15009
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Oralidade

Plano de aula - A tradição oral dos mitos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre mitos e tradição oral

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie aos alunos o link do vídeo "Hugh, o índio  A história do grande céu", disponível aqui, e peça, por áudio ou por escrito, que se organizem em 4 grupos de 4 alunos (flexível de acordo com o número de alunos de suas turmas). Avise que os alunos devem conseguir se comunicar por WhatsApp ou outro canal, para que possam realizar o trabalho juntos, mesmo que cada um esteja em sua casa. No mesmo áudio, avise que cada grupo analisará o vídeo sob um ponto de vista, e que você enviará um roteiro de perguntas (disponível aqui) para que cada grupo responda (conforme o primeiro slide do Desenvolvimento). Estabeleça um prazo e auxilie seus alunos pelos canais de comunicação já combinados por você, utilizando as ricas Orientações ao professor do Plano. Solicite que os grupos compartilhem os trabalhos em uma pasta do Google Drive criada para esta atividade (ou por outro meio acessível para todos).

Desenvolvimento
Estabeleça um prazo para a atividade e solicite que, após o término, todos os grupos leiam as produções dos colegas para só então realizar a última atividade. Leia os trabalhos dos alunos e envie comentários para cada grupo, destacando os aspectos positivos e enriquecendo as aprendizagens de sua turma. Envie, por escrito, o conteúdo do slide de Fechamento para que os grupos façam uma síntese do que aprenderam, dentro dos 4 eixos observados. Combine um prazo e auxilie-os sempre que possível.

Fechamento
Depois de todos terem postado suas sínteses, faça um fechamento desta aula compilando as aprendizagens e compartilhando com os alunos essa compilação. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e siga o passo a passo do slide de Fechamento para aproveitar esse momento de interação ao vivo.

Convite às famílias
As famílias podem assistir ao vídeo compartilhado neste Plano, pois é uma animação muito divertida e interessante. Sugira que façam uma pesquisa para descobrir quem são os índios apaches e um pouco de sua história, onde vivem e como estão hoje. As famílias que toparem o desafio podem compartilhar suas descobertas no grupo de WhatsApp da turma ou na pasta do Google Drive criada para esta atividade.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_07SQA10

(EF69LP53) Ler em voz alta textos literários diversos – como contos de amor, de humor, de suspense, de terror; crônicas líricas, humorísticas, críticas; bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão, como romances, narrativas de enigma, narrativas de aventura, literatura infanto-juvenil, – contar/recontar histórias tanto da tradição oral (causos, contos de esperteza, contos de animais, contos de amor, contos de encantamento, piadas, dentre outros) quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, que respeite o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados tanto pela pontuação quanto por outros recursos gráfico-editoriais, como negritos, itálicos, caixa-alta, ilustrações etc., gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior, seja para produção de audiobooks de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais e ler e/ou declamar poemas diversos, tanto de forma livre quanto de forma fixa (como quadras, sonetos, liras, haicais etc.), empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima que convenham ao gênero poético e à situação de compartilhamento em questão.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas