9994
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Reconhecendo os polígonos regulares

Plano de aula de matemática com atividades para 6 do Fundamental sobre entender e classificar os polígonos em regulares e não regulares.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marcelo Aparecido Casadei

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Marcelo Ap. Casadei

Mentor: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira



Habilidade da BNCC

(EF06MA17) - Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e classificá-los em regulares e não regulares, tanto em suas representações no plano como em faces de poliedros.



Objetivos específicos

Entender e classificar os polígonos em regulares e não regulares.

Conceito-chave

Polígonos regulares.

Recursos necessários

  • Geoplano;
  • Barbantes coloridos ou elásticos coloridos;
  • Folha de cartolina;
  • Atividades impressas em folhas;
  • Tesouras;
  • colas.

Tempo sugerido: 1 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Para acessar documento com sugestões de Referências Bibliográficas, clique aqui.

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Para nossa atividade de aquecimento iremos utilizar o geoplano. Onde iremos apresentar o geoplano com vários polígonos já feitos e questionaremos os alunos sobre as diferenças observadas entre os mesmos.

Observação: O melhor será o uso do geoplano tradicional de pregos e madeira. Mas na sua falta o professor ou pode projetar o slide, ou desenhar os pontos representando os pregos e traçar as figuras com giz colorido, ou imprimir o geoplano como no modelo, colar em uma cartolina e questionar os alunos sobre os polígonos formados.

Pergunte aos alunos:

  • Qual a diferença entre os quadriláteros apresentados?
  • Quais outros polígonos do geoplano apresentam essa mesma diferença?

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Propósito: Certificar-se de que os alunos conseguem diferenciar os polígonos convexos dos polígonos côncavos e nomeá-los corretamente.

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Este exercício será realizado em grupo, peça que juntem as carteiras para facilitar a realização da atividade. Entregue ao menos duas réguas e dois transferidores para cada grupo (os alunos devem se revezar no uso dos instrumentos de medida). Distribua as folhas com os polígonos para a classe. Peça aos grupos que recortem os polígonos da folha para iniciarem a atividade.

Converse com os grupos “durante” a realização da atividade:

  • Vocês conseguem nomear os polígonos da folha? Então já é um começo.
  • O que esses polígonos têm em comum?
  • Podemos dizer que esses polígonos apresentam algumas características que são regulares?
  • Como poderemos nomear os polígonos com essas regularidades?

Propósito: Encontrar as semelhanças nos diferentes polígonos pela análise do resultado das medidas feitas em cada figura.

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão das soluções select-down

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Durante a análise das soluções, os grupos devem ficar juntos para uma revisão mais apurada. Cada um deles já deve ter anotado o resultado a que chegou ao realizar a atividade. Peça aos grupos que peguem novamente todos os polígonos recortados para analisar a melhor maneira de separar os polígonos.

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discuta com a turma:

  • Vocês seguiram essa mesma maneira para separar os polígonos ?
  • Não se perdeu em algum momento durante a resolução da atividade?
  • Conseguiu perceber uma característica que aparece regularmente em alguns dos polígonos analisados?

Propósito: Mostrar aos alunos que existe uma lógica na separação dos polígonos e que o entendimento de suas características é fundamental para consumarmos o objetivo da aula.

Discussão das soluções (continuação). select-down

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Esse erro permite que nos perguntemos sobre quais semelhanças esses polígonos teriam se não tivessem cores. Será que se usássemos as “medidas” dos lados não seria melhor?

Propósito: Demonstrar que os “erros” são muito importantes na assimilação do conteúdo, pois é através deles que os alunos conseguem desenvolver sua atenção a outros detalhes da atividade que não aconteceria se não houvesse equívocos.

Discussão das soluções (continuação) select-down

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientação: Se o grupo prestou atenção nas conversas com o professor durante a realização da atividade e usou a régua para medir os polígonos, provavelmente ele conseguiu perceber que alguns possuem seus lados iguais. Se o grupo mediu e usou uma separação baseada na diferença dos lados, questione sobre o que é mais comum nos polígonos apresentados: as diferenças ou as semelhanças? As diferenças são muitas, por essa razão é melhor nos basearmos em aspectos mais específicos, como a igualdade dos lados.

Propósito: Instigar nos alunos a busca da solução por diversos caminhos, reconhecendo que se ocorrer algum erro, o mesmo será tão bem aproveitado como um acerto.

