TV-HD-LM.mp3;

SPOT 3: http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/campanhas/gripe_2018/Spot_Dia_D_30-Segundos.mp3

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Solicite que os alunos dividam-se em equipes. Juntos, devem fazer uma listas dos principais problemas enfrentados na escola e, depois, escolher coletivamente um problema social comum na comunidade escolar que será abordado na produção oral. Exemplos: desrespeito à funcionários da escola; paredes pichadas; desperdício de água nos banheiros e bebedouros; má conservação dos livros; bullying. O spot produzido será para alertar e/ou conscientizar a comunidade escolar sobre o problema em questão, a fim de solucioná-lo ou minimizá-lo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações:

  • Depois que eles escolherem qual problema a equipe irá abordar, peça para que utilizem as perguntas acima como roteiro para direcionar a produção do Spot.
  • Solicite que eles reúnam informações importantes sobre o tema escolhido, que devem ser repassadas para a comunidade escolar para sanar o problema.
  • Lembre-os que a escolha da mensagem e do público influenciará na escolha do nível de linguagem a ser utilizado. No entanto, devem utilizar uma linguagem simples de modo que possa ser compreendida por diferentes tipos de pessoas.
  • Os efeitos sonoros podem ser gravados pelos estudantes. Por exemplo, usando celular ou gravador e muita criatividade eles podem gravar som como pegadas, barulho de água, palmas, entre outros. Outra possibilidade são os sons disponibilizados gratuitamente para download na internet, como por exemplo os disponíveis para uso pessoal, não comercial, no site http://www.grsites.com/archive/sounds/ (se houver necessidade, utilize o site traduzido no google tradutor).
  • Agora, os estudantes começarem a produzir o texto escrito que será oralizado para o Spot. Lembre-os que este gênero oral terá entre 30 a 60 segundos, então eles devem produzir um texto curto.
  • Esse texto poderá ter várias versões. Os estudantes irão perceber qual delas ficará mais clara e específica. Peça para que eles verifiquem se há erros de ordem morfológica e sintática. Façam correções e ajustes necessários.
  • Na versão final e escolhida pela equipe, os alunos devem especificar em que momento entrarão os efeitos sonoros e/ou a trilha sonora. Peça que anotem no texto utilizando marcadores diferentes (canetas coloridas, por exemplo), o momento exato onde esses efeitos devem aparecer.
  • Faça testes com as vozes de vários membros da equipe para que eles decidam quem será o/a locutor(a).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Promova uma discussão sobre a questão acima.
  • Sintetize oralmente com a turma sobre a etapa importantes para o planejamento do Spot e a importância da mensagem para persuadir o ouvinte.
  • Peça para que eles registrem as informações sintetizadas no caderno.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano