Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_03NUM_01
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: -
- Opcionais: Google Apresentações, Google Meet, Jamboard.
Para este plano, foque na etapa Discussão das Soluções
Retomada
O professor pode usar a reta numerada com o auxílio do Google Apresentações e expor para a turma usando o Google Meet. Importante discutir diferentes exemplos de intervalos, digitalmente ou com material impresso, visto que não haverá tanto espaço para discussão por conta do processo ser remoto.
Atividade principal
O professor pode propor aos alunos a construção das retas numeradas uma abaixo da outra. Caso o recurso digital esteja disponível, o aluno pode utilizar o Jamboard para a construção da reta numerada e salvar o arquivo para envio ao professor.
Discussão das soluções
O professor pode discutir as soluções usando o Google Meet, caso possa se reunir com os alunos para videoconferência, com as retas e meses construídos no Google Apresentações. Caso não seja possível o trabalho digital, o professor pode pedir aos alunos para construírem as retas numerada a partir de tiras de papel craft ou bobina, disponibilizado previamente pela escola. Caso não seja possível, o professor pode solicitar a construção das retas em folha sulfite ou caderno para a comparação das informações.
Sistematização
Não há.
Encerramento
Solicite que os alunos redijam uma explicação sobre a organização da reta numerada para enviar ao professor (no caso digital pode ser usando o Google Formulários).
Raio X
O professor pode solicitar que os alunos indiquem as demais cidades na reta numerada apresentada. Isso pode ser feito por escrito ou usando a imagem do slide com o Jamboard.
Convite às famílias
O professor pode propor à família a construção de uma linha do tempo, desde o nascimento do aluno até os dias de hoje, indicando os fatos principais desta linha (nascimento de irmãos, ingresso na escola, chegada de um animal de estimação, etc).