Discussão das soluções (continuação) select-down

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Percebe-se a importância da observação do professor durante a realização da atividade, relembrando aos grupos que usem todos os instrumentos de medida. Para que cheguem nesta parte, onde perceberão que alguns polígonos possuem lados e ângulos iguais.

Propósito: Entender que usar somente as medidas dos comprimentos dos lados é insuficiente para compararmos os polígonos.

Discussão das soluções (continuação) select-down

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Ao chegar na última separação será o momento de questionarmos os grupos sobre as características desses polígonos. Perguntamos se são características regulares. Explique que esses polígonos devido a essas semelhanças podem ser considerados regulares.

Propósito: Compreender que tais características, por se apresentarem de forma regular nos polígonos estudados vão entrar na denominação dos mesmos.

Sistematização do conceito select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Aproveitar o resultado da atividade principal para fazer a sistematização do conceito. Questione a classe se podem falar o que devemos considerar para um polígono ser chamado de polígono regular. Peça que anotem as respostas no caderno. Faça o mesmo questionamento para os polígonos irregulares.

Discuta com a turma:

  • Compreendi as definições dos polígonos regulares?
  • Quais são elas?
  • Quem são os polígonos irregulares?

Propósito: Relacionar as atividades feitas com as considerações sobre polígonos regulares e polígonos irregulares.

Encerramento. select-down

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Converse com a classe sobre os objetivos que conseguiram atingir. Questione os alunos novamente sobre as características que definem os polígonos regulares e irregulares. Peça para escreverem em seus cadernos o que aprenderam na aula.

  • Polígonos regulares possuem todos os seus lados e ângulos iguais;
  • Se o polígono não apresentar essas duas características ele será um polígono irregular.

Propósito: O aluno deve entender que todas as partes da aula são voltadas para a realização do objetivo apresentado no início. Daí a necessidade de manter-se o mesmo empenho do começo ao fim.

Atividade de Raio X. select-down

Tempo previsto: 10 minutos.

Orientação: Explique que o exercício deverá ser feito individualmente, comprovando se compreenderam os objetivos da aula.

Propósito: Constatar a assimilação do conteúdo pela análise da resolução individual do Raio X.

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 1 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Para acessar documento com sugestões de Referências Bibliográficas, clique aqui.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Marcelo Ap. Casadei

Mentor: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira



Habilidade da BNCC

(EF06MA17) - Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e classificá-los em regulares e não regulares, tanto em suas representações no plano como em faces de poliedros.



Objetivos específicos

Entender e classificar os polígonos em regulares e não regulares.

Conceito-chave

Polígonos regulares.

Recursos necessários

  • Geoplano;
  • Barbantes coloridos ou elásticos coloridos;
  • Folha de cartolina;
  • Atividades impressas em folhas;
  • Tesouras;
  • colas.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Para nossa atividade de aquecimento iremos utilizar o geoplano. Onde iremos apresentar o geoplano com vários polígonos já feitos e questionaremos os alunos sobre as diferenças observadas entre os mesmos.

Observação: O melhor será o uso do geoplano tradicional de pregos e madeira. Mas na sua falta o professor ou pode projetar o slide, ou desenhar os pontos representando os pregos e traçar as figuras com giz colorido, ou imprimir o geoplano como no modelo, colar em uma cartolina e questionar os alunos sobre os polígonos formados.

Pergunte aos alunos:

  • Qual a diferença entre os quadriláteros apresentados?
  • Quais outros polígonos do geoplano apresentam essa mesma diferença?

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Propósito: Certificar-se de que os alunos conseguem diferenciar os polígonos convexos dos polígonos côncavos e nomeá-los corretamente.

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Este exercício será realizado em grupo, peça que juntem as carteiras para facilitar a realização da atividade. Entregue ao menos duas réguas e dois transferidores para cada grupo (os alunos devem se revezar no uso dos instrumentos de medida). Distribua as folhas com os polígonos para a classe. Peça aos grupos que recortem os polígonos da folha para iniciarem a atividade.

Converse com os grupos “durante” a realização da atividade:

  • Vocês conseguem nomear os polígonos da folha? Então já é um começo.
  • O que esses polígonos têm em comum?
  • Podemos dizer que esses polígonos apresentam algumas características que são regulares?
  • Como poderemos nomear os polígonos com essas regularidades?

Propósito: Encontrar as semelhanças nos diferentes polígonos pela análise do resultado das medidas feitas em cada figura.

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Durante a análise das soluções, os grupos devem ficar juntos para uma revisão mais apurada. Cada um deles já deve ter anotado o resultado a que chegou ao realizar a atividade. Peça aos grupos que peguem novamente todos os polígonos recortados para analisar a melhor maneira de separar os polígonos.

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discuta com a turma:

  • Vocês seguiram essa mesma maneira para separar os polígonos ?
  • Não se perdeu em algum momento durante a resolução da atividade?
  • Conseguiu perceber uma característica que aparece regularmente em alguns dos polígonos analisados?

Propósito: Mostrar aos alunos que existe uma lógica na separação dos polígonos e que o entendimento de suas características é fundamental para consumarmos o objetivo da aula.

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Esse erro permite que nos perguntemos sobre quais semelhanças esses polígonos teriam se não tivessem cores. Será que se usássemos as “medidas” dos lados não seria melhor?

Propósito: Demonstrar que os “erros” são muito importantes na assimilação do conteúdo, pois é através deles que os alunos conseguem desenvolver sua atenção a outros detalhes da atividade que não aconteceria se não houvesse equívocos.

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientação: Se o grupo prestou atenção nas conversas com o professor durante a realização da atividade e usou a régua para medir os polígonos, provavelmente ele conseguiu perceber que alguns possuem seus lados iguais. Se o grupo mediu e usou uma separação baseada na diferença dos lados, questione sobre o que é mais comum nos polígonos apresentados: as diferenças ou as semelhanças? As diferenças são muitas, por essa razão é melhor nos basearmos em aspectos mais específicos, como a igualdade dos lados.

Propósito: Instigar nos alunos a busca da solução por diversos caminhos, reconhecendo que se ocorrer algum erro, o mesmo será tão bem aproveitado como um acerto.

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Percebe-se a importância da observação do professor durante a realização da atividade, relembrando aos grupos que usem todos os instrumentos de medida. Para que cheguem nesta parte, onde perceberão que alguns polígonos possuem lados e ângulos iguais.

Propósito: Entender que usar somente as medidas dos comprimentos dos lados é insuficiente para compararmos os polígonos.

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Ao chegar na última separação será o momento de questionarmos os grupos sobre as características desses polígonos. Perguntamos se são características regulares. Explique que esses polígonos devido a essas semelhanças podem ser considerados regulares.

Propósito: Compreender que tais características, por se apresentarem de forma regular nos polígonos estudados vão entrar na denominação dos mesmos.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Aproveitar o resultado da atividade principal para fazer a sistematização do conceito. Questione a classe se podem falar o que devemos considerar para um polígono ser chamado de polígono regular. Peça que anotem as respostas no caderno. Faça o mesmo questionamento para os polígonos irregulares.

Discuta com a turma:

  • Compreendi as definições dos polígonos regulares?
  • Quais são elas?
  • Quem são os polígonos irregulares?

Propósito: Relacionar as atividades feitas com as considerações sobre polígonos regulares e polígonos irregulares.

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Converse com a classe sobre os objetivos que conseguiram atingir. Questione os alunos novamente sobre as características que definem os polígonos regulares e irregulares. Peça para escreverem em seus cadernos o que aprenderam na aula.

  • Polígonos regulares possuem todos os seus lados e ângulos iguais;
  • Se o polígono não apresentar essas duas características ele será um polígono irregular.

Propósito: O aluno deve entender que todas as partes da aula são voltadas para a realização do objetivo apresentado no início. Daí a necessidade de manter-se o mesmo empenho do começo ao fim.

Tempo previsto: 10 minutos.

Orientação: Explique que o exercício deverá ser feito individualmente, comprovando se compreenderam os objetivos da aula.

Propósito: Constatar a assimilação do conteúdo pela análise da resolução individual do Raio X.

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 6º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a associar os vértices de um polígono a pares ordenados no plano cartesiano; identificar e utilizar as propriedades de faces, vértices e arestas de prismas e pirâmides; classificar polígonos quanto ao número de vértices, às medidas de lados e ângulos e ao paralelismo e perpendicularismo dos lados; construir figuras semelhantes por ampliação e redução; construir retas paralelas e perpendiculares, descrever rotações e translações de formas planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano