14992
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Oralidade

Plano de aula - Oficina de Escrita

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Oficina de Escrita

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jardelina Oliveira Passos Moura

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais para envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.

Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui); PowerPoint com narração (tutorial disponível aqui).

Introdução
Diga aos alunos que a proposta da aula é organizar uma oficina de escrita, levando em consideração a realidade do isolamento social. Organize a classe em grupos. Para isso, avise-os de que deverão criar encontros “presenciais”, por chamadas de vídeo, áudio ou mensagens escritas. Solicite que cada aluno leve, para o 1º encontro do grupo, temas que lhe interessem. Tomando como base as ideias compartilhadas, cada grupo definirá o tema que será abordado na produção textual. Após a escolha temática, o grupo definirá o gênero textual de acordo com a finalidade de escrita.

Desenvolvimento
É a etapa em que os alunos constroem o texto refletindo sobre o contexto de produção: qual assunto pretendem abordar? Qual o gênero escolhido? Qual é o objetivo que se deseja alcançar? Quem será o leitor? Durante o momento de produção, peça para os alunos entrarem em contato com você, caso haja dúvidas. Oriente-os a pensar sobre a escolha do gênero, considerando a linguagem e a estrutura do texto, e os propósitos de escrita: emocionar, sensibilizar, convencer, opinar, manifestar, criticar. Pergunte, por exemplo: o que desejam comunicar por meio desta palavra? Que efeitos de sentidos esta palavra poderá produzir? Na organização das etapas da produção textual, ressalte que, juntos, devem definir o público leitor do texto, as palavras-chave que nortearão a produção de ideias que desejam expressar e a forma de uso das palavras, considerando seus múltiplos sentidos e significados. Estimule os alunos a pensar nos sentidos que podem ser produzidos pelo leitor, à medida que for apresentada, na escrita, a palavra/expressão/frase que a equipe escolheu para uso no contexto. Ressalte para os alunos a informação de que, na próxima oficina, a sessão será destinada à revisão dos textos que eles escreveram.

Fechamento
Considere as necessidades observadas nas produções escritas dos alunos e verifique algumas sugestões de estratégias de revisão, no slide do plano original, para desenvolver nos momentos de revisitar os textos da turma. Solicite que os grupos analisem o texto produzido considerando as sugestões de questões apresentadas no slide do plano original. Abra espaço para que expressem suas percepções acerca do que escreveram e sugiram mudanças que julgam necessárias na produção desenvolvida em grupo. Solicite que se expressem no grupo da turma.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_05ATP01

(EF69LP50) Elaborar texto teatral, a partir da adaptação de romances, contos, mitos, narrativas de enigma e de aventura, novelas, biografias romanceadas, crônicas, dentre outros, indicando as rubricas para caracterização do cenário, do espaço, do tempo; explicitando a caracterização física e psicológica dos personagens e dos seus modos de ação; reconfigurando a inserção do discurso direto e dos tipos de narrador; explicitando as marcas de variação linguística (dialetos, registros e jargões) e retextualizando o tratamento da temática.

(EF69LP51) Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/ edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc. – e considerando a imaginação, a estesia e a verossimilhança próprias ao texto literário.

(EF67LP11) Planejar resenhas, vlogs, vídeos e podcasts variados, e textos e vídeos de apresentação e apreciação próprios das culturas juvenis (algumas possibilidades: fanzines, fanclipes, e-zines, gameplay, detonado etc.), dentre outros, tendo em vista as condições de produção do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha de uma produção ou evento cultural para analisar – livro, filme, série, game, canção, videoclipe, fanclipe, show, saraus, slams etc. – da busca de informação sobre a produção ou evento escolhido, da síntese de informações sobre a obra/evento e do elenco/seleção de aspectos, elementos ou recursos que possam ser destacados positiva ou negativamente ou da roteirização do passo a passo do game para posterior gravação dos vídeos.

(EF67LP12) Produzir resenhas críticas, vlogs, vídeos, podcasts variados e produções e gêneros próprios das culturas juvenis (algumas possibilidades: fanzines, fanclipes, e-zines, gameplay, detonado etc.), que apresentem/descrevam e/ou avaliem produções culturais (livro, filme, série, game, canção, disco, videoclipe etc.) ou evento (show, sarau, slam etc.), tendo em vista o contexto de produção dado, as características do gênero, os recursos das mídias envolvidas e a textualização adequada dos textos e/ou produções.

(EF67LP30) Criar narrativas ficcionais, tais como contos populares, contos de suspense, mistério, terror, humor, narrativas de enigma, crônicas, histórias em quadrinhos, dentre outros, que utilizem cenários e personagens realistas ou de fantasia, observando os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador, utilizando tempos verbais adequados à narração de fatos passados, empregando conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma história e de inserir os discursos direto e indireto.

(EF67LP31) Criar poemas compostos por versos livres e de forma fixa (como quadras e sonetos), utilizando recursos visuais, semânticos e sonoros, tais como cadências, ritmos e rimas, e poemas visuais e vídeo-poemas, explorando as relações entre imagem e texto verbal, a distribuição da mancha gráfica (poema visual) e outros recursos visuais e sonoros.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas