Atividade ou texto para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Editorial: contexto de produção e de circulação
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Editorial
Por: Ilcilene Silva
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Editorial e no campo de atuação Jornalístico-midiático. A aula faz parte do módulo Leitura.
Materiais necessários: Providencie notebook, data show. Selecione com antecedência diversos jornais e revistas impressos, cópia do Quadro-síntese e tábua de informações, disponibilizados aqui.
Informações sobre o gênero: O Editorial é um gênero textual que se situa no campo de atuação Jornalístico-midiático, circulando tanto em jornais quanto em revistas impressas ou digitais. Como texto opinativo, é construído com base em um ponto de vista sustentado por argumentos. Embora escrito por um indivíduo, não expressa uma opinião particular, mas a opinião de um grupo, refletindo a ideologia da maioria das pessoas que compõem a equipe (de jornal, de revista etc.), por isso raramente vem assinado. Seu estudo envolve também o estudo da argumentação, dos movimentos argumentativos, das estratégias argumentativas. dos tipos de argumento.
Dificuldades antecipadas: Considerando a faixa etária, é possível que os alunos tenham dificuldade para localizar informações no/do editorial em virtude da organização argumentativa. Desta forma, talvez seja necessária a mediação mais pontual.
Referências sobre o assunto:
CASSEB-GALVÃO, Vânia Cristina; Duarte, Milcinele Conceição. Artigo de Opinião: sequência didática funcionalista. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.
FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2016.
KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher. Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4ª Ed. Parábola Editorial, 2011.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
RIBEIRO, Roziane Marinho. A construção da argumentação oral no contexto de ensino. São Paulo: Cortez, 2009.
VIEIRA, Maria Helena Gomes Naves. O gênero editorial: uma proposta de caracterização. Disponível em: <https://www.ileel.ufu.br/ppgel/wp-content/uploads/2016/05/mariahelena.pdf> Acesso em: 5 set. de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações:
- Apresente a proposta de aula conversando sobre os espaços nos quais os textos circulam e a relação destes espaços com o campo de atuação social dos indivíduos.
- Peça que vasculhem a memória e visualizem os textos que geralmente circulam na casa deles. Pergunte qual o principal suporte textual que a família usa para leitura: revistas, jornais, sites, panfletos.
- Explique que esta aula versará e aprofundará os conhecimentos acerca dos espaços de circulação e de atuação do editorial.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Leve revistas e jornais diversos para que os alunos manipulem os suportes nos quais geralmente o editorial circula. Cuide para que haja revistas e jornais suficientes para que, pelo menos, fique um exemplar para cada dupla. Não se detenha somente nos jornais e nas revistas de circulação nacional, leve exemplares locais e, também, revistas e jornais que não pertencem ao campo jornalístico, mas que estejam no campo midiático, que tenham ou não editorial.
- Organize a turma em círculo. Exponha o acervo em cima de uma mesa ou em varal para que os alunos fiquem à vontade para visualizar e escolher um exemplar para folhear. Se achar interessante, dê um nome à exposição: Banca ou Varal de revistas e jornais. Peça que dirijam-se à exposição dos impressos e escolham o exemplar que mais lhes chamou a atenção e volte ao círculo de conversa.
- Peça que manipulem o material observando a capa (revista) ou página inicial (jornais), a manchete de capa ou de primeira página, o sumário, as partes que compõem o impresso, as imagens, os títulos das matérias e reportagens.
- Pergunte-lhes a razão da escolha. Permita que tenham liberdade para falar, mas que respeitem os turnos.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 27 minutos.
Orientações:
- Solicite que se organizem em duplas, conversem sobre o exemplar que cada um escolheu e decidam qual dos materiais selecionados pela dupla será objeto de investigação. Se julgar necessário, por causa do tamanho da turma, organize-os em trios ou quartetos.
- Oriente as duplas para se que detenham com mais afinco em apenas um dos materiais.
- Depois, peça que localizem, se houver, o editorial do jornal ou da revista e leiam-no.
- Entregue uma cópia do Quadro-síntese para a organização dos dados da pesquisa e peça que o preencham de acordo com a leitura feita e com o resultado da conversa da dupla.
- Qual revista ou jornal vocês leram?
- Qual o público leitor?
- Qual a manchete de capa?
- Em qual parte do exemplar está localizado o editorial? Início, meio ou fim?
- Qual o assunto do editorial?
- Qual a opinião expressa sobre o assunto?
- Quem assina o editorial? Qual sua função desta pessoa no jornal/revista?
- Sentiu alguma dificuldade ao ler o editorial?
- Gostou da leitura? Por quê?
- Depois que todos os grupos terminarem de preencher o Quadro-síntese, peça que escolham um relator que irá expor as informações coletadas pelo grupo
- Prepare antecipadamente um quadro para tabular as informações coletadas pelos grupos. Veja o modelo aqui.
Materiais complementares: O quadro-síntese para impressão e modelo do quadro para tabular as informações coletadas podem ser acessados aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Novamente na roda de conversa peça que cada relator informe os dados coletados no Quadro-síntese.
- Anote de forma sucinta na Tábua de informações cujo modelo se encontra disponível aqui.
- Encerrada a coleta de informações, convide-os a fazer uma síntese que possa ser utilizada para futuras consultas sobre o gênero. Para este momento, acesse o modelo do quadro aqui. Caso necessário, consulte as expectativas de respostas disponíveis aqui.
- Encerrada a conversa, disponibilize o quadro síntese na sala para eventuais consultas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui), e o Google Docs (tutorial disponível aqui).
Tema
Grave um áudio ou vídeo e apresente sua aula, utilizando os conteúdos dos slides Tema. Fale sobre o que é um editorial.
Introdução
No mesmo vídeo ou de áudio, peça que os alunos peguem alguma revista ou jornal que têm em casa ou procurem por suportes online. Oriente-os a manipular o material observando a capa, as páginas, o sumário, as partes que compõem, as imagens e os títulos. Peça que cada aluno relate, por meio de um áudio ou por mensagem de texto (por WhatsApp, em um grupo criado com todos da turma), sobre a escolha do material e o que observou nele.
Desenvolvimento
Em novo vídeo, peça que os alunos se dividam em duplas ou pequenos grupos, que deverão se organizar pelo WhastApp, para responder às perguntas que surgirão durante a aula. Ainda no vídeo, peça que as duplas escolham um exemplar (jornal ou revista) para ser o objeto de investigação da aula e procurem, no suporte, um editorial. Oriente-os a fazer a leitura do editorial e, em conjunto, em seus grupos ou duplas, preencher o quadro-síntese disponível como material complementar (se possível, envie a eles o quadro ou peça que registrem no caderno). Depois que finalizarem, peça que um aluno de cada dupla ou grupo envie as respostas do quadro-sintese, por meio de foto, em um grupo de WhatsApp em que todos os alunos possam interagir (tente fazer com que os alunos comparem as respostas dos diferentes grupos).
Fechamento
Em um novo áudio, vídeo ou mensagem de texto, peça que os alunos retomem a atividade feita e os oriente a produzir, individualmente, uma síntese sobre o gênero editorial, baseada no que eles detectaram durante a aula. Peça que os alunos descrevam por áudio (ou mensagem de texto) as suas opiniões. Após isso, disponibilize a todos as respostas dadas, para eventuais consultas.
Convite às famílias
A família pode ajudar a coletar os materiais necessários para a realização da aula, bem como incentivar a leitura de revistas e jornais. Toda criança é curiosa! Tendo uma revista ou jornal disponível em qualquer canto da casa, uma hora ou outra, até mesmo de forma muito inconsciente, a criança se pegará lendo.