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Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Plural - L e U

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre plural de palavras com término em L e U

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Rita De Cássia Cintra

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maria Rita Cintra
Mentor: Sonia Caregnato
Especialista: Heloísa Jordão 

Título da aula: Plural - L e U

Finalidade da aula: Conhecer, refletir e descobrir a regularidade do plural das palavras terminadas em L e U

Ano: 4º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Morfologia

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF04LP08

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é conhecer, refletir e descobrir a regularidade do plural das palavras terminadas em L e U.  

Materiais necessários: Lista de palavras, papel cartão, caneta hidrocor, lápis de cor, caderno, lápis e uso indispensável do dicionário, plástico adesivo transparente.

Dificuldades antecipadas: É esperado que os alunos confundam os grafemas <L> e <U> no final de sílaba e  conheçam os plurais das palavras.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita: interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor/Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo: SME/DOT, 2011. - 80 p. : il. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf. Acesso em 19 de nov. de 2018.

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1. Acesso em 19 de nov. de 2018.

MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 1998.


Código: LPO4_19ATS01

(EF04LP08) Reconhecer e grafar, corretamente, palavras derivadas com os sufixos -agem, -oso, -eza, -izar/-isar (regulares morfológicas).


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