14990
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Oralidade

Plano de aula - Vlog ou podcast de divulgação científica - Planejamento

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Vlog ou podcast de divulgação científica - Planejamento

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiana De Souza Azevedo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Atenção: esta adaptação reúne dois planos de oralidade, que envolvem o planejamento e a produção dos gêneros vlog ou podcast científicos.

Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail) para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias.
Padlet para criação de um mural para exibição e avaliação dos vlogs e podcasts produzidos pela turma (tutorial disponível aqui).

- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).

Introdução
A sugestão de adaptação desta etapa corresponde ao plano LPO7_10SQA11.
Entre em contato com os alunos e explique a proposta das próximas aulas: planejar e produzir um podcast ou um vlog com conteúdo científico. Explique que a produção deverá ser feita em equipes e que por isso eles terão que interagir em grupos menores, por WhatsApp ou e-mail, para definirem e colocarem em prática cada etapa do trabalho. Para esquentar, proponha a seguinte reflexão. Uma apresentação oral precisa ser planejada e alguns pontos são fundamentais: o que falar? Para quem falar? Como falar? De que maneira a fala será registrada? Explique aos alunos que não precisam entregar as respostas agora, somente refletir, pois essas questões irão compor o roteiro de produção do vlog ou podcast. Explique que eles terão que fazer o roteiro e planejar o processo de filmagem do vlog ou de gravação do podcast. Além disso, terão que definir o tema da produção e, previamente, pesquisar sobre o assunto. Para dar um apoio melhor aos alunos, oriente-se pelo plano original, que explica, passo a passo, a função de cada pergunta da abordagem para o planejamento.

Envie aos alunos os tópicos apresentados no primeiro slide de desenvolvimento do plano, no qual são indicados os elementos necessários para o planejamento e para o material de apoio. Solicite aos estudantes que desenvolvam o material de apoio para a produção do vlog ou podcast. Pode ser um roteiro, uma apresentação de PowerPoint, anotações no caderno etc., como eles preferirem; contudo, é importante que esse material sirva de planejamento para a produção, de forma a facilitar a organização do grupo, definindo as responsabilidades de cada integrante (narradores, câmera, editor etc.), o tema, se farão um vlog ou podcast, cenário (se houver), o equipamento necessário para a gravação, os responsáveis pela pesquisa do tema e o que mais eles acharem importante. Para melhor auxiliá-los, guie-se pelas orientações do plano original.

Para encerrar esta etapa, peça que os alunos lhe enviem, de forma sucinta, o tema de sua produção e se será um vlog ou um podcast, e também as dúvidas que surgiram no processo. As equipes que estiverem mais adiantadas podem enviar uma primeira versão do áudio para o podcast ou do vídeo para o vlog. Faça uma devolutiva, por áudio ou e-mail, tirando as dúvidas e comentando o trabalho de cada equipe.

Desenvolvimento
A sugestão de adaptação desta etapa corresponde ao plano LPO7_10SQA12.
Estabeleça um prazo para que os alunos produzam os vlogs e podcasts e os enviem a você. Prepare, então, um mural no Padlet, subindo lá os arquivos de áudio e vídeo da turma. Envie aos alunos o link do Padlet, onde poderão assistir aos vlogs, ouvir os podcasts e, além disso, comentar as produções.

Envie aos alunos a sugestão de itens a serem avaliados, conforme apresentado no slide de desenvolvimento do plano original. Oriente-os a comentarem, no mural do Padlet, os pontos relevantes de cada vídeo/áudio e se eles possuem os elementos composicionais do gênero. Os pontos relevantes citados pelos estudantes serão indicadores para a avaliação das produções e se somarão às características do gênero disponíveis no slide.

Explique que esta apresentação das produções no mural do Padlet servirá para uma avaliação construtiva, pois cada grupo, diante dos aspectos comentados pelos colegas, deverá editar sua produção. Faça também seus comentários avaliativos às produções dos alunos. A produção final poderá ser publicada no canal da escola no YouTube, caso haja. Caso contrário, as versões finais podem ser publicadas no próprio Padlet.

Fechamento
Dar visibilidade às produções dos estudantes é uma maneira importante de valorizar seus trabalhos. Assim, publicá-los em uma rede social como o YouTube consegue alcançar esse objetivo. Pode-se criar um canal para a turma ou aproveitar o canal da escola, se existir. Nesse caso, a criação de uma playlist específica para essas produções seria um modo eficiente de organizar o canal e facilitar a busca pelos vídeos/áudios. Como dito anteriormente, a publicação pode ser feita no próprio Padlet, caso as demais opções não sejam viáveis.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem suas produções com os familiares, para que possam apreciá-las e comentá-las. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.

Sugestão Enviada Por: Silvia Albert


Código: LPO7_10SQA11

(EF69LP38) Organizar os dados e informações pesquisados em painéis ou slides de apresentação, levando em conta o contexto de produção, o tempo disponível, as características do gênero apresentação oral, a multissemiose, as mídias e tecnologias que serão utilizadas, ensaiar a apresentação, considerando também elementos paralinguísticos e cinésicos e proceder à exposição oral de resultados de estudos e pesquisas, no tempo determinado, a partir do planejamento e da definição de diferentes formas de uso da fala – memorizada, com apoio da leitura ou fala espontânea.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas