Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é conhecer, refletir e descobrir a regularidade do plural das palavras terminadas em L e U.
Materiais necessários: Lista de palavras, papel cartão, caneta hidrocor, lápis de cor, caderno, lápis e uso indispensável do dicionário, plástico adesivo transparente.
Dificuldades antecipadas: É esperado que os alunos confundam os grafemas
Referências sobre o assunto:
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita: interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor/Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo: SME/DOT, 2011. - 80 p. : il. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf. Acesso em 19 de nov. de 2018.
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1. Acesso em 19 de nov. de 2018.
MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 1998.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações:
- Informe aos alunos o tema da aula e pergunte se eles sabem algo sobre o mesmo.
- Anote as hipóteses no quadro.
Introdução
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
- Coletivamente, converse com os alunos sobre o que é singular e o que é plural, preenchendo o balão.
Materiais complementares: Para obter uma cópia das atividades clique aqui.
Introdução
Orientações:
- Ainda coletivamente, preencha as lacunas do slide, questione a grafia, mas neste momento ainda não comente nada sobre a regularidade.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações:
- Coloque seus alunos em duplas.
- Dê uma cópia da cruzadinha e das afirmativas a cada um.
- Se possível entregue um dicionário a cada dupla, ou deixe alguns para consulta em caso de dúvidas. Oriente-os, caso não encontrem as palavras, que a grafia pode estar errada e que o dicionário pode sanar estas dúvidas.
- Faça a correção coletiva das palavras escritas na cruzadinha. Reflita com os alunos sobre a escrita correta destas palavras.
Materiais complementares: Para imprimir a cruzadinha e as afirmativas, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Faça a correção coletiva das palavras escritas na cruzadinha.
- Reflita com os alunos sobre a escrita correta destas palavras.
Materiais complementares: Para imprimir a cruzadinha e as afirmativas, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Entregue uma tabela a cada alunos, em seguida, peça para listarem as palavras da cruzadinha (terminadas em U e L) na coluna correta.
- Após, peça que coloquem no plural cada uma delas.
- Faça a correção coletiva, assinalando eventuais erros.
- Questione os alunos sobre o que perceberam quanto ao uso do plural das palavras terminadas em U e L.
É esperado que eles percebam que:
- Todas as palavras terminadas em U no plural acrescenta-se o S.
- Já nas terminadas em L tira-se o L e acrescenta-se o is ou eis (dependendo da sílaba tônica).
Materiais complementares: Você pode imprimir a tabela aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Solicite a seus alunos que escrevam com suas próprias palavras como ensinar alguém a colocar no plural palavras terminadas em L ou U, que pode ser registrado no caderno ou em folha. Espera-se que os alunos concluam que as palavras terminadas em “is” no plural são escritas com L no singular e quando as palavras são terminadas em U, o plural é realizado pelo acréscimo da letra "S".
- Tire eventuais dúvidas.
Materiais complementares: Para imprimir este quadro clique aqui
Você pode apresentar o jogo da Plataforma do Letramento, consultando http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/jogos.html acesso em 06 jan. de 2019