Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Adalgisa Ortiz
Mentor: Gilne Gardesani Fernandez
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
Continuação da (EF04MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar.
Objetivos específicos:
- Localizar números de até 5 ordens na reta numérica.
- Identificar e discutir às regularidades na reta numérica.
Conceito-chave
Localização na reta numerada.
Recursos necessários:
- Caderno,
- Lápis,
- Borracha,
- Atividades Impressas (se desejar).
Tempo sugerido: 2 minuto.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Em seguida, faça breve explicação aos alunos sobre o que você espera que eles aprendam no decorrer desta aula.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Apresente a reta numerada para os alunos e promova uma discussão utilizando como base as questões a seguir. A ideia é que os alunos retomem os seus conhecimentos sobre a movimentação na reta numerada.
Propósito: Relembrar o conceito da reta numerada.
Discuta com a turma:
- O que vocês observam na reta no sentido da esquerda?
- O que vocês observarmos na reta no sentido da direita?
- Essa observação se aplica a todas as retas numeradas?
- Qual é o intervalo entre os pontos desta reta?
- Podemos ter outros intervalos? - Peça exemplos.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Apresente a reta numerada para os alunos e promova uma discussão utilizando como base as questões a seguir. A ideia é que os alunos retomem os seus conhecimentos sobre a movimentação na reta numerada.
Propósito: Relembrar o conceito da reta numerada.
Discuta com a turma:
- O que vocês observam na reta no sentido da esquerda?
- O que vocês observarmos na reta no sentido da direita?
- Essa observação se aplica a todas as retas numeradas?
- Qual é o intervalo entre os pontos desta reta?
- Podemos ter outros intervalos? - Peça exemplos.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: Apresente a atividade para os alunos, você poderá projetar, passar no quadro ou imprimir a atividade.
Para esta atividade você deverá formar duplas produtivas. Para ajudá-lo nos critérios como formar as duplas você pode acessar o texto “Como agrupar meus alunos”. Solicite que as duplas discutam o enunciado, depois peça que eles expliquem o que entenderam, por fim oriente que passem para realização da atividade. Enquanto as duplas realizam o trabalho, circule por elas fazendo intervenções necessária para que avancem.
Propósito: Desenvolver as habilidades necessárias para localizar informações na reta numerada.
Discuta com a turma:
- Qual o título da tabela?
- Que informação eu encontro na 1ª linha?
- Que informação encontro na 2ª linha?
Materiais Complementares para impressão:
Resolução da atividade principal
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Solicite que algumas duplas expliquem aos colegas suas respostas. Você pode escolher quais serão essas duplas enquanto circula e depois abrir para outros alunos que queiram expor ideias diversas. Para finalizar apresente os slides.
Propósito: Analisar e discutir as regularidades da reta numerada.
Discuta com a turma:
- O que acontece com os números quando se movimentam para a direita?
- E quando se movimentam para a esquerda, o que acontece ?
- Ana e Paulo conseguiram resolver o problema?
- Como isso foi possível se ambos usaram números diferentes na reta? Justifique.
Materiais Complementares:
Acesse aqui o arquivo com a resolução.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Solicite que algumas duplas expliquem aos colegas suas respostas. Você pode escolher quais serão essas duplas enquanto circula e depois abrir para outros alunos que queiram expor ideias diversas. Para finalizar apresentes os slides.
Propósito: Analisar e discutir as regularidades da reta numerada.
Discuta com a turma:
- As regularidades presentes na reta, sempre independente do número apresentado. Os números para a direita serão maiores(aumentam), para a esquerda serão menores (diminuem).
- Questione os alunos por que foi possível para Ana e Paulo resolverem o problema, mesmo tendo usado números diferentes na reta.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Esse momento da aula é apenas para sistematizar o que foi aprendido, ou seja, qual foi o conhecimento que o aluno ampliou. Antes de ler o slide peça que os alunos falem sobre as aprendizagens que tiveram na aula e sintetize as principais ideias da aula, encerrando com a leitura do slide.
Propósito: Organizar as ideias aprendidas na aula.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.
Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos quanto ao uso da reta numerada ao que se refere a localização de dados pertencentes a mesma.
Discuta com a turma:
- Para localizar o ponto A na reta o que devemos observar primeiro?
- Após identificar os números que deverão ser colocados na reta, fica mais fácil encontrarmos o ponto A?
- Seria possível identificar o ponto A sem observar os números que compõem a reta numerada?
Professor peça para que os alunos justifiquem sua resposta nesse momento.
Materiais Complementares para impressão:
Resolução da Atividade Complementar