Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Cláudio Santana Bispo
Mentor: Joseana Matias
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: O verbo como núcleo oracional dos períodos simples e compostos: exercitação.
Finalidade da aula: Identificar e compreender, por meio de exercícios, o verbo como núcleo oracional dos períodos simples e compostos, a partir do texto “Apólogo dos dois escudos”.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental.
Objeto(s) do conhecimento: Morfossintaxe.
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica.
Habilidade(s) da BNCC: (EF06LP08) Identificar, em texto ou sequência textual, orações como unidades constituídas em torno de um núcleo verbal e períodos como conjunto de orações conectadas; (EF06LP09) Classificar, em texto ou sequência textual, os períodos simples compostos.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é:
A abordagem dos aspectos linguísticos e semióticos se fará pela perspectiva enunciativo-discursiva, na qual é dada especial relevância aos efeitos de sentido produzidos pelas práticas de linguagem nos diferentes campos de atuação por meio dos diversos gêneros textuais, conforme sugerido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC):
“Os conhecimentos sobre a língua, as demais semioses e a norma-padrão não devem ser tomados como uma lista de conteúdos dissociados das práticas de linguagem, mas como propiciadores de reflexão a respeito do funcionamento da língua no contexto dessas práticas. A seleção de habilidades na BNCC está relacionada com aqueles conhecimentos fundamentais para que o estudante possa apropriar-se do sistema linguístico que organiza o português brasileiro.” ( BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Língua Portuguesa no Ensino Fundamental: anos finais. p. 137. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf>. Acesso em: 01 nov. 2018).
Materiais necessários: Cópias do texto “Apólogo dos dois escudos” e canetas marca-texto coloridas.
FIORIN, José Luiz. Elementos de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto,1989. p.15. Disponível no site: <https://www.recantodasletras.com.br/contos/3578008>. Acesso em: 01 nov. 2018
Dificuldades antecipadas: Compreender as diferenças entre frase, oração e períodos (simples e composto), a partir da identificação do verbo como núcleo oracional.
Referências sobre o assunto:
ARAÚJO, Luciana Kuchenbecker. O que é enunciado?. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-e-enunciado.htm>. Acesso em: 01 nov.2018.
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. 1 ed. São Paulo: Contexto, 2016.
CUNHA, Celso; CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 7 ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2016.
Código: LPO6_14ATS02
(EF06LP08) Identificar, em texto ou sequência textual, orações como unidades constituídas em torno de um núcleo verbal e períodos como conjunto de orações conectadas.
(EF06LP09) Classificar, em texto ou sequência textual, os períodos simples compostos.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes