Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Regivane Brito
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Ana Rios
Título da aula: Grafia de pequenos textos com a letra cursiva.
Finalidade da aula: Grafar pequenos textos com a letra cursiva.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Conhecimento das diversas grafias do alfabeto.
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF02LP07
Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é grafar pequenos textos com a letra cursiva.
Materiais necessários: Pen drive, notebook, datashow, caneta piloto, cartaz com o movimento mandão, papel cartão, papel com pauta, lápis, borracha, mensagem escrita em cartão impresso, cola, alfabeto cursivo.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldade para traçarem as letras cursivas sem tirar o lápis do papel até o final da palavra ou para realizarem os traçados orientados pelo espaço da linha (abaixo, sob e acima da linha), ou ainda, podem demorar um tempo maior para registrar as palavras com esse tipo de letra por não estarem acostumados com essa prática.
Referências sobre o assunto:
CARVALHO, Carmen Silvia; PANACHÃO, Déborah, e KUTNIKAS, Sarina kutnikas. Construindo a Escrita: Da letra de imprensa à letra cursiva. São Paulo, Ática.
LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B. C.; MORAIS, A. G.. Letramento e alfabetização:pensando a prática pedagógica. In: Ensino Fundamental de nove anos.Orientações para inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília, 2007. p. 69 - 83.
LEITE, T. M.;MORAIS, A. G. O conhecimento do nome das letras e sua relação com a apropriação do sistema de escrita alfabética. Atos de pesquisa em educação (FURB), v.6, p.6-24,2011.
Código: LPO2_08ATS03
(EF02LP07) Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.
AULA 01
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes