14995
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Editorial: contexto de produção e de circulação

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Editorial: contexto de produção e de circulação

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ilcilene Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui), e o Google Docs (tutorial disponível aqui).

Tema
Grave um áudio ou vídeo e apresente sua aula, utilizando os conteúdos dos slides Tema. Fale sobre o que é um editorial.

Introdução
No mesmo vídeo ou de áudio, peça que os alunos peguem alguma revista ou jornal que têm em casa ou procurem por suportes online. Oriente-os a manipular o material observando a capa, as páginas, o sumário, as partes que compõem, as imagens e os títulos. Peça que cada aluno relate, por meio de um áudio ou por mensagem de texto (por WhatsApp, em um grupo criado com todos da turma), sobre a escolha do material e o que observou nele.

Desenvolvimento
Em novo vídeo, peça que os alunos se dividam em duplas ou pequenos grupos, que deverão se organizar pelo WhastApp, para responder às perguntas que surgirão durante a aula. Ainda no vídeo, peça que as duplas escolham um exemplar (jornal ou revista) para ser o objeto de investigação da aula e procurem, no suporte, um editorial. Oriente-os a fazer a leitura do editorial e, em conjunto, em seus grupos ou duplas, preencher o quadro-síntese disponível como material complementar (se possível, envie a eles o quadro ou peça que registrem no caderno). Depois que finalizarem, peça que um aluno de cada dupla ou grupo envie as respostas do quadro-sintese, por meio de foto, em um grupo de WhatsApp em que todos os alunos possam interagir (tente fazer com que os alunos comparem as respostas dos diferentes grupos).

Fechamento
Em um novo áudio, vídeo ou mensagem de texto, peça que os alunos retomem a atividade feita e os oriente a produzir, individualmente, uma síntese sobre o gênero editorial, baseada no que eles detectaram durante a aula. Peça que os alunos descrevam por áudio (ou mensagem de texto) as suas opiniões. Após isso, disponibilize a todos as respostas dadas, para eventuais consultas.

Convite às famílias
A família pode ajudar a coletar os materiais necessários para a realização da aula, bem como incentivar a leitura de revistas e jornais. Toda criança é curiosa! Tendo uma revista ou jornal disponível em qualquer canto da casa, uma hora ou outra, até mesmo de forma muito inconsciente, a criança se pegará lendo.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_11SQA01

(EF89LP01) Analisar os interesses que movem o campo jornalístico, os efeitos das novas tecnologias no campo e as condições que fazem da informação uma mercadoria, de forma a poder desenvolver uma atitude crítica frente aos textos jornalísticos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas