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Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Oralidade

Plano de aula - Oralizando textos poéticos em grupos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Ensino Fundamental sobre exercitar a musicalidade dos textos poéticos, seus ritmos, entonações e a importância dos aspectos não linguísticos presentes na oralização.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabella Patrícia Oliveira Madeira Da Silva

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Isabella Patrícia Oliveira Madeira da Silva
Mentor: Gislaine Magnabosco
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Oralizando textos poéticos em grupos

Finalidade da aula: Escolher poemas e cantigas para ser ensaiados visando exercitar a musicalidade dos textos poéticos, seus ritmos, entonações e a importância dos aspectos não linguísticos presentes na oralização, para apresentá-los, em grupo, em um pequeno sarau na escola.

Ano:2º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Poema

Objeto(s) do conhecimento: Produção do texto oral



Prática de linguagem:Oralidade

Habilidade(s) da BNCC: EF02LP15/EF15LP12.

Sobre esta aula: Esta é a 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Poema e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Oralidade e o seu foco é a oralização de textos versificados.

 

Materiais necessários: Projetor multimídia com caixas de som para projeção dos slides da aula e acesso à internet para assistir aos vídeos sugeridos:   apresentação do poema “Trem de ferro”, de Manuel Bandeira, por um grupo escolar, disponível aqui (Acesso em: 7 de novembro de 2018.) Apresentação do programa Quintal da Cultura da cantiga “Meu limão, meu limoeiro” disponível aqui. (Acesso em: 7 de novembro de 2018.)  Sugestão de cantigas e textos poéticos para o sarau, disponível aqui.  Sugestão de materiais para repertoriar as apresentações, disponível aqui.

 

Dificuldades antecipadas: Não compreenderem os aspectos não linguísticos presentes na oralização dos textos poéticos. Não conseguirem acompanhar a recitação ou cantoria de forma harmônica em grupo.

Referências sobre o assunto:

 

MACHADO,I.L. A paródia, um gênero "transgressivo". In: MACHADO e MELLO, R. (orgs). Gêneros: reflexões e análise do discurso. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2004. pp. 75-86.

 

MENDONÇA, M. Diversidade textual - proposta para sala de aula. Língua portuguesa - estudo e ensino. Brasília: MEC/CEEL.

 

SANT'ANNA, A.R. Paródia, paráfrase & cia. São Paulo: Ática, 2003.

 

SOUZA, I.M.P. Poesia em práticas de alfabetização. In: Leitura e produção de textos na alfabetização. BRANDÃO,A.C.; ROSA,E.C.S. (org). Belo Horizonte: Autêntica, 2005.


Código: LPO2_05SQA11

(EF02LP15) Cantar cantigas e canções, obedecendo ao ritmo e à melodia.

(EF15LP12) Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz.


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