15010
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Oralidade

Plano de aula - Contos Populares - Estratégias de contação de histórias

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre contos populares

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Michele Batista Da Silva

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Michele da Silva
Mentor: Luciana Soares
Especialista: Silvia Albert

Título da aula: Contos Populares -  Estratégias de contação de histórias.

Finalidade da aula: Analisar estratégias de contação de histórias em contos populares, para planejar e ensaiar uma contação incluindo recursos paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos.

Ano: 6º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Conto Popular

Objeto(s) do conhecimento: Condições de produção dos textos orais, compreensão, relações entre fala e escrita, produção de textos orais, performance oral.

Prática de linguagem: Oralidade

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP53

Sobre esta aula: esta é 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto Popular e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários:

Datashow, material para escrita (caderno, lápis e borracha) e textos impressos.

Informações sobre o gênero: Contos Populares  são narrativas baseadas em relatos orais. Passadas “boca a boca”, de geração em geração, muitas vezes são compiladas por escritores, autores, estudiosos do folclore da região em que a história se origina. Com o tempo ou de acordo com quem os conta ou escreve, sofrem modificações.

Dificuldades antecipadas:

É possível que alguns alunos inicialmente tenham vergonha de expressar-se conforme as orientações, por não terem o hábito de trabalhar a oralidade em aula ou por timidez.

Referências sobre o assunto:

CASCUDO, L. Contos Tradicionais do Brasil. São Paulo: Global, 2004.

ROMERO, S. Contos Populares do Brasil. Belo Horizonte: Editora Landy, 2001.

TORRES,  Shirley Milene e TETTAMANZY, Ana Lúcia Liberato. Contação de histórias: resgate da memória e estímulo à imaginação. Sessão aberta PPG-LET-UFRGS – 2008 -  Disponível em: file:///C:/Users/michi/AppData/Local/Packages/Microsoft.MicrosoftEdge_8wekyb3d8bbwe/TempState/Downloads/5844-18542-1-PB%20(1).pdf. Acesso em: 03/11/18.


Código: LPO6_08SQA11

(EF69LP53) Ler em voz alta textos literários diversos – como contos de amor, de humor, de suspense, de terror; crônicas líricas, humorísticas, críticas; bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão, como romances, narrativas de enigma, narrativas de aventura, literatura infanto-juvenil, – contar/recontar histórias tanto da tradição oral (causos, contos de esperteza, contos de animais, contos de amor, contos de encantamento, piadas, dentre outros) quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, que respeite o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados tanto pela pontuação quanto por outros recursos gráfico-editoriais, como negritos, itálicos, caixa-alta, ilustrações etc., gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior, seja para produção de audiobooks de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais e ler e/ou declamar poemas diversos, tanto de forma livre quanto de forma fixa (como quadras, sonetos, liras, haicais etc.), empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima que convenham ao gênero poético e à situação de compartilhamento em questão.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas