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Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Plural - L e U

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre plural de palavras com término em L e U

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Rita De Cássia Cintra

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é conhecer, refletir e descobrir a regularidade do plural das palavras terminadas em L e U.

Materiais necessários: Lista de palavras, papel cartão, caneta hidrocor, lápis de cor, caderno, lápis e uso indispensável do dicionário, plástico adesivo transparente.

Dificuldades antecipadas: É esperado que os alunos confundam os grafemas e no final de sílaba e conheçam os plurais das palavras.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita: interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor/Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo: SME/DOT, 2011. - 80 p. : il. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf. Acesso em 19 de nov. de 2018.

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1. Acesso em 19 de nov. de 2018.

MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 1998.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • Informe aos alunos o tema da aula e pergunte se eles sabem algo sobre o mesmo.
  • Anote as hipóteses no quadro.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Coletivamente, converse com os alunos sobre o que é singular e o que é plural, preenchendo o balão.

Materiais complementares: Para obter uma cópia das atividades clique aqui.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Ainda coletivamente, preencha as lacunas do slide, questione a grafia, mas neste momento ainda não comente nada sobre a regularidade.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações:

  • Coloque seus alunos em duplas.
  • Dê uma cópia da cruzadinha e das afirmativas a cada um.
  • Se possível entregue um dicionário a cada dupla, ou deixe alguns para consulta em caso de dúvidas. Oriente-os, caso não encontrem as palavras, que a grafia pode estar errada e que o dicionário pode sanar estas dúvidas.
  • Faça a correção coletiva das palavras escritas na cruzadinha. Reflita com os alunos sobre a escrita correta destas palavras.

Materiais complementares: Para imprimir a cruzadinha e as afirmativas, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Faça a correção coletiva das palavras escritas na cruzadinha.
  • Reflita com os alunos sobre a escrita correta destas palavras.

Materiais complementares: Para imprimir a cruzadinha e as afirmativas, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue uma tabela a cada alunos, em seguida, peça para listarem as palavras da cruzadinha (terminadas em U e L) na coluna correta.
  • Após, peça que coloquem no plural cada uma delas.
  • Faça a correção coletiva, assinalando eventuais erros.
  • Questione os alunos sobre o que perceberam quanto ao uso do plural das palavras terminadas em U e L.

É esperado que eles percebam que:

- Todas as palavras terminadas em U no plural acrescenta-se o S.

- Já nas terminadas em L tira-se o L e acrescenta-se o is ou eis (dependendo da sílaba tônica).

Materiais complementares: Você pode imprimir a tabela aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Solicite a seus alunos que escrevam com suas próprias palavras como ensinar alguém a colocar no plural palavras terminadas em L ou U, que pode ser registrado no caderno ou em folha. Espera-se que os alunos concluam que as palavras terminadas em “is” no plural são escritas com L no singular e quando as palavras são terminadas em U, o plural é realizado pelo acréscimo da letra "S".
  • Tire eventuais dúvidas.

Materiais complementares: Para imprimir este quadro clique aqui

Você pode apresentar o jogo da Plataforma do Letramento, consultando http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/jogos.html acesso em 06 jan. de 2019

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é conhecer, refletir e descobrir a regularidade do plural das palavras terminadas em L e U.

Materiais necessários: Lista de palavras, papel cartão, caneta hidrocor, lápis de cor, caderno, lápis e uso indispensável do dicionário, plástico adesivo transparente.

Dificuldades antecipadas: É esperado que os alunos confundam os grafemas e no final de sílaba e conheçam os plurais das palavras.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita: interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor/Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo: SME/DOT, 2011. - 80 p. : il. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf. Acesso em 19 de nov. de 2018.

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1. Acesso em 19 de nov. de 2018.

MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 1998.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • Informe aos alunos o tema da aula e pergunte se eles sabem algo sobre o mesmo.
  • Anote as hipóteses no quadro.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Coletivamente, converse com os alunos sobre o que é singular e o que é plural, preenchendo o balão.

Materiais complementares: Para obter uma cópia das atividades clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Ainda coletivamente, preencha as lacunas do slide, questione a grafia, mas neste momento ainda não comente nada sobre a regularidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações:

  • Coloque seus alunos em duplas.
  • Dê uma cópia da cruzadinha e das afirmativas a cada um.
  • Se possível entregue um dicionário a cada dupla, ou deixe alguns para consulta em caso de dúvidas. Oriente-os, caso não encontrem as palavras, que a grafia pode estar errada e que o dicionário pode sanar estas dúvidas.
  • Faça a correção coletiva das palavras escritas na cruzadinha. Reflita com os alunos sobre a escrita correta destas palavras.

Materiais complementares: Para imprimir a cruzadinha e as afirmativas, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Faça a correção coletiva das palavras escritas na cruzadinha.
  • Reflita com os alunos sobre a escrita correta destas palavras.

Materiais complementares: Para imprimir a cruzadinha e as afirmativas, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue uma tabela a cada alunos, em seguida, peça para listarem as palavras da cruzadinha (terminadas em U e L) na coluna correta.
  • Após, peça que coloquem no plural cada uma delas.
  • Faça a correção coletiva, assinalando eventuais erros.
  • Questione os alunos sobre o que perceberam quanto ao uso do plural das palavras terminadas em U e L.

É esperado que eles percebam que:

- Todas as palavras terminadas em U no plural acrescenta-se o S.

- Já nas terminadas em L tira-se o L e acrescenta-se o is ou eis (dependendo da sílaba tônica).

Materiais complementares: Você pode imprimir a tabela aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Solicite a seus alunos que escrevam com suas próprias palavras como ensinar alguém a colocar no plural palavras terminadas em L ou U, que pode ser registrado no caderno ou em folha. Espera-se que os alunos concluam que as palavras terminadas em “is” no plural são escritas com L no singular e quando as palavras são terminadas em U, o plural é realizado pelo acréscimo da letra "S".
  • Tire eventuais dúvidas.

Materiais complementares: Para imprimir este quadro clique aqui

Você pode apresentar o jogo da Plataforma do Letramento, consultando http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/jogos.html acesso em 06 jan. de 2019

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