15002
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Atividade de exercitação de utilização das letras maiúsculas e minúsculas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Ensino Fundamental sobre como escolher qual é a letra adequada para os substantivos propostos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ingrid Da Silva Ramalho

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ingrid Ramalho
Mentor: Gislaine Magnabosco
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Atividade de exercitação de utilização das letras maiúsculas e minúsculas

Finalidade da aula: Espera-se que as crianças sejam capazes de, em um algumas dinâmicas, escolher qual é a letra adequada para os substantivos propostos.Ano:2º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF02LP01

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é fomentar reflexões sobre regularidades de utilização da letra maiúscula.

 

Materiais necessários: Projetor; quadro/giz; texto escrito; pequenas caixinhas (uma para cada dupla); cartões de duas cores diferentes; tesouras; colas.  

Acesso à internet para reproduzir do site da UOL o texto Maurício de Sousa Produções, Sem nome, disponível em: http://turmadamonica.uol.com.br/tirinhas/index.php?a=46. Acesso em: 5 de novembro de 2018.

Atividade disponibilizada: clique aqui.

Fichas com palavras para completar as lacunas da atividade: clique aqui..

Resolução da atividade: clique aqui..

 

Dificuldades antecipadas: Dificuldades ao relacionar diferentes formatos das mesmas letras (cursivas com caixa alta, por exemplo); dificuldades de compreender o que são nomes próprios, o que pode gerar dúvidas no momento da escolha do uso de letra maiúscula ou minúscula.

 

Referências sobre o assunto: BECHARA, Evanildo. O novo acordo por dentro e por fora (conclusão). Academia Brasileira de Letras. Disponível em: http://www.academia.org.br/artigos/o-novo-acordo-por-dentro-e-por-fora-conclusao. Acesso em: 28 de outubro de 2018.

Formulário ortográfico. Academia Brasileira de Letras. Disponível em: http://www.academia.org.br/nossa-lingua/formulario-ortografico. Acesso em: 28 de outubro de 2018.

FREY-STREIFF.;M. A notação de melodias extraídas das canções populares. In:SINCLAIR,H.(org) A produção de notação na criança: linguagem, número, ritmos e melodias. São Paulo: Cortez: Autores Associados, p. 125-168, 1990.


Código: LPO2_13ATS02

(EF02LP01) Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas