Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Isabella Patrícia Oliveira Madeira da Silva
Mentor: Gislaine Magnabosco
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Oralizando textos poéticos em grupos
Finalidade da aula: Escolher poemas e cantigas para ser ensaiados visando exercitar a musicalidade dos textos poéticos, seus ritmos, entonações e a importância dos aspectos não linguísticos presentes na oralização, para apresentá-los, em grupo, em um pequeno sarau na escola.
Ano:2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Poema
Objeto(s) do conhecimento: Produção do texto oral
Prática de linguagem:Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF02LP15/EF15LP12.
Sobre esta aula: Esta é a 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Poema e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Oralidade e o seu foco é a oralização de textos versificados.
Materiais necessários: Projetor multimídia com caixas de som para projeção dos slides da aula e acesso à internet para assistir aos vídeos sugeridos: apresentação do poema “Trem de ferro”, de Manuel Bandeira, por um grupo escolar, disponível aqui (Acesso em: 7 de novembro de 2018.) Apresentação do programa Quintal da Cultura da cantiga “Meu limão, meu limoeiro” disponível aqui. (Acesso em: 7 de novembro de 2018.) Sugestão de cantigas e textos poéticos para o sarau, disponível aqui. Sugestão de materiais para repertoriar as apresentações, disponível aqui.
Dificuldades antecipadas: Não compreenderem os aspectos não linguísticos presentes na oralização dos textos poéticos. Não conseguirem acompanhar a recitação ou cantoria de forma harmônica em grupo.
Referências sobre o assunto:
MACHADO,I.L. A paródia, um gênero "transgressivo". In: MACHADO e MELLO, R. (orgs). Gêneros: reflexões e análise do discurso. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2004. pp. 75-86.
MENDONÇA, M. Diversidade textual - proposta para sala de aula. Língua portuguesa - estudo e ensino. Brasília: MEC/CEEL.
SANT'ANNA, A.R. Paródia, paráfrase & cia. São Paulo: Ática, 2003.
SOUZA, I.M.P. Poesia em práticas de alfabetização. In: Leitura e produção de textos na alfabetização. BRANDÃO,A.C.; ROSA,E.C.S. (org). Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
Código: LPO2_05SQA11
(EF02LP15) Cantar cantigas e canções, obedecendo ao ritmo e à melodia.
(EF15LP12) Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz.
AULA 01
AULA 03
AULA 09
AULA 10
AULA 13
AULA 14
AULA 15
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes