Texto para impressão - Letras das músicas - LPO1_01SQA12
Plano de Aula
Plano de aula: Sarau de canções
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Letra de Canção
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canção / cantigas e no campo de atuação Vida Cotidiana / Artístico literário / Todo os campos. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Para esta aula deverá ser providenciado um local para a apresentação do Sarau. Deverá haver um local específico para as crianças se apresentarem como um palco e um local para a plateia se acomodar para assistir.
Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.
Dificuldades antecipadas: Timidez. Ausência de alguns alunos no dia da apresentação.
Referências sobre o assunto: BRANDÃO.; A.C.P.; SELVA.; A.C.V.; COUTINHO.; M.L. O trabalho com projetos didáticos: integrando a leitura e a produção de textos. In: Ler e Escrever na Educação Infantil. (org). BRANDÃO.; A.C.P. ;ROSA.; E.C.S. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
Tema da aula
Tempo sugerido:
Orientações:
Hoje é o grande dia da apresentação das canções ensaiadas. O local da apresentação deverá estar antecipadamente organizado com um espaço reservado para as crianças apresentarem e o espaço para a platéia assistir.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Em classe preparar as crianças para a presentação.
- Procure tranquilizá-las caso estejam nervosas e ansiosas. Diga que ensaiaram bastante e que tudo dará certo.
- Faça os últimos lembretes relacionados ao comportamento no momento da apresentação, o lugar que ocuparão no “palco” e a ordem das músicas. Lembrando que serão 3 canções: Da abóbora faz melão, Samba lelê e Trem maluco, sendo que esta última a plateia será convidada a participar da coreografia. Vale lembrar que estas músicas são sugestões, o professor poderá utilizar outras canções de acordo com o interesse e conhecimento das crianças.
- Dirijam-se para o local da apresentação.
- Acesse as canções pelo arquivo: clique aqui.
- Ou pelos links online: https://www.letras.mus.br/cantigas-populares/1996232/, https://www.letras.mus.br/cantigas-populares/984006/, https://www.youtube.com/watch?v=WuIaND4lRtw. Acesso em 15/11/2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Organize os alunos no palco conforme combinado e ensaiado antecipadamente.
- Faça uma breve apresentação dos alunos e do tema que irão tratar. Diga que na terceira canção as crianças serão convidadas a participar.
- Apresentem a primeira (Da abóbora faz melão) e a segunda (Samba lelê) cantigas.
- Antes da terceira música faça uma pausa. Converse com a plateia dizendo que a última música será ensinada a eles e que após cantarem umas duas vezes, todos irão se levantar para interpretarem a música juntos.
- Em seguida apresentem a canção “Trem maluco”.
- Em uma segunda vez, convide a plateia para cantar junto com as crianças (as professoras poderão auxiliar com a letra).
- Peça para todos se levantarem e prestarem bastante atenção para os movimentos que deverão fazer durante a música. Combine os movimentos para as partes da canção: “piuí”, “chique-chique”, “rebola-bola”. Uma sugestão seria para piuí, fazer o movimento com a mão como se estivessem acionando a buzina do trem; para chique-chique poderiam dar um pulinho; e para rebola-bola dar uma reboladinha.
- Cantem então a música fazendo os movimentos combinados cada um em seu lugar. Muito provavelmente as crianças irão querer cantar e dançar mais de uma vez.
- Caso o número da plateia permita, vocês poderão fazer um grande trem no pátio que vai caminhando conforme cantam e, chegando nas partes combinadas da coreografia, realizar os movimentos com a mão para piuí, um pulinho para chique-chique e uma reboladinha para rebola-bola.
- Após todos voltarem para seus lugares, os alunos deverão agradecer a participação de todos e por assistirem ao Sarau do primeiro ano.
Fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Retorne para a sala com os alunos e organize-os em roda para um bate-papo sobre a apresentação.
- Pergunte o que eles acharam sobre a atividade realizada. Permita que falem.
- Pergunte: Será que as outras crianças gostaram da nossa apresentação? Como é possível concluir isso? Todos participaram da coreografia? Será que alguém não estava querendo dançar conosco? Se isso aconteceu, por que será? Espera-se que os alunos façam uma relação entre a participação das crianças convidadas com o fato de terem gostado da apresentação.
- Depois, questione sobre a performance deles durante a apresentação. Você poderá perguntar: E nós, será que fizemos uma boa apresentação? Será que precisaríamos mudar alguma coisa em uma próxima apresentação como esta? Permita que as crianças exponham suas ideias. A ideia é proporcionar uma autoavaliação. As sugestões e colocações dos alunos poderão ser registradas em um cartaz para análise posterior.
Sugestão de adaptação para o ensino remoto
Recursos indicados
- Necessário: canal de comunicação, como WhatsApp ou e-mail.
- Opcional: canal para reunião online, como o Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie uma mensagem de áudio ou em vídeo dirigida às crianças e às famílias, dizendo que chegou o dia da apresentação do sarau. Considere as orientações 2 e 3 do slide Introdução do plano de aula, observando o que foi proposto e combinado na aula anterior.
Desenvolvimento
Se a apresentação acontecer apenas para a família, peça que gravem e a enviem pelo WhatsApp. Para tanto, será mais pertinente criar grupos de alunos, para que possam ver a apresentação uns dos outros. Caso a família de alguma criança não tenha disponibilidade para assistir ao sarau e a criança for realizar tudo sozinha, oriente-a a fazer um vídeo pelo WhatsApp e enviá-lo a você.
Se for possível utilizar o Google Meet, você pode gravar as apresentações e depois enviá-las aos alunos, para que eles compartilhem com outras pessoas.
Fechamento
Elogie e agradeça a participação de todos. Se utilizar o Google Meet, depois de enviados os vídeos aos profissionais da escola, dê um feedback às crianças, caso tenha recebido algum, sobre o que outras pessoas acharam do sarau virtual.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a assistir à apresentação ao vivo ou auxiliar a criança na gravação.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Nadia Camargo
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Sarau de canções
Finalidade da aula: Apresentar as canções ensaiadas previamente mantendo os combinados feitos no ensaio.
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Letra de canção / Cantigas
Objeto(s) do conhecimento: Produção de texto oral
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF01LP19
Sobre esta aula: esta é 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canção / cantigas e no campo de atuação Vida Cotidiana / Artístico literário / Todo os campos. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Para esta aula deverá ser providenciado um local para a apresentação do Sarau. Deverá haver um local específico para as crianças se apresentarem como um palco e um local para a plateia se acomodar para assistir.
Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.
Dificuldades antecipadas: Timidez. Ausência de alguns alunos no dia da apresentação.
Referências sobre o assunto: BRANDÃO.; A.C.P.; SELVA.; A.C.V.; COUTINHO.; M.L. O trabalho com projetos didáticos: integrando a leitura e a produção de textos. In: Ler e Escrever na Educação Infantil. (org). BRANDÃO.; A.C.P. ;ROSA.; E.C.S. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
Alfabetização
Confira mais de 700 planos de aula e atividades para 1º e 2º ano do Fundamental
ACESSAR AGORA