15007
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - O verbo como núcleo oracional dos períodos simples e compostos: exercitação

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre verbo como núcleo oracional

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cláudio Santana Bispo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie um áudio ou vídeo aos alunos com a leitura oralizada do início do texto “Apólogo de dois escudos”, disponível no slide de Introdução no Plano. Envie também o texto por escrito. Em seu áudio/vídeo, após a leitura, faça uma breve interpretação procurando resumir os aspectos principais da narrativa. Fale também das formas verbais presentes nesse trecho, pedindo que os alunos as destaquem no texto escrito enviado. Encerre seu áudio/vídeo dizendo que irá encaminhar um exercício a ser feito em duplas, compartilhando-o uma pasta específica do Google Drive. Caso não seja possível utilizar o Drive, envie o exercício pelos canais de comunicação mais fáceis para vocês.

Desenvolvimento
Poste a atividade na pasta do Google Drive, em um Google Doc, e oriente os alunos a copiá-la e criar um documento próprio na mesma pasta. Peça aos alunos o que segue:
     1. Copie do texto três frases com verbos e reescreva-as sem verbo.
     2. Observe as frases escritas sem verbo. Qual a diferença de sentido entre a frase com verbo e a frase sem verbo?
     3. Copie uma frase com um verbo e uma frase com dois ou mais verbos do texto.
     4. Leia as seguintes definições e depois responda:
Conceito de Oração: Oração é toda frase constituída por um verbo ou locução verbal. Portanto, basta identificar o verbo ou a locução verbal na frase para saber se ela é uma oração.
Conceito de Período: o que caracteriza um período é o fato de ele ser composto por uma ou mais orações. O Período simples apresenta apenas um verbo e o Período composto apresenta dois verbos (duas orações).
     a. Quais das frases desta atividade são orações? Por quê?
     b. Quais frases desta atividade são períodos simples? Por quê?
     c. Qual frase desta atividade é um período composto? Por quê?
*As sugestões de respostas a essas perguntas estão nas Orientações do Plano, disponíveis aqui
     5. Observem as duas orações abaixo:
“O cavaleiro não enxerga nada!”
Pois eu digo que o cavaleiro não vê absolutamente nada!”
     a. Qual a diferença entre os dois períodos acima?
     b. Considerando o contexto, qual dos dois cavaleiros parece defender o seu ponto de vista de uma maneira mais decisiva? Explique por quê.
*As sugestões de respostas a essas perguntas estão nas Orientações do Plano, disponíveis aqui.

Peça que as duplas façam um documento com suas respostas no Google Docs, dentro da pasta criada. Marque uma data para a entrega da atividade e auxilie sua turma pelos meios de comunicação combinados por vocês.

Fechamento
Após ver as produções de seus alunos, faça um compilado com os principais destaques que você julgar importantes e compartilhe com eles via Google Drive ou outro canal. Retome os conceitos trabalhados nesta aula (verbo como núcleo da oração, conceitos de período simples e composto), cite mais exemplos (se julgar necessário) e encerre esta aula. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula, mostrando mais exemplos e interagindo com sua turma.

Convite às famílias
Convide as famílias a ler, de forma compartilhada, o texto deste Plano, disponível aqui. Ofereça às famílias o glossário disponível nos Materiais para que compreendam melhor a história. Por ser um texto dialogado, cujos protagonistas são dois cavaleiros e um dervis (homem humilde), além do narrador, os membros da família podem dividir-se na leitura e até teatralizá-la. Desafie-os também a buscar entender “a moral da história” e compartilhá-la no grupo da turma.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_14ATS02

(EF06LP08) Identificar, em texto ou sequência textual, orações como unidades constituídas em torno de um núcleo verbal e períodos como conjunto de orações conectadas.

(EF06LP09) Classificar, em texto ou sequência textual, os períodos simples compostos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas