15003
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Oralidade

Plano de aula - Oralizando textos poéticos em grupos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Ensino Fundamental sobre exercitar a musicalidade dos textos poéticos, seus ritmos, entonações e a importância dos aspectos não linguísticos presentes na oralização.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabella Patrícia Oliveira Madeira Da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

(Foco da aula: oralização de textos versificados.)

Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp para envio das orientações e devolutivas;
Textos do plano (disponíveis aqui);
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts.

Introdução
Inicie a aula enviando pelo WhatsApp o vídeo “Meu limão, meu limoeiro”, do programa Quintal da Cultura - Cantigas que encantam, disponível aqui. Peça que as crianças prestem atenção no cenário, nas roupas, na entonação da voz, se estão seguindo a melodia da música com a própria voz, se em algum momento fazem barulhos com as mãos, expressões, sons para tornar a apresentação mais agradável.

Desenvolvimento
Agende o encontro desta aula por videochamada e converse sobre o que acharam da cantiga enviada. Compartilhe a tela e mostre o vídeo da apresentação de um grupo escolar com o poema “Trem de ferro”, de Manuel Bandeira, disponível aqui. Peça que prestem bastante atenção nos sons e na coreografia que as crianças fazem enquanto declamam o poema. Então, faça todas as intervenções destacando a encenação, a performance das crianças, o ritmo, melodia, harmonia, gestos e até o figurino, em comparação com a cantiga anterior. Caso precisar, verifique as orientações do plano original.

Explique que neste aula cada um selecionará um texto para apresentar, podendo ser uma cantiga ou um poema, e que deverão ensaiar e pensar nos elementos e sons que gostariam que estivessem presentes nas apresentações, de modo a torná-las únicas. O plano original sugere um sarau com apresentações em grupos, porém, as aulas são remotas requerem que  esta atividade seja individual, considerando também que a preparação e o ensaio podem ser mais intensos e tomar mais tempo. Se achar melhor, pode distribuir os textos na videochamada. Prepare-se antecipadamente com alguns textos, através de pesquisa e arquivo, ou utilize as sugestões do plano, disponíveis aqui. Se preferir, converse separadamente, pelo WhatsApp, e encaminhe o poema ou cantiga a cada um (será apenas um texto por aluno). Ressalte a importância do ensaio com ritmo adequado e entonação da voz, os gestos, expressões, coreografia e as ideias para os elementos que completam a apresentação. Incentive-os a todo momento e disponha-se a ouvir por videochamada os ensaios e a sugerir algum item para melhorarem as performances.

Fechamento
Marque um dia para que compartilhem, através de vídeo, as suas produções no WhatsApp. É esperado que tenham caprichado no ensaio e na apresentação, considerando a importância de que as crianças saiam dessa experiência com uma boa impressão, interessadas em desenvolver mais suas capacidades, seus talentos e suas habilidades.

Convite às famílias
É importante apoiar e incentivar cada ensaio ou ideia que surgir para este desafio, auxiliando na confecção de algum material. Sintam-se envolvidos nesta produção e filmem a apresentação. O bom disso é que podem repetir a gravação caso algo dê errado.

Sugestão Enviada Por: Sonia Antunes Caregnato


Código: LPO2_05SQA11

(EF02LP15) Cantar cantigas e canções, obedecendo ao ritmo e à melodia.

(EF15LP12) Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 2º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas