9478
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Localizando com reta numerada

Plano de aula de matemática com atividades para 4 do Fundamental sobre localizar números de até 5 ordens na reta numérica e identificar e discutir às regularidades na reta numérica.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Adalgisa Figueiredo Ortiz,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Adalgisa Ortiz

Mentor:  Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

Continuação da (EF04MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar.

Objetivos específicos:

  • Localizar números de até 5 ordens na reta numérica.
  • Identificar e discutir às regularidades na reta numérica.

Conceito-chave

Localização  na reta numerada.

Recursos necessários:

  • Caderno,
  • Lápis,
  • Borracha,
  • Atividades Impressas (se desejar).




Tempo sugerido: 2 minuto.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Em seguida, faça breve explicação aos alunos sobre o que você espera que eles aprendam no decorrer desta aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Apresente a reta numerada para os alunos e promova uma discussão utilizando como base as questões a seguir. A ideia é que os alunos retomem os seus conhecimentos sobre a movimentação na reta numerada.

Propósito: Relembrar o conceito da reta numerada.

Discuta com a turma:

  • O que vocês observam na reta no sentido da esquerda?
  • O que vocês observarmos na reta no sentido da direita?
  • Essa observação se aplica a todas as retas numeradas?
  • Qual é o intervalo entre os pontos desta reta?
  • Podemos ter outros intervalos? - Peça exemplos.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Apresente a reta numerada para os alunos e promova uma discussão utilizando como base as questões a seguir. A ideia é que os alunos retomem os seus conhecimentos sobre a movimentação na reta numerada.

Propósito: Relembrar o conceito da reta numerada.

Discuta com a turma:

  • O que vocês observam na reta no sentido da esquerda?
  • O que vocês observarmos na reta no sentido da direita?
  • Essa observação se aplica a todas as retas numeradas?
  • Qual é o intervalo entre os pontos desta reta?
  • Podemos ter outros intervalos? - Peça exemplos.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Apresente a atividade para os alunos, você poderá projetar, passar no quadro ou imprimir a atividade.

Para esta atividade você deverá formar duplas produtivas. Para ajudá-lo nos critérios como formar as duplas você pode acessar o texto “Como agrupar meus alunos”. Solicite que as duplas discutam o enunciado, depois peça que eles expliquem o que entenderam, por fim oriente que passem para realização da atividade. Enquanto as duplas realizam o trabalho, circule por elas fazendo intervenções necessária para que avancem.

Propósito: Desenvolver as habilidades necessárias para localizar informações na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Qual o título da tabela?
  • Que informação eu encontro na 1ª linha?
  • Que informação encontro na 2ª linha?

Materiais Complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Solicite que algumas duplas expliquem aos colegas suas respostas. Você pode escolher quais serão essas duplas enquanto circula e depois abrir para outros alunos que queiram expor ideias diversas. Para finalizar apresente os slides.

Propósito: Analisar e discutir as regularidades da reta numerada.

Discuta com a turma:

  • O que acontece com os números quando se movimentam para a direita?
  • E quando se movimentam para a esquerda, o que acontece ?
  • Ana e Paulo conseguiram resolver o problema?
  • Como isso foi possível se ambos usaram números diferentes na reta? Justifique.

Materiais Complementares:

Acesse aqui o arquivo com a resolução.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Solicite que algumas duplas expliquem aos colegas suas respostas. Você pode escolher quais serão essas duplas enquanto circula e depois abrir para outros alunos que queiram expor ideias diversas. Para finalizar apresentes os slides.

Propósito: Analisar e discutir as regularidades da reta numerada.

Discuta com a turma:

  • As regularidades presentes na reta, sempre independente do número apresentado. Os números para a direita serão maiores(aumentam), para a esquerda serão menores (diminuem).
  • Questione os alunos por que foi possível para Ana e Paulo resolverem o problema, mesmo tendo usado números diferentes na reta.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Esse momento da aula é apenas para sistematizar o que foi aprendido, ou seja, qual foi o conhecimento que o aluno ampliou. Antes de ler o slide peça que os alunos falem sobre as aprendizagens que tiveram na aula e sintetize as principais ideias da aula, encerrando com a leitura do slide.

Propósito: Organizar as ideias aprendidas na aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.

Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos quanto ao uso da reta numerada ao que se refere a localização de dados pertencentes a mesma.

Discuta com a turma:

  • Para localizar o ponto A na reta o que devemos observar primeiro?
  • Após identificar os números que deverão ser colocados na reta, fica mais fácil encontrarmos o ponto A?
  • Seria possível identificar o ponto A sem observar os números que compõem a reta numerada?

Professor peça para que os alunos justifiquem sua resposta nesse momento.

Materiais Complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minuto.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Em seguida, faça breve explicação aos alunos sobre o que você espera que eles aprendam no decorrer desta aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Adalgisa Ortiz

Mentor:  Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

Continuação da (EF04MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar.

Objetivos específicos:

  • Localizar números de até 5 ordens na reta numérica.
  • Identificar e discutir às regularidades na reta numérica.

Conceito-chave

Localização  na reta numerada.

Recursos necessários:

  • Caderno,
  • Lápis,
  • Borracha,
  • Atividades Impressas (se desejar).



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Apresente a reta numerada para os alunos e promova uma discussão utilizando como base as questões a seguir. A ideia é que os alunos retomem os seus conhecimentos sobre a movimentação na reta numerada.

Propósito: Relembrar o conceito da reta numerada.

Discuta com a turma:

  • O que vocês observam na reta no sentido da esquerda?
  • O que vocês observarmos na reta no sentido da direita?
  • Essa observação se aplica a todas as retas numeradas?
  • Qual é o intervalo entre os pontos desta reta?
  • Podemos ter outros intervalos? - Peça exemplos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Apresente a reta numerada para os alunos e promova uma discussão utilizando como base as questões a seguir. A ideia é que os alunos retomem os seus conhecimentos sobre a movimentação na reta numerada.

Propósito: Relembrar o conceito da reta numerada.

Discuta com a turma:

  • O que vocês observam na reta no sentido da esquerda?
  • O que vocês observarmos na reta no sentido da direita?
  • Essa observação se aplica a todas as retas numeradas?
  • Qual é o intervalo entre os pontos desta reta?
  • Podemos ter outros intervalos? - Peça exemplos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Apresente a atividade para os alunos, você poderá projetar, passar no quadro ou imprimir a atividade.

Para esta atividade você deverá formar duplas produtivas. Para ajudá-lo nos critérios como formar as duplas você pode acessar o texto “Como agrupar meus alunos”. Solicite que as duplas discutam o enunciado, depois peça que eles expliquem o que entenderam, por fim oriente que passem para realização da atividade. Enquanto as duplas realizam o trabalho, circule por elas fazendo intervenções necessária para que avancem.

Propósito: Desenvolver as habilidades necessárias para localizar informações na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Qual o título da tabela?
  • Que informação eu encontro na 1ª linha?
  • Que informação encontro na 2ª linha?

Materiais Complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Solicite que algumas duplas expliquem aos colegas suas respostas. Você pode escolher quais serão essas duplas enquanto circula e depois abrir para outros alunos que queiram expor ideias diversas. Para finalizar apresente os slides.

Propósito: Analisar e discutir as regularidades da reta numerada.

Discuta com a turma:

  • O que acontece com os números quando se movimentam para a direita?
  • E quando se movimentam para a esquerda, o que acontece ?
  • Ana e Paulo conseguiram resolver o problema?
  • Como isso foi possível se ambos usaram números diferentes na reta? Justifique.

Materiais Complementares:

Acesse aqui o arquivo com a resolução.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Solicite que algumas duplas expliquem aos colegas suas respostas. Você pode escolher quais serão essas duplas enquanto circula e depois abrir para outros alunos que queiram expor ideias diversas. Para finalizar apresentes os slides.

Propósito: Analisar e discutir as regularidades da reta numerada.

Discuta com a turma:

  • As regularidades presentes na reta, sempre independente do número apresentado. Os números para a direita serão maiores(aumentam), para a esquerda serão menores (diminuem).
  • Questione os alunos por que foi possível para Ana e Paulo resolverem o problema, mesmo tendo usado números diferentes na reta.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Esse momento da aula é apenas para sistematizar o que foi aprendido, ou seja, qual foi o conhecimento que o aluno ampliou. Antes de ler o slide peça que os alunos falem sobre as aprendizagens que tiveram na aula e sintetize as principais ideias da aula, encerrando com a leitura do slide.

Propósito: Organizar as ideias aprendidas na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.

Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos quanto ao uso da reta numerada ao que se refere a localização de dados pertencentes a mesma.

Discuta com a turma:

  • Para localizar o ponto A na reta o que devemos observar primeiro?
  • Após identificar os números que deverão ser colocados na reta, fica mais fácil encontrarmos o ponto A?
  • Seria possível identificar o ponto A sem observar os números que compõem a reta numerada?

Professor peça para que os alunos justifiquem sua resposta nesse momento.

Materiais Complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 4º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem representação e comparação de números naturais de até 5 ordens, decomposição com adições e multiplicações por potências de 10; operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, incluindo cálculo mental e resolução de problemas envolvendo contagem; frações unitárias (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/0 e 1/100) e representação das frações 1/10 e 1/100 na forma decimal, na reta numerada e em valores monetários.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano