Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Para acessar documento com sugestões de Referências Bibliográficas, clique aqui.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Para nossa atividade de aquecimento iremos utilizar o geoplano. Onde iremos apresentar o geoplano com vários polígonos já feitos e questionaremos os alunos sobre as diferenças observadas entre os mesmos.
Observação: O melhor será o uso do geoplano tradicional de pregos e madeira. Mas na sua falta o professor ou pode projetar o slide, ou desenhar os pontos representando os pregos e traçar as figuras com giz colorido, ou imprimir o geoplano como no modelo, colar em uma cartolina e questionar os alunos sobre os polígonos formados.
Pergunte aos alunos:
- Qual a diferença entre os quadriláteros apresentados?
- Quais outros polígonos do geoplano apresentam essa mesma diferença?
Aquecimento
Resolução do Aquecimento
Propósito: Certificar-se de que os alunos conseguem diferenciar os polígonos convexos dos polígonos côncavos e nomeá-los corretamente.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Este exercício será realizado em grupo, peça que juntem as carteiras para facilitar a realização da atividade. Entregue ao menos duas réguas e dois transferidores para cada grupo (os alunos devem se revezar no uso dos instrumentos de medida). Distribua as folhas com os polígonos para a classe. Peça aos grupos que recortem os polígonos da folha para iniciarem a atividade.
Converse com os grupos “durante” a realização da atividade:
- Vocês conseguem nomear os polígonos da folha? Então já é um começo.
- O que esses polígonos têm em comum?
- Podemos dizer que esses polígonos apresentam algumas características que são regulares?
- Como poderemos nomear os polígonos com essas regularidades?
Propósito: Encontrar as semelhanças nos diferentes polígonos pela análise do resultado das medidas feitas em cada figura.
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientação: Durante a análise das soluções, os grupos devem ficar juntos para uma revisão mais apurada. Cada um deles já deve ter anotado o resultado a que chegou ao realizar a atividade. Peça aos grupos que peguem novamente todos os polígonos recortados para analisar a melhor maneira de separar os polígonos.
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discuta com a turma:
- Vocês seguiram essa mesma maneira para separar os polígonos ?
- Não se perdeu em algum momento durante a resolução da atividade?
- Conseguiu perceber uma característica que aparece regularmente em alguns dos polígonos analisados?
Propósito: Mostrar aos alunos que existe uma lógica na separação dos polígonos e que o entendimento de suas características é fundamental para consumarmos o objetivo da aula.
Discussão das soluções (continuação).
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Esse erro permite que nos perguntemos sobre quais semelhanças esses polígonos teriam se não tivessem cores. Será que se usássemos as “medidas” dos lados não seria melhor?
Propósito: Demonstrar que os “erros” são muito importantes na assimilação do conteúdo, pois é através deles que os alunos conseguem desenvolver sua atenção a outros detalhes da atividade que não aconteceria se não houvesse equívocos.
Discussão das soluções (continuação)
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientação: Se o grupo prestou atenção nas conversas com o professor durante a realização da atividade e usou a régua para medir os polígonos, provavelmente ele conseguiu perceber que alguns possuem seus lados iguais. Se o grupo mediu e usou uma separação baseada na diferença dos lados, questione sobre o que é mais comum nos polígonos apresentados: as diferenças ou as semelhanças? As diferenças são muitas, por essa razão é melhor nos basearmos em aspectos mais específicos, como a igualdade dos lados.
Propósito: Instigar nos alunos a busca da solução por diversos caminhos, reconhecendo que se ocorrer algum erro, o mesmo será tão bem aproveitado como um acerto.
Discussão das soluções (continuação)
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Percebe-se a importância da observação do professor durante a realização da atividade, relembrando aos grupos que usem todos os instrumentos de medida. Para que cheguem nesta parte, onde perceberão que alguns polígonos possuem lados e ângulos iguais.
Propósito: Entender que usar somente as medidas dos comprimentos dos lados é insuficiente para compararmos os polígonos.
Discussão das soluções (continuação)
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Ao chegar na última separação será o momento de questionarmos os grupos sobre as características desses polígonos. Perguntamos se são características regulares. Explique que esses polígonos devido a essas semelhanças podem ser considerados regulares.
Propósito: Compreender que tais características, por se apresentarem de forma regular nos polígonos estudados vão entrar na denominação dos mesmos.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Aproveitar o resultado da atividade principal para fazer a sistematização do conceito. Questione a classe se podem falar o que devemos considerar para um polígono ser chamado de polígono regular. Peça que anotem as respostas no caderno. Faça o mesmo questionamento para os polígonos irregulares.
Discuta com a turma:
- Compreendi as definições dos polígonos regulares?
- Quais são elas?
- Quem são os polígonos irregulares?
Propósito: Relacionar as atividades feitas com as considerações sobre polígonos regulares e polígonos irregulares.
Encerramento.
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Converse com a classe sobre os objetivos que conseguiram atingir. Questione os alunos novamente sobre as características que definem os polígonos regulares e irregulares. Peça para escreverem em seus cadernos o que aprenderam na aula.
- Polígonos regulares possuem todos os seus lados e ângulos iguais;
- Se o polígono não apresentar essas duas características ele será um polígono irregular.
Propósito: O aluno deve entender que todas as partes da aula são voltadas para a realização do objetivo apresentado no início. Daí a necessidade de manter-se o mesmo empenho do começo ao fim.