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Plano de aula - Minisseminários

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Minisseminários

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Lúcia Pena

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais para envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.

Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui); Padlet (tutorial disponível aqui).

Introdução
Diga aos alunos que a proposta da aula é organizar um minisseminário, levando em consideração a realidade do isolamento social. Retome as características e a estrutura de um minisseminário com os alunos: o que é um minisseminário? Quais as partes que o compõem? O que precisa ser feito antes do momento em que ele acontece? Encaminhe aos alunos esses questionamentos como documento (Word ou PDF), pelo WhatsApp. Ressalte que o minisseminário é um gênero textual em que os alunos se tornam expositores-especialistas que ampliarão os conhecimentos da turma transmitindo informações, descrevendo ou explicando sobre o tema decidido. Explique que o minisseminário é composto de: escolha do tema; coleta de informações sobre o tema escolhido; escolha dos recursos visuais; ensaio; apresentação e avaliação. Esclareça que o minisseminário é um trabalho realizado em grupo e requer duas funções para a apresentação: moderador e apresentador. Solicite que os grupos escolham seus apresentadores e moderadores, assim como o tema que abordarão. Explique que seus encontros se darão por meio de chamadas de vídeo, áudio ou mensagens para a organização da atividade, e que, no momento do minisseminário, você fará uma reunião pelo Google Meet ou plataformas similares (veja em Recursos Opcionais).

Desenvolvimento
É o momento principal do minisseminário. O primeiro grupo inicia a apresentação. O aluno moderador faz a abertura do minisseminário, apresenta o grupo e o conteúdo temático. Os apresentadores justificam a escolha do tema e iniciam a exposição do trabalho seguindo o desenvolvimento estabelecido na preparação. Os grupos devem estar em sintonia com os comandos previamente combinados: tempo (8 minutos); cenário; slides; posicionamento corporal e apresentação do tema dentro dos objetivos propostos. Encerrada a apresentação, o aluno moderador reassume a sua função e abre a sessão para esclarecimentos, dúvidas, perguntas e apontamentos da turma. É o momento de participação da plateia.
Observação: nesse momento, pensamos em uma reunião pelo Google Meet. Caso não seja possível, os grupos podem organizar suas falas (do moderador e do apresentador) e criar um vídeo com suas apresentações para compartilhar com a turma. Para gravar o vídeo, o próprio aparelho de celular ajuda.

Fechamento
Valorize e incentive a reflexão nos estudantes. Para a avaliação, peça que preencham o formulário do Google já construído no momento de preparação do minisseminário. Depois, compartilhe com a turma os resultados trazidos pelos gráficos da pesquisa, analisando, para a próxima apresentação, o que precisa ser melhorado.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_02ATP01

(EF69LP43) Identificar e utilizar os modos de introdução de outras vozes no texto – citação literal e sua formatação e paráfrase –, as pistas linguísticas responsáveis por introduzir no texto a posição do autor e dos outros autores citados (“Segundo X; De acordo com Y; De minha/nossa parte, penso/amos que”...) e os elementos de normatização (tais como as regras de inclusão e formatação de citações e paráfrases, de organização de referências bibliográficas) em textos científicos, desenvolvendo reflexão sobre o modo como a intertextualidade e a retextualização ocorrem nesses textos.

(EF69LP35) Planejar textos de divulgação científica, a partir da elaboração de esquema que considere as pesquisas feitas anteriormente, de notas e sínteses de leituras ou de registros de experimentos ou de estudo de campo, produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como artigo de divulgação científica, artigo de opinião, reportagem científica, verbete de enciclopédia, verbete de enciclopédia digital colaborativa , infográfico, relatório, relato de experimento científico, relato (multimidiático) de campo, tendo em vista seus contextos de produção, que podem envolver a disponibilização de informações e conhecimentos em circulação em um formato mais acessível para um público específico ou a divulgação de conhecimentos advindos de pesquisas bibliográficas, experimentos científicos e estudos de campo realizados.

(EF69LP38) Organizar os dados e informações pesquisados em painéis ou slides de apresentação, levando em conta o contexto de produção, o tempo disponível, as características do gênero apresentação oral, a multissemiose, as mídias e tecnologias que serão utilizadas, ensaiar a apresentação, considerando também elementos paralinguísticos e cinésicos e proceder à exposição oral de resultados de estudos e pesquisas, no tempo determinado, a partir do planejamento e da definição de diferentes formas de uso da fala – memorizada, com apoio da leitura ou fala espontânea.

(EF69LP40) Analisar, em gravações de seminários, conferências rápidas, trechos de palestras, dentre outros, a construção composicional dos gêneros de apresentação – abertura/saudação, introdução ao tema, apresentação do plano de exposição, desenvolvimento dos conteúdos, por meio do encadeamento de temas e subtemas (coesão temática), síntese final e/ou conclusão, encerramento –, os elementos paralinguísticos (tais como: tom e volume da voz, pausas e hesitações – que, em geral, devem ser minimizadas –, modulação de voz e entonação, ritmo, respiração etc.) e cinésicos (tais como: postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia, modulação de voz e entonação, sincronia da fala com ferramenta de apoio etc.), para melhor performar apresentações orais no campo da divulgação do conhecimento.

(EF69LP41) Usar adequadamente ferramentas de apoio a apresentações orais, escolhendo e usando tipos e tamanhos de fontes que permitam boa visualização, topicalizando e/ou organizando o conteúdo em itens, inserindo de forma adequada imagens, gráficos, tabelas, formas e elementos gráficos, dimensionando a quantidade de texto (e imagem) por slide, usando progressivamente e de forma harmônica recursos mais sofisticados como efeitos de transição, slides mestres, layouts personalizados etc.


